Benefícios embora se concentrem nas vertentes eficiência e qualidade do ar, se refletem em diversos resultados da operação

Atualmente a palavra “mágica” é conectividade. Vivemos um momento em que a necessidade de estarmos conectados a tudo e a todos é quase uma obrigação, possibilitando acesso a informações em tempo real. Desta forma, podemos resolver problemas antes mesmo deles acontecerem.

O controle e monitoramento busca manter o sistema operando no seu “ponto ótimo”, com o máximo de eficiência e os menores riscos operacionais. Utilizando estas ferramentas adequadamente temos a possibilidade de ajustes, tanto para melhorar a eficiência como para controlar a qualidade do ar nos ambientes climatizados. Na verdade, é estar presente sem ser percebido. Isso é realmente muito importante para o cliente e para os usuários.

Os benefícios, embora se resumam basicamente em duas vertentes – eficiência e qualidade – se refletem em diversos resultados da operação. Como fabricantes de chillers, sempre fomos cobrados para oferecer condições e facilitarmos o monitoramento, disponibilizando protocolos de comunicação abertos, por exemplo. No entanto, é evidente que não devemos mais focar apenas nos chillers. O foco agora são as CAGs, monitorando e controlando bombas de AG e de condensado, além de torres de resfriamento e eventuais periféricos que componham a CAG.

A Refrisat acabou de lançar o sistema Infinity que possibilita a solução de problemas a distância, oferecendo acompanhamento frequente de especialistas, redução de custos e aumento de produtividade. Como citado anteriormente, é solucionar problemas antes que aconteçam. É estar presente sem ser percebido.

O quadro mostra o ciclo de vida de uma CAG que opera com falhas (em processos industriais), lembrado que não é muito diferente dos processos de climatização em ambientes essenciais. Sobre as intervenções possíveis, depende da disponibilidade e interesse do cliente. Podem ser automáticas, a distância, ou manuais, respondendo a sinalizações de falha em supervisórios, celulares ou computadores. O grande diferencial é que, quando a falha não é evitada, como na maioria dos casos, normalmente ela é identificada detalhadamente pelo sistema, permitindo intervenções com ferramental e instrumentação adequados ao problema, com soluções mais rápidas e eficientes.

Todo sistema de controle possui parâmetros pré-estabelecidos e parâmetros programados em função das particularidades da operação. Para manter tais parâmetros é necessário o acompanhamento periódico de um profissional para análise e aferição dos parâmetros que podem ser resetados e retornarem aos padrões de fábrica quando se fizer necessário.

Com a disponibilização dos sistemas de controle e monitoramento nos chillers, o usuário pode incorporá-los ao seu provisório ou sistema de gestão de planta fabril. Toda informação disponível no equipamento será disponibilizada também nos supervisórios, permitindo a observação do status de componentes, do ciclo frigorífico (temperatura de evaporação, superaquecimento, subresfriamento etc.), bem como suas leituras. Caso necessário, o técnico responsável poderá realizar qualquer tipo de ajuste para otimização do processo.

Walter Altieri é coordenador comercial da Divisão Climatização da Refrisat

Veja também:

Monitoramento em tempo real garante a qualidade dos ambientes internos e menor consumo de energia

Gerenciamento dosa sistemas de bombeamento

Monitoramento permite controlar a qualidade do ar interno e o consumo energético

Tags:, ,

[fbcomments]