ESG é uma demanda oriunda do setor financeiro nascida em 2006, impulsionada pela ONU, e fundamentada nos  princípios de desenvolvimento responsável das questões ambientais, desenvolvimento humano e a gestão dos recursos necessários para tanto. Desenvolver os vieses desses distintos princípios de maneira minimamente equilibrada, demanda combinações de distintas origens e apurada visão holística das cadeias de valor dos negócios das organizações formalmente constituídas.

Por conta desta identificação, é fácil perceber que o setor AVAC-R sempre foi um inquestionável grande protagonista nas questões ambientais diretamente  relacionadas com a aplicação adequada dos gases refrigerantes, para não gerar quaisquer danos ambientais, e com o incessante desenvolvimento de soluções energeticamente cada vez mais eficientes ao longo do tempo. Analogamente com o desenvolvimento de soluções que atendam as demandas de climatização ambiente e processos de refrigeração que garantam as necessidades dos usuários.

Na questão social, o setor AVAC-R brasileiro distingue-se por não apresentar barreiras de entrada, o que é ruim por atrair pessoas não capacitadas, mas positivo no aspecto de propiciar a geração de empregos ou de  atividades profissionais dignamente remuneradas. Para um país que necessita gerar empregos e renda para a sociedade, o setor AVAC-R contribui enormemente.

Não existem novidades, continuamos necessitando de gestão com foco nos resultados operacionais. Isso só é possível com gestores e colaboradores comprometidos e competentes, que entendam a dinâmica do segmento onde atuam. Engenharia financeira não deve ser uma ferramenta para estabelecer um diferencial competitivo, mas sim um exercício constante e permanente para proteger a operação da empresa. Sob estes preceitos, a empresa deve estabelecer metas de produtividade, tema que, ao contrário dos países desenvolvidos, dificilmente se encontra no radar dos gestores das empresas brasileiras. Aumentar a produtividade em relação à concorrência, sempre foi e sempre será um fator diferencial competitivo. Produtividade está intrinsicamente relacionado com competitividade, que em linguagem coloquial nada mais é do que “fazer o certo na 1ª vez, com algum diferencial”.

Em termos gerais, o conceito de reengenharia nos anos 90 contou significativamente com a expertise dos engenheiros. Advogados de várias áreas distintas protagonizaram importantes e necessários ajustes comportamentais nas implantações dos compliance nas empresas. Agora é a vez dos economistas protagonizarem ações que atribuam “valor percebido” às várias etapas das cadeias produtivas baseados nos fundamentos do ESG. Contudo, será desafiador conviver com uma muito provável e previsível indústria de certificados e atestados que tenderão a burocratizar os processos produtivos

Na Abrava, inicialmente criamos o Comitê de orientações das NRs em 2019. Com a entrada em vigor, as empresas tiveram que se estruturar e a atuação do Comitê se voltou às questões de ESG. A estratégia é promover orientações e capacitações de como proceder para identificar o que é necessário e os parâmetros a serem mensurados. Dessa maneira, será possível partir para a etapa seguinte, que é auxiliar a criar plano de ação de como realizá-lo.

A Abrava também está elaborando o seu plano de ESG que se encontra, naturalmente, ainda na fase inicial.

A relação da ESG com a descarbonização do setor AVAC-R é direta, pois a substituição dos gases refrigerantes vem acontecendo com vigor nos países desenvolvidos com foco em eficiência energética e descarbonização (geração de CO2 equivalente).

 

 

 

 

Arnaldo Basile é engenheiro mecânico, com especialização em RAC pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e Presidente Executivo da Abrava

Veja também:

Setor AVAC-R pauta a adoção de padrões e práticas ESG

Caminho sem volta

O principal motor da agenda ESG é o combate às mudanças climáticas

Há muito a ser feito para corrigir os efeitos dos riscos ambientais e da desigualdade

Devemos apoiar e incentivar as boas práticas nas companhias

O setor AVAC-R pode impactar diretamente nas metas ESG das empresas

A Asbrav apoia e incentiva as práticas de seus associados

 

Tags:, ,

[fbcomments]