A última edição do ano dos Entracs (Encontros Tecnológicos de Refrigeração e Ar-Condicionado) aconteceu nos dias 19 e 20 de outubro em Belém do Pará. Participaram do evento cerca de 100 profissionais do AVAC-R.

Como é tradicional no formato do evento organizado pela Nova Técnica Editorial, a programação contou com palestras e uma área de networking e apresentação de produtos e tecnologias das empresas patrocinadoras. Na abertura, Arnaldo Basile, Presidente Executivo da Abrava, apresentou um painel sobre a realidade do mercado brasileiro de AVAC-R e mostrou não só o trabalho da entidade, como também as oportunidades existentes para os profissionais do setor.

Na sequência, os vários técnicos das empresas patrocinadoras apresentaram os fundamentos das tecnologias que disponibilizam ao mercado. Pela Trox do Brasil falou James Amorim sobre os sistemas ar-água. Em seguida, Carlos Navarro, da Aspen Pumps, apresentou a tecnologia de bombas de condensado e seus benefícios econômicos e operacionais.

Público acompanha as tecnologias em exposição

Numa palestra pioneira, Davi Salgado apresentou um conceito que começa a ganhar espaço nas instalações de água gelada: as tubulações em termoplásticos industriais. Um novo conceito de recuperação de calor foi o tema da apresentação de Marcos Santamaria, representando a Indústrias Tosi. Fechando a programação do primeiro dia, André Zaguetto, da Sicflux, mostrou como instalar um sistema de renovação de ar.

A programação do segundo dia foi aberta com a palestra de João Alves S. Nakata Alves, da Multivac-MPU, que discorreu sobre os dutos em painéis pré-isolados. Marcelo Dadalt e Fernando Vanzetta, da Brahex, falaram em seguida sobre as tecnologias de trocadores de calor.

Na segunda etapa do dia, Fernanda Beni, da Weger, discorreu sobre as tecnologias de unidades de tratamento do ar. A importância da qualidade do ventilador e da sua correta seleção foi o tema de Raphael Neri dos Santos, falando em nome da Solar Palau Otam. Para fechar o último Entrac de 2022, Maurílio Oliveira, da Armacell, apresentou o que devem ser as boas práticas na instalação do isolamento térmico.

Em 2022 a Nova Técnica organizou o Salão Norte-Nordeste de Ar-Condicionado e Refrigeração, em março no Recife, PE. As edições do Entrac aconteceram em Curitiba, Cuiabá, Goiâna, Anápolis, São Paulo e Belém.

Para 2023 estão programados o Sannar, em Fortaleza, nos dias 8 e 9 de março; e o Entrac nas seguintes cidades: Belo Horizonte em 12 e 13 de abril, Rio de Janeiro em 10 e 11 de maio, Manaus em 21 e 22 de junho, Ribeirão Preto em 9 e 10 de agosto e Porto Alegre nos dias 4 e 5 de outubro.

Tags:,

[fbcomments]