ESG são ações corporativas capazes de evitar, mitigar ou compensar a degradação ambiental e promover o bem-estar dos indivíduos

ESG é um conjunto de práticas que expressa o grau de responsabilidade global de cada empresa, tanto em relação ao planeta, como em relação às pessoas. Atualmente, não é possível que algo seja produzido em escala sem que haja uma reflexão sobre o impacto disso no meio ambiente e na sociedade. Essa sigla trata de manter todos atentos ao que se passa ao redor, admitindo que não existimos sozinhos e que há muito o que ser feito para corrigir os efeitos do período em que os riscos ambientais e as desigualdades sociais foram ignorados pela humanidade. Então, ESG são ações corporativas capazes de evitar, mitigar ou compensar a degradação ambiental e promover o bem-estar dos indivíduos e da sociedade.

Oferecer equipamentos de alta eficiência e baixo consumo é a base da contribuição da indústria do AVAC-R no que se refere ao fator ambiental. A inovação permite que os equipamentos tenham melhoria contínua de performance por meio de sistemas de controles, monitoramento inteligente e equipamentos que permitam a recuperação de calor para as edificações que possuam a necessidade de aquecimento.

A indústria do frio contribui diretamente com o meio ambiente ao proporcionar equipamentos que reduzem o consumo energético, visando principalmente a descarbonização, oferecendo adaptações a fontes de energia renovável e o uso de fluidos refrigerantes de menor impacto. As soluções de armazenamento de energia e o uso de soluções sustentáveis, como painéis solares e sistemas eletrificados, aliados às soluções tecnológicas, podem significar uma redução expressiva de emissão de gases de efeito estufa (GEE). Nesse sentido, a Trane já utiliza os conceitos mais modernos de projeto, sistemas automatizados com estratégias de controle e otimização, conforme a normatização, e baixa vazão de fluidos.

Na questão social, a Trane se envolve com as comunidades do entorno de suas instalações e fomenta a participação voluntária de seus colaboradores em ações que possam contribuir com a melhoria das condições de vida dos moradores dessas localidades, por meio de parcerias com entidades e instituições sem fins lucrativos, dispostos a ajudar.

Recentemente participamos da campanha Jogo por um teto, evento de arrecadação de fundos para a construção de moradias populares em Araucária (PR), onde temos uma planta. Esse tipo de ação gera envolvimento cada vez maior e capilarizado da nossa rede de ação e replica o sentimento de empatia que devemos ter com o outro.

Não há ganho sem atenção às demandas ESG. Cada vez mais essa premissa ganha clareza, inclusive para todos os investidores. Quem não cumpre a sua parte vai pagar o preço no próprio mercado, mais cedo ou mais tarde. As questões ambientais, sociais e de governança são hoje consideradas essenciais nas análises de riscos e nas decisões de investimentos.

Focar no interesse comum e criar mecanismos para corrigir desequilíbrios – ambientais e sociais – é o caminho natural para o estabelecimento da cultura ESG em qualquer empresa. Estar sempre atento aos equívocos do passado – da sua própria empresa e de outras – ajuda a não os cometer novamente.

Na Trane, o conceito e as práticas ESG já vêm sendo discutidos e incorporados há tempos.
Temos metas de descarbonização para 2030, que é o desafio Gigaton – que prevê a redução de 1 Giga tonelada de dióxido de Carbono (CO₂) – e compromisso de desenvolvimento de equipamentos totalmente eletrificados em cada linha de produção da empresa pelo mundo.

Em 2022, a Trane Technologies conquistou classificações de prestígio, destacando nossa liderança contínua em ESG: entrou para o Hall da Fama do Climate Leadership, por liderar pelo exemplo na redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) em suas próprias operações globais; foi uma das empresas nomeadas na segunda edição da lista de Líderes Climáticos da Europa do Financial Times; foi um dos 44 homenageados com o Business Group on Health Best Employers: Excellence in Health & Well-being Award; entrou para a lista dos 100 Melhores Cidadãos Corporativos da 3BL – pelo quarto ano consecutivo – e recebeu a designação de empresa “3+” no 50/50 Women on Board Gender Diversity Directory.

Também somos os primeiros em nossa indústria (HVAC/clima global) a ter nossas metas de emissão de GEE verificadas pela Science Based Targets Initiative (SBTi) e uma das 47 empresas em todo o mundo a ter suas metas verificadas duas vezes.

Os desafios globais já estão na nossa agenda e nossos Compromissos 2030 estão mudando nossos negócios — de operações, cadeias de suprimentos, desenvolvimento de funcionários e comunidade, governança. Não importa qual seja o desafio, estamos comprometidos em fazer o que é certo e criar um planeta melhor para todos nós.

Colocamos a sustentabilidade no centro de nossos negócios e fazemos ajustes contínuos para melhorar a eficiência energética em nossas operações, reduzir as emissões de GEE, limitar o uso de água e gerar menos resíduos. Até 2030 temos o compromisso de zerar os resíduos em aterros sanitários em toda a empresa e 22 de nossas unidades em todo o mundo já alcançaram essa marca, o que significa mais de 50% de nossos locais de fabricação.

Além de inserir práticas e cultura de diversidade e paridade de gênero, treinamentos e cursos de aprimoramento técnico, pessoal e em carreira entre os colaboradores, a Trane fomenta a participação de todos em ações voluntárias, com incentivos como pagamento do dia de trabalho voluntário pela empresa.

 

 

 

Diogo Prado, diretor-geral da Trane Brasil, é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas, tendo começado na Trane em 1999, como trainee na área de engenharia de produto

Veja também:

Setor AVAC-R pauta a adoção de padrões e práticas ESG

Caminho sem volta

O principal motor da agenda ESG é o combate às mudanças climáticas

Devemos apoiar e incentivar as boas práticas nas companhias

Apurada visão holística das cadeias de valor

O setor AVAC-R pode impactar diretamente nas metas ESG das empresas

A Asbrav apoia e incentiva as práticas de seus associados

 

Tags:, , , , ,

[fbcomments]