Oito instalações foram laureadas com o Prêmio Destaques do Ano 2022 da Smacna

Em 20 de novembro último, a Smacna Brasil e Abrava, realizaram a solenidade de entrega da 28ª edição do Prêmio “Destaques do Ano 2022”, no Espaço Apas, em São Paulo, SP, com a participação de 450 pessoas, de acordo com os organizadores.

Na presente edição, a premiação ganhou novo formato para a pontuação, com votação acompanhada pelos envolvidos nas obras inscritas, proporcionando maior transparência e seriedade. Para Edson Alves, presidente da Smacna Brasil, a realização do evento com sua nova formatação agradou todos os envolvidos: fabricantes, fornecedores, investidores e cliente final.

“Entendo que o evento foi um sucesso, com recorde de público. O novo método que adotamos para premiar os oito empreendimentos teve uma evolução na qualidade, além da transparência, uma vez que a votação das obras indicadas teve o acompanhamento de todos os envolvidos. Coroando o evento com a palestra do Senador Marcos Pontes, que tratou o tema tecnologia, vindo de encontro aos sistemas e equipamentos aplicados nas obras premiadas”, comemora o presidente da entidade.

Alves acrescenta ainda a conquista do forte elo de integração na cadeia de agentes de mercado do setor de Aquecimento, Ventilação, Ar-Condicionado, Refrigeração e Tratamento do Ar com os setores-clientes. Outra novidade desta edição foi a presença da comissão julgadora homenageada pela Smacna, composta por Eduardo Bertomeu, João Pimenta, Antonio Mariani, Oswaldo Bueno e Gisele Vieira.

A comissão julgadora junto com os presidentes das entidades, Arnaldo Basile e Edson Alves

Arnaldo Basile, presidente executivo da Abrava, destacou em seu discurso a engenharia multiplural e o empreendedorismo brasileiro na área da engenharia de climatização com os setores envolvidos, fabricantes, instaladores, fornecedores, gerenciadores e o usuário final. “Estamos honrados em participar mais uma vez deste evento através do convênio Smacna-Abrava e parabenizar todos os envolvidos nestes empreendimentos premiados que expressam as tendências futuras em termos de tecnologias para o setor de AVAC-R.”

Empreendimentos premiados

Nesta 28ª edição, os oito empreendimentos premiados foram avaliados a partir de pré-requisitos como concepção técnica, excelência de qualidade da instalação, versatilidade operacional, inovação, uso racional de energia e preservação do meio ambiente, nas categorias Conforto, Processos Industriais e Especiais, e Retrofit.

Na categoria Retrofit/Industrial-Especial foram premiadas duas obras: Hospital Badim 1 (Rio de Janeiro – RJ), e Hospital Santa Cruz (Curitiba – PR), respectivamente com instalações de A. Salles Engenharia e AR Sistemas Térmicos.

Na categoria Obra Nova/Conforto, quatro obras receberam o prêmio: Acquamotion – Parque de Águas Indoor (Gramado – RS), Edifício Multibrasil (Brasília – DF), Hotel Hilton Canopy Jardins (São Paulo – SP) e Centro de Pesquisa e Ensino Albert Einstein (São Paulo – SP), executadas, respectivamente, por BDS Ar Condicionado, Connector Engenharia, Newset e Star Center Soluções em Climatização.

Duas obras foram contempladas na Categoria Retrofit/Conforto: Shopping Center Penha (São Paulo -SP), a cargo da Sethvac, e Castelo Mourisco – Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro – RJ), pela Wap Ar Condicionado.

Receber as respectivas placas comemorativas clientes finais, instaladores, projetistas, fornecedores e fabricantes dos empreendimentos contemplados.

“Consolidado no setor, o “Destaques do Ano” traz o reconhecimento da melhor engenharia termo ambiental aplicada nos empreendimentos premiados. A Smacna Brasil está focada no usuário final, motivando todos os envolvidos – projetistas, fabricantes, fornecedores e instaladores – a oferecerem excelência, qualidade e inovação tecnológica. Nesta 28ª edição tivemos a comissão julgadora composta por professores que analisaram os projetos e se surpreenderam com a qualidade da engenharia nacional. Importante frisar também a presença de Marcos Pontes, que compartilhou com os participantes sua experiência como primeiro astronauta brasileiro”, destaca João Carlos Corrêa da Silva, vice-presidente da Smacna Brasil.

Homenagem especial

Tradicionalmente, o “Destaques do Ano” homenageia com o Troféu Fair Play uma personalidade por sua vivência e contribuição para o desenvolvimento de ações em favor do setor de AVAC-R.

Ricardo Diomelli entre os presidentes da Abrava, Arnaldo Basile, e Edson Alves, da Smacna

Na ocasião, o homenageado foi Riccardo Diomelli, um dos fundadores do desdobramento brasileiro da entidade. Emocionado, Diomelli comentou as ações da entidade nesses anos, sua evolução e enfatizou o privilégio de participar da fundação da entidade: “A Smacna Brasil, desde sua fundação, foi criada para superar desafios e trazer a melhor engenharia aplicada aos sistemas de AVAC-R, unindo as diversas áreas correlatas. Desde então, temos uma frase célebre: ‘Somos sócios do mesmo negócio e temos que cuidar dele’, promovendo a união dos profissionais”.

Coquetel de comemoração com direito música ao vivo

Palestra “Curiosidades do Espaço”

O evento de premiação contou também com uma palestra de Marcos Pontes, com o tema “Curiosidades do Espaço”. Pontes é o único astronauta brasileiro que realizou a missão espacial intitulada “Missão Centenário”, em 2006. Na palestra, ele relatou sua trajetória de vida, desde a infância na cidade de Bauru no interior paulista, passando pela carreira como piloto de testes e de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), até chegar ao curso de astronautas da NASA e à missão espacial junto à agência espacial russa.

Para saber mais detalhes das obras premiadas “Destaques do Ano 2022”, acesse

Tags:, ,

[fbcomments]