A necessidade de manutenção da qualidade do ar interno não é restrita a grandes instalações. Em ambientes atendidos por equipamentos do tipo mini split, ela é igualmente um requisito básico. Para dar algumas dicas sobre a higienização desses equipamentos, convidamos dois profissionais, Leandro Medeiros, coordenador do departamento técnico da Fujitsu General do Brasil, e Gerson Lima, da Trane.

Além de uma questão de saúde, a higienização permite ao equipamento um funcionamento correto

A limpeza do ar-condicionado slipt pode trazer algumas dúvidas aos usuários, além de representar uma questão de saúde, é muito importante manter o equipamento limpo para que ele funcione de maneira correta.

Vale ressaltar que alguns elementos tornam a higienização indispensável, fazendo com que a vida útil do ar-condicionado corra o risco de ficar comprometida, exigindo a reposição de peças ou até a troca do aparelho. Outro ponto importante é o consumo de energia que também é afetado, pois a sujeira dificulta o resfriamento do ambiente, aumentando o gasto energético do aparelho.

A limpeza dos filtros do ar-condicionado também é muito importante para que as impurezas não sejam expelidas no ambiente.

As unidades internas podem ser limpas apenas com um pano seco e macio; desse modo retira-se toda a poeira acumulada sem prejudicar o aparelho, o mesmo procedimento vale para o controle remoto. Caso o lado interno do ar-condicionado apresente sujeiras difíceis de serem removidas usando um pano seco, vale umedecê-lo com água limpa e esfregar cuidadosamente os locais que necessitam de uma limpeza mais pesada. A parte frontal do painel da maioria dos equipamentos são removíveis para efetuar a limpeza, mas é preciso bastante atenção na hora do manuseio para não danificar o aparelho. Recomendamos consultar o manual de usuário para verificar os procedimentos de cada aparelho

Em relação às unidades externas, a higienização depende da frequência de uso e do ambiente em que está instalado o ar-condicionado. No caso de residências e outros ambientes com pouco uso recomenda-se uma vez ao ano, e a cada seis meses no caso de escritórios e outros ambientes que utilizem o aparelho com frequência.

A única combinação para a higienização de aparelhos do tipo slipt é a combinação de um pano, água e sabão neutro, higienizando o filtro. A utilização de qualquer substância química pode ser prejudicial e causar danos ao aparelho.

Leandro Medeiros, Coordenador do departamento técnico da Fujitsu General do Brasil

Veja também:

Os procedimentos de higienização são fundamentais para preservar a saúde dos usuários 

Tags:, , , ,

[fbcomments]