A Chemours Company divulgou mais um material explicativo sobre o uso do fluido refrigerante Opteon™ XP40. Sistemas de refrigeração com o novo fluido têm basicamente o mesmo custo que o R-404 A, com a vantagem de serem mais sustentáveis, segundo fontes da empresa. Essa divulgação faz parte da campanha de conscientização “Opteon™ XP40 – A Mudança que o Mundo Precisa”, lançada pela empresa no mês de junho.

Nesta etapa de divulgação, o material apresenta os aspectos mais relevantes sobre Custo Total de Propriedade (do inglês TCO, Total Cost of Ownership): CAPEX (Investimento), OPEX (Operação) e TEWI (Impacto Total de Aquecimento Global).

O CAPEX (Capital Expenditure) se refere ao custo de aquisição ou o investimento inicial para obter um novo sistema de refrigeração. O OPEX trata do conjunto de despesas operacionais, como custos de manutenção e de consumo de energia e o TEWI, por sua vez, é o impacto que um sistema de refrigeração possui sobre o meio ambiente.

Em comparação com o R-404 A, produto cuja disponibilidade e consumo tendem a diminuir por conta de novos critérios regulatórios da Emenda de Kigali, um projeto com Opteon™ XP40 tem custo similar de aquisição, mas com a possibilidade de oferecer maior eficiência energética, redução de custos operacionais e redução de pelo menos 67% em toneladas de CO2 equivalente de gases de efeito estufa, ainda segundo a publicação.

Tags:,

[fbcomments]