Mais de 200 profissionais, entre projetistas, engenheiros, varejistas, gestores de facility e arquitetos marcaram presença no XXI Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores (ENPC), realizado nos dias 17 e 18 de novembro, em Curitiba (PR).

Organizado pelo Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores (DNPC) da Abrava, o evento teve como tema “Qualidade do ar e eficiência energética – O importante diálogo a cargo do engenheiro de Ar-Condicionado e Refrigeração”.

“O ENPC de 2022 consolidou a importância que um projeto tem na implementação de um sistema de AVAC. Somente com ele bem concebido e contratado no início do processo é que poderemos prover dois itens fundamentais na climatização de ambientes, qualidade do ar e eficiência energética”, entende Francisco Pimenta.

Num formato mais descontraído, o espaço escolhido foi o Buffet Stella Basso, que contou com mesas ao invés do tradicional auditório, espaço para exposição de produtos dos patrocinadores, proporcionado um ambiente moderno, sem deixar de lado os objetivos de atualização técnica e networking.

Palestras sobre qualidade do ar e eficiência energética, com a participação de empresas do setor AVAC-R, professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade de Brasília (UnB), além do presidente do Comitê Nacional de Tratamento de Águas, apresentaram um novo olhar sobre o tema.

A cerimônia de abertura contou com a presença dos presidentes da Abrava, Arnaldo Basile, do DNPC, Francisco Pimenta, Qualindoor, Marcelo Munhoz, e do presidente da Smacna, Edson Alves, além do diretor da Asbrav, Anderson Rodrigues. Entre os presentes, estavam também João Groque Junior, do Crea Paraná, e o Thiago Portes, representante da 12ª Região da Ashrae. A mediação ficou a cargo de Charles Domingues, presidente do Comitê Nacional de Tratamento de Águas do setor AVAC-R.

O objetivo do evento foi atingido ao conseguir disseminar informações a respeito da importância do projeto diante dos dois temas cruciais para toda sociedade: qualidade do ar e eficiência energética. Conclui-se que é possível prever mecanismos para garantia desses parâmetros ao atentar-se às recomendações de aplicação dos fabricantes para cada elemento que compõe o projeto.

Assim como em todas as edições, a comissão organizadora do evento homenageou uma personalidade do setor AVAC-R. Neste ano, o eleito foi o engenheiro mecânico Luiz Fernando Michelena, proprietário do escritório Michelena Engenharia, fundado em 1980. A ocasião também foi palco para a entrega da premiação Ashrae Technology Awards, que reconhece as aplicações inovadoras e bem-sucedidas. Dois trabalhos de empresas com foco em projetos e membros do DNPC da Abrava estão na lista das obras premiadas em 2022. O representante da 12ª Região da Ashrae, Thiago Portes, fez a entrega dos certificados: Categoria de Novas Instalações em Cuidados com a Saúde – case do Hospital Mater Dei Betim para Francisco José Simões Pimenta, e categoria de Novas Edificações Comerciais – case do Edifício Portinari, para Ricardo Santos Dias Gibrail,

A programação do ENPC 2022 foi encerrada com o tradicional sorteio de duas viagens à AHR Expo, proporcionadas pelo DNPC e Sicflux. Os ganhadores foram Renato Nogueira de Carvalho, da Termax Projetos e Consultoria, e Mauricio de Barros, da Consult Ar. A Sicflux concedeu cinco viagens para uma visita técnica à sua fábrica. Os sorteados foram: Renato Nogueira, Sandra Botrel, Wili Hoffmann, Carlos Braga e Thiago Portes.

O “XXII Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores” contou com o patrocínio das empresas do setor:  Armacell, Armstrong, Belimo, Daikin, Ecoquest, Evapco, Grundfos, Guntner, Indústrias Tosi, Midea Carrier, Sicflux, Soler & Palau, Trane e Trox do Brasil. Além de Aerem, BerlinerLuft, Danfoss, Difusterm, Mecalor, Munters, Projelmec, Sansumg, Siemens e Traydus, na condição de co-patrocinadores.

A edição do ENPC em Curitiba contou com duas visitas técnicas às fábricas da Trane e da Trox Brasil. A visita à Trox proporcionou uma experiência e vivência com a marca, com a oportunidade de conhecer, in loco, processos, equipamentos e todo funcionamento do chão de fábrica, produção, tecnologia aplicada, entre outros atrativos da indústria. Na Trane, a novidade da visita ficou por conta do pré-lançamento do Trane RTAG Air-cooled chillers.

Tags:, , , ,

[fbcomments]