A VII ExpoQualindoor, realizada no último 26 de outubro, tratou do tema Como impactar a produtividade e o bem-estar por meio do QAI: Uma abordagem multidisciplinar. Organizada pelo Qualindoor – Departamento Nacional de Qualidade do Ar Interior da Abrava, o evento reuniu especialistas, profissionais que atuam em áreas relacionadas e a academia para atualização e troca de informações acerca da importância da qualidade do ar interno e o seu impacto na saúde e bem-estar das pessoas. O evento aconteceu na sede da Universidade Presbiteriana Mackenzie em Campinas-SP.

Durante todo o dia os participantes tiveram acesso a 12 palestras multidisciplinares proferidas por profissionais das áreas médica, biológica, arquitetura, segurança do trabalho, engenharia mecânica, entre outros. A cerimônia de abertura contou com a participação de Arnaldo Basile, presidente da Abrava, Leopoldo Rocha Soares, Coordenador da Universidade Presbiteriana Mackenzie, André Castilho, da Covisa-SP, e Marcelo Munhoz, presidente do Qualindoor.

De acordo com Arnaldo Basile, a missão da associação é a disseminação de informações para os setores representados, mas também para toda a sociedade. O tema qualidade do ar interno ficou evidente durante a pandemia, e chegou para ficar, mudando o olhar para um tema essencial para a vida, sob aspecto de saúde, produtividade e segurança.

O Prof. Dr. Leopoldo Rocha Soares, da Mackenzie, destacou em suas palavras a importância de tratar de um assunto como este na universidade, e sobre a necessidade de atrair os alunos do curso de engenharia para esta temática. Vale destacar que durante o evento a qualidade do ar no auditório foi monitorada e apresentou todos os dados apurados dentro dos parâmetros exigidos pelas normas brasileiras. Esta ação faz parte do projeto de Qualidade do Ar Segurança e Saúde em Eventos idealizado pela Abrava, e consiste na implantação de equipamentos que em tempo real avaliem o ar, desde a temperatura, concentração de CO2 até o nível de particulados do ambiente.

A programação da ExpoQualindoor foi aberta oficialmente com a palestra magna de Gilberto Natalini, médico e ambientalista, ex-vereador eleito por cinco mandatos por São Paulo. Natalini trouxe para o evento uma visão ampla acerca da temática proposta sob o ponto de vista médico, deixando em evidência a essencialidade para a vida. Ele destacou o Projeto de Lei 110/2012 de sua autoria, que conta com a parceria da Abrava, que tem por objetivo promover o controle de qualidade do ar em ambientes internos. O PL já foi aprovado em primeira votação, e segue agora para 2ª votação na Câmara dos Vereadores da cidade de São Paulo.

Ainda no período da manhã, a participação de Katia Fugazza, arquiteta e representante  da Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH) apresentou o olhar da arquitetura e as possibilidades de tratamento da saúde através da Qualidade do Ar em Hospitais. José Possebon, da Associação Nacional dos Docentes em Engenharia de Segurança do Trabalho (ABDEH), discorreu acerca da concentração do monóxido de carbono nos ambientes e a sua implicação na saúde dos colaboradores em ambientes de trabalho.

Dentro do conceito novas tecnologias, foram realizadas as palestras técnico-comerciais: Programa de Gestão de Qualidade do Ar Interior, por Rodolfo Petroni, da Conforlab; Produtividade e Bem-estar com Renovação de Ar, por Marcelo Munhoz, da Sicflux; e Respirando Produtividade, por Manoel Gameiro, da Ecoquest.

Uma mesa-redonda comandada por Arnaldo Parra, com participação de palestrantes do período da manhã, fechou o primeiro ciclo de palestras. A conclusão foi que se faz necessário tratar do ar em ambientes fechados uma vez que estes possuem riscos potenciais à saúde por ser um meio para transmissão de doenças respiratórias, e diversos poluentes nocivos à saúde humana oriundos do ar externo, ou ainda gerados dentro do ambiente em si.

O painel da tarde foi aberto com a palestra do convidado André Castilho, biólogo que atua na Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Município de São Paulo (Covisa), falando a respeito da dificuldade para a promoção da qualidade do ar interno por meio da fiscalização, destacando assim os desafios ao levar a campo essa missão não apenas como fiscal, mas de conscientização dos responsáveis pelo local fiscalizado e das pessoas de maneira geral.

Espaço de networking na ExpoQualindoor

A programação contou com uma palestra que demonstrou olhar diferenciado para a qualidade do ar interno em transportes coletivos. O Departamento Nacional de Ar Condicionado Automovido, representado por Constantino Mehlmann, apresentou o tema destacando o comportamento do ar interno nos transportes coletivos, e deixou o alerta que os cuidados são os mesmos. A palestra foi dividida com o Leonardo Cozac, membro do Qualindoor e presidente do PNQAI – Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno, que apresentou informações a respeito do comportamento da indústria automotiva  que já está atenta ao movimento da importância da qualidade do ar interno em veículos.

A Mútua, Caixa de Assistência dos Profissionais da Engenharia, entidade do sistema CONFEA/CREA foi uma das patrocinadoras do evento, sendo representada por Renata Pompílio Biagio que apresentou os benefícios para profissionais da engenharia.

No quesito tecnologias, empresas do segmento AVAC-R apresentaram suas novidades. Sistemas de Tratamento de Ar Eficientes – Uma análise das tendências e aplicações dos equipamentos para áreas limpas foi apresentada por Felipe Niza, da Trox; Controle de Umidade e Eficiência Energética, por Rafael Dutra, da Trane; Software de Automação e controle de sistemas de ventilação e filtragem do ar, por José Maurício Sampaio, da Purefeel; e Conceitos de ventiladores e sua importância no sistema de controle da qualidade do ar interno, por Rafael Neri dos Santos, da Solar Palau/OTAM.

A mesa-redonda do período da tarde foi comandada por Francisco Pimenta, presidente do DN Empresas Consultoras e Projetistas, e contou com a participação de todos os palestrantes do período da tarde.

“O evento foi um sucesso e cumpriu seu objetivo ao discutir a Qualidade do Ar Interno, reunindo num único fórum renomados especialistas e com olhar multidisciplinar. O conteúdo apresentado pelos palestrantes demonstrou com clareza que esse tema impacta sim a saúde das pessoas e precisa ser o cuidado e observado no dia a dia das pessoas”, declarou Marcelo Munhoz, presidente do Qualindoor.

A realização do ExpoQualindoor contou ainda com a exposição de produtos das empresas patrocinadoras: Conforlab, Ecoquest, Midea Carrier, S&P Otam, Purefeel, Sicflux, Trane e Trox.

Tags:,

[fbcomments]