dreamstime_xs_207731708

O sistema de automação com comunicação IoT tem papel fundamental na nova tendência de integração e monitoramento entre equipamentos e sistemas de AVAC-R. O IoT veio para facilitar a integração entre fabricantes e a coleta de dados para as empresas de manutenção e monitoramento dos sistemas. Além de facilitar a integração, os sistemas baseados na integração IoT possibilitaram a redução nos custos com automação. Antes, pequenos edifícios ou escritórios, para os quais o custo de implantação inviabilizava a instalação do sistema de automação, com a comunicação IoT tornou-se possível não só o controle, como o monitoramento desses sistemas. Além dos pontos citados, os sistemas IoT facilitaram a coleta e tratamento de dados para as empresas de serviços e manutenção e isso tem papel fundamental para uma melhor eficiência dos sistemas de AVAC-R. Os sistemas IoT possibilitam conectar dispositivos de campo com protocolos de comunicação de automação convencionais e em paralelo a plataformas de IoT atuais.

Abre-se, com as novas tecnologias, a possibilidade de monitoramento em tempo real de componentes responsáveis pela qualidade do ar no sistema. É possível monitor em qualquer lugar e gerar alarmes em tempo real para qualquer alteração que coloque em risco a qualidade do ar interior. Com o IoT, essas lógicas já estão embarcadas no próprio dispositivo e basta uma conexão com a internet para iniciar o monitoramento e coletas de dados. Isso é muito importante para a qualidade do ar interior, pois, possibilita uma rápida identificação do problema e, dependendo do tipo, a correção pode ser realizada de qualquer lugar e sem a necessidade de uma visita. Esse tipo de monitoramento será de grande importância para sistemas de AVAC-R de hospitais ou laboratórios, pois o risco de contaminação é muito elevado e a possibilidade de realizar configurações e análises fora desses locais irá minimizar o tempo de exposição dos profissionais responsáveis pelo sistema de AVAC.

Além de facilitar a coleta e operação dos sistemas, grande parte dos fabricantes possibilita implantar lógicas para otimização dos sistemas através da análise dos dados em tempo real. Um exemplo são as válvulas de balanceamento e controle com IoT; a nuvem do fabricante irá coletar os dados e otimizar o trocador para obter o melhor rendimento através da análise dos dados em tempo real. Esse tipo de otimização poderá se estender para a grande maioria dos equipamentos do sistema com a otimização passando a ser realizada através da análise de dados de todos os equipamentos que compõem o sistema de AVAC-R e não mais de apenas um fabricante ou um equipamento específico.

A conectividade sempre foi uma característica fundamental dos produtos Belimo. Com os produtos prontos para IoT da Belimo e seus dados valiosos, nossos clientes podem: a) Integrar dispositivos de campo a protocolos de comunicação de automação de prédios comuns e em paralelo a plataformas modernas com sistemas IoT; b) aproveitar o poder de um ecossistema digital conectado; c) assumir o controle total dos seus dados; d) implementar estratégias eficazes de otimização e economia de energia em edifícios; e) reduzir os custos de instalação e manutenção.

A Belimo possui ambiente cloud que permite que qualquer cliente que possua um equipamento Belimo com conexão IoT possa conectar esses equipamentos de forma gratuita na nuvem da empresa. Hoje, o cliente que utiliza esse serviço poderá obter diversos benefícios para o seu sistema, como a comunicação remota em nuvem para otimizar e monitorar a utilização e fornecer relatórios avançados de dados do sistema, conduzindo a funcionalidade do produto e do sistema e entregando o desempenho ideal. Dentre as funcionalidades, destacam-se:

Otimização do DT e pontos de ajuste de vazão:  Análises em nuvem fornecem pontos de ajuste recomendados para DT e vazão, que podem ser atualizados remotamente ou automaticamente, economizando tempo e aumentando a eficiência para válvulas de balanceamento e controle.

Relatórios de desempenho: Os principais indicadores de desempenho são ilustrados graficamente, exibindo dados de desempenho atuais e de histórico de taxas de vazão, uso de energia, DT e outros pontos de interesse.

Acesso a dados de todo o ciclo de vida: Armazenamento consolidado, seguro e exclusivo que fornece acesso a dados do sistema para otimização futura.

Suporte técnico on-line: A equipe de suporte técnico da Belimo está disponível para ajudá-lo remotamente.

Atualizações de software: As mais recentes atualizações de software e de segurança fornecidas automaticamente para total produtividade e confiabilidade.

A tecnologia 5G chega para aumentar a velocidade de comunicação, área de abrangência do sinal e confiabilidade do sistema. Melhorar a velocidade de comunicação entre os equipamentos e sistemas supervisórios é fundamental para deixar todo o sistema mais confiável e reduzir o tempo de resposta dos equipamentos.

Leandro Medéa, engenharia de aplicação da Belimo Brasil

 

 

Veja também:

Mais eficiência e funcionalidade para sistemas de climatização e refrigeração

Eficiência energética é o maior incentivo para a adoção das tecnologias

Requisitos de projeto, bons produtos e comissionamento são fundamentais

Alta eficiência em processos e redução de custos de operação e insumos

Apesar da maior complexidade, as soluções entregam gestão simplificada e inteligente

Embora chegando atrasado, o AVAC-R tem se adaptado rapidamente

Válvulas de expansão eletrônica facilitam a vida do técnico e economizam energia

 

Tags:, , ,

[fbcomments]