Ferramentas e tecnologias, como internet das coisas, inteligência artificial e computação em nuvem, são cada vez mais incorporadas aos sistemas de climatização e refrigeração

 O controle dos diversos parâmetros de funcionamento dos sistemas de AVAC-R está cada vez mais acessível às diversas configurações e finalidades de instalações. À distância, um técnico pode receber um sinal de falha, já com o diagnóstico, facilitando a sua intervenção, remota ou, se necessária a presencial, já se encaminhar ao local do evento preparado para sua intervenção.

Da mesma maneira, o controle das melhores condições para a qualidade dos ambientes internos, garantindo a saúde e conforto dos usuários, pode ser garantido a partir do aprendizado dos equipamentos instalados, com a total segurança que os sistemas em nuvem podem proporcionar. E, o melhor, tudo isso com a integração de todos os equipamentos e componentes, independente de fabricantes, e com grande economia de energia.

Para discorrer a respeito das novas tecnologias incorporadas a equipamentos e componentes, escrevem: Kedma Silva Farsura, Danfoss do Brasil, Leandro Medéa, da Belimo Brasil, George Szegö, da Klimatix, Hernani Paiva, da IMI Hydronic Engineering, e Irwin Ritschel, da Microblau.

 Mais eficiência e funcionalidade para sistemas de climatização e refrigeração

 Tecnologias como IoT, machine learning, cloud computing facilitam imensamente a vida de equipes de manutenção devido aos dados que podem ser obtidos por esses sistemas. Atualmente, esta gama de ferramentas coleta os alarmes que contêm suas possíveis causas. A verificação remota do que pode ser alterado para sanar falhas é valiosa e poupa tempo e investimentos que teriam apenas a possibilidade de ajuste com trabalho presencial. Também a comunicação para uma intervenção presencial no sistema é feita com maior agilidade e melhor direcionamento para sua solução. Os acessos a esses sistemas podem ser feitos pelos próprios mantenedores que gerenciam as equipes ou fazem ajustes necessários pelos sistemas.

O maior impacto da sua utilização é o de um ambiente agradável sem grandes variações de temperatura que geram desconforto. Com as novas tecnologias, os ajustes são efetuados automaticamente de acordo com o número de pessoas e sem que haja a necessidade da intervenção humana. Na refrigeração comercial também ocorre o mesmo com a temperatura adequada e variação automática dos ajustes do sistema. Todo sistema tecnológico oferece comodidade e confiabilidade, além da economia de energia, que são os fatores que justificam o alto investimento inicial e um retorno posterior com a redução de custos com operação.

Também a eficiência energética nessas instalações é evidente, com dimensionamento adequado e ajustes em sua partida o sistema modula de acordo com as cargas, gerando um funcionamento menor quando em cargas parciais, com consequentes consumos menores. Ainda que haja períodos de pico, o sistema não opera em tempo integral com essas condições, que é o que gera economia na operação do sistema.

Todas essas tecnologias visam deixar os sistemas em sua melhor performance, tanto em relação a operação, quanto ao seu rendimento. Quando o sistema funciona dentro de suas especificações, evita que os equipamentos sofram um desgaste prematuro por terem de atuar em faixas de trabalho extremas.

O maior risco de um funcionamento inadequado de instalações com essas ferramentas reside na mão de obra de execução da instalação e regulagem do sistema, caso não for especializada. É preciso ter o conhecimento do projeto e o que visa suas funcionalidades na aplicação para se ter uma boa instalação e mitigar os riscos de uma execução inadequada. Caso haja falhas na execução, é possível uma deficiência nas suas funcionalidades e redução nos ganhos com eficiência energética e otimização de funcionamento dos equipamentos.

Atualmente a Danfoss oferece uma gama de sistema integradores, desde controladores até sistemas de monitoramento e gerenciamento, com integrações a rede de internet e possibilidade de monitoramento. A nova tecnologia IoT para a cadeia de food retail, o Danfoss Prosa, por exemplo, traz um monitoramento em tempo real das câmaras frigoríficas, possibilitando qualidade e segurança, redução de perdas e diminuição da pegada de carbono.

Nossos controladores possuem tecnologias que permitem configuração diferenciada para ajuste noturno e comunicação com gerenciadores que, conectados à internet, tornam possível a visualização de dados do sistema e monitoramento remoto. Assim, estamos como as novas tecnologias, cada dia mais conectados em diversas aplicações, aliando eficiência energética e otimização de recursos com as atualizações constantes em nosso portfólio de eletrônicos.

Kedma Silva Farsura, Danfoss do Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também:

Mais eficiência e funcionalidade para sistemas de climatização e refrigeração

Integração entre fabricantes e empresas de manutenção e monitoramento

Eficiência energética é o maior incentivo para a adoção das tecnologias

Requisitos de projeto, bons produtos e comissionamento são fundamentais

Alta eficiência em processos e redução de custos de operação e insumos

Apesar da maior complexidade, as soluções entregam gestão simplificada e inteligente

Embora chegando atrasado, o AVAC-R tem se adaptado rapidamente

Válvulas de expansão eletrônica facilitam a vida do técnico e economizam energia

 

Tags:, ,

[fbcomments]