Para que o equipamento da linha split funcione nas suas melhores condições, além da instalação que deve seguir todos os procedimentos mandatórios, como escolha do melhor local para fixação da unidade, testes de vazamento de fluido refrigerante, isolamento térmico adequado, correta aplicação do sistema de drenagem e processo de desidratação do sistema, os procedimentos de higienização do equipamento também são fundamentais para que tenha um ótimo rendimento e evitando problemas de saúde para o cliente final.

A periodicidade da manutenção está diretamente relacionada com o tempo, os catálogos técnicos dos equipamentos recomendam manutenções preventivas mensais, tendo como principal atividade a limpeza dos filtros. Essa limpeza básica consiste na remoção do filtro de nylon que se encontra no evaporador, sendo sua limpeza realizada apenas com água corrente e detergente neutro; após secagem do filtro ele deve ser instalado novamente na unidade evaporadora. Importante: não utilizar o equipamento de ar-condicionado sem seus respectivos filtros de ar.

Existem duas formas de realizar a manutenção, ambas exclusivamente realizadas por um técnico especialista em equipamentos de ar-condicionado:

1) Realizar o serviço in loco: o técnico irá desmontar o evaporador, removendo a tampa frontal, aletas e carenagem, com o equipamento sem energia e, através de uma bolsa coletora e jateamento de água, realizará a limpeza do ventilador, bandeja de dreno, limpeza da serpentina e das peças que foram removidas. Após o processo de secagem as partes móveis que foram removidas devem ser instaladas e o equipamento estará pronto novamente para uso.

2) Diferente do primeiro exemplo, o técnico irá recolher o fluído refrigerante do equipamento, desinstalar a unidade evaporadora e desmontar o evaporador, normalmente em sua oficina de trabalho, para realizar a higienização de cada peça de forma individual. Após isso, irá montar novamente o evaporador, realizar a instalação, sendo necessário realizar o vácuo no sistema, e somente após atingir um valor abaixo de 500 micra, liberar novamente o fluido refrigerante para o sistema.

É necessário avaliar as condições reais das unidades internas, se existem pontos de obstrução no ventilador por excesso de sujeira, presenças de fungos e ácaros nas bandejas, aletas, serpentinas e filtros, além de mau odor, todos esses pontos devem ser observados antes de iniciar o serviço de higienização.

Quanto à unidade externa, devem ser observadas as condições da serpentina do condensador. Para que o equipamento tenha um bom rendimento, a serpentina deve estar limpa para que o calor absorvido no ambiente interno pelo evaporador seja removido ao ambiente externo, também devem ser verificadas as condições do ventilador, normalmente ventiladores axiais, o que facilita a limpeza.

Dependendo das condições encontrada nas serpentinas do evaporador e do condensador, pode ser utilizado detergente desincrustante ácido, sua principal função é a de retirar as crostas presentes nas superfícies da área aletada da serpentina, facilitando o serviço de higienização. Todo produto aplicado deve ser removido por completo através de jateamento de água. Após finalização da higienização deve ser aplicado na serpentina do evaporador um bactericida para eliminar bactérias presentes na unidade evaporadora; sem essa ação, as bactérias e os fungos podem se proliferar e, por consequência, contaminar o ambiente climatizado.

É possível comprar kits UV para serem instalados nas unidades evaporadoras, dutos e ambientes. O objetivo é eliminar micróbios, bactérias, vírus e mofo, odores e COVs (compostos orgânicos voláteis), assim como contaminantes da superfície do ar.

Gerson Lima, Trane

Veja também:

Além de uma questão de saúde, a higienização permite ao equipamento um funcionamento correto

Tags:, , , ,

[fbcomments]