Felipe Costa, Ceo da Midea Carrier

Willis Carrier desenvolveu o primeiro chiller com compressor centrífugo em 1922. O equipamento foi instalado em 1923 na Stephan F. Whitman and Sons Candy Company, tendo sido aplicado em diversas instalações nos anos seguintes, como o Madison Square Garden em Nova Iorque em 1925, visando o congelamento da pista de hockey, e o Milam Building em San Antonio, Texas, em 1928. Este edifício foi o primeiro arranha céu a instalar um sistema de ar-condicionado central durante sua construção, como é feito normalmente nos dias hoje. Para todos esses empreendimentos a invenção do chiller com compressor centrífugo trouxe a flexibilidade e possibilidade de climatização em larga escala.

Na evolução dos chillers centrífugos pode-se destacar o altíssimo rendimento apresentado por fabricantes de produtos de última geração. Encontram-se atualmente no mercado equipamentos com coeficiente de eficácia (COP) com valores acima de 6, que representam condições em que para cada kW de energia elétrica utilizada para realizar trabalho de compressão e movimentação do fluido refrigerante, são transportados 6 kW de energia térmica no processo de resfriamento de líquido.

Passados 100 anos desde sua invenção, o conceito do chiller centrífugo permanece o mesmo. Ao longo dos anos, diversas aplicações e melhorias foram introduzidas, buscando o aumento de eficiência energética. Diferentes tipos de fluidos refrigerantes foram utilizados, desde então, desde os CFCs R11, R12, passando pelo HCFC R22, pelos HFC, como o R134a, chegando às novos gerações de fluidos refrigerantes, como R513A, R1233zd(E) e R1234ze. Em relação ao compressor centrífugo propriamente dito, a Carrier desenvolveu diversas gerações como os compressores de simples estágio, duplo estágio e multi-estágio de compressão, além de compressores lubrificados a óleos minerais, a óleos sintéticos e isentos de óleo.

Em comemoração a esse fato histórico de importância ímpar para o AVAC-R, a Midea Carrier promoveu um grande evento no último 10 de novembro, nas dependências do Hotel Roosewood, em São Paulo-SP, como parte das comemorações que estão sendo realizadas em todo o mundo. A escolha do Roosewood não foi aleatória, segundo Felipe Costa, CEO da empresa no Brasil.

“Escolhemos o Hotel Rosewood, este lugar icônico e histórico da cidade de São Paulo, porque a Cidade Matarazzo materializa o que estamos comemorando aqui hoje: contemplação da história, sem deixar de olhar para o futuro, com muita tecnologia e o que há de melhor para o conforto dos clientes. E, como não poderia deixar de ser, tudo ambientado por equipamentos e Chiller s Centrifugos da Carrier. Já ultrapassamos a marca de mais de 2.000.000 TRs vendidos no Brasil. Só em chillers centrífugos são mais de 450 unidades e mais de 300.000 TRs espalhados pelo país. Praticamente 1 em cada 2 chillers no mercado brasileiro é de fornecimento Carrier, o que reforça a qualidade e tecnologia dos nossos produtos.”

Na ocasião, a empresa fez uma série de homenagens a clientes, projetistas e instaladores que, em suas obras, depositaram sempre a confiança na tecnologia dos chillers centrífugos produzidos pela Midea Carrier. Os clientes e instalações homenageadas foram:

– Centro Empresarial Cenesp: primeira instalação do tipo district cooling de São Paulo

– Moto Honda da Amazonia: instalações fabris com exigência de controle de temperatura e umidade

– Cidade Matarazo: o mais novo e arrojado projeto urbano da capital paulista

– Banco Itaú: instalações com alto grau de exigência no controle das condições internas

– Noryon

– Neo Quimica Arena/Corinthians: o estádio instalações dignas da importância de sua torcida

– Aeroporto Salgado Filho: Porto Alegre continua a possuir um dos mais modernos e eficientes aeroportos do país

– Cidade Administrativa de Minas Gerais: complexo projetado por Niemeyer recebeu moderno e eficiente sistema district cooling

– Shopping Rio Mar: primeira grande edificação climatizada por vigas frias utilizou modernos chillers centrífugos

– Laboratório Abbott Rio De Janeiro: um dos maiores complexos farmacêuticos do país

– Hotel Hilton: a icônica cadeia tem utilizado, ao longo das décadas, os chillers centrífugos

– Ecogen: uma das principais empresas de soluções inteligentes de energia é parceira da Midea há anos.

A equipe da Midea Carrier na celebração

Tags:,

[fbcomments]