ESG é um dos grandes temas do momento, e tem impactado diretamente a prática das empresas, buscando uma atuação mais sustentável e responsável do ponto de vista da governança coorporativa, social e ambiental. Muitas empresas têm estabelecido metas ambiciosas para os próximos anos nesses assuntos, inclusive pelas cobranças que têm tido por parte de governo, instituições financeiras, organizações da sociedade civil e clientes finais. Nesse sentido, o ESG tem impactado toda a cadeia nos mais diversos setores, inclusive no mercado de AVAC-R.

O setor de AVAC-R pode impactar diretamente nas metas de ESG das empresas, inclusive já tendo aderido a uma série de práticas e normativas relacionadas. Uma das principais questões relacionadas é o impacto do AVAC-R no meio ambiente, com destaque para a redução do uso de fluidos refrigerantes do tipo HCFCs, que impactam na destruição da camada de ozônio.

Especialmente após o Protocolo de Montreal e da Emenda de Kigali, dos quais o Brasil é signatário, toda a cadeia do AVAC-R tem sido transformada, buscando reduzir o uso de fluidos desse tipo, substituindo por outros como HFCs, HFOs e fluidos naturais, como Amônia, Propano e CO2. Outra questão importante são sistemas de AVAC-R mais eficientes, reduzindo o desperdício de recursos econômicos e naturais.

Conforme relacionado acima, o impacto do setor de AVAC-R na questão ambiental é muito relevante em múltiplos aspectos, como a redução dos fluidos refrigerantes do tipo HCFCs, com menor impacto no meio ambiente, e evitar o desperdício de recursos físicos, hídricos e energéticos, com sistemas AVAC-R com maior qualidade e eficiência energética dos equipamentos, componentes e instalações como um todo. Importante atentar para a qualidade das instalações e manutenções corretivas e preventivas conduzidas, preservando as características originais dos sistemas e evitando o desperdício de recursos

Na questão social o setor de AVAC-R tem relevância também, com destaque para a empregabilidade gerada pelo setor e que tem possibilidades e expectativas de crescimento nos próximos anos, havendo oportunidades de ampliação de vagas para mão de obra cada vez mais qualificada. Internacionalmente o setor tem investido também em diversificar o perfil dos profissionais atuantes, especialmente ampliando a participação de mulheres e pessoas mais jovens.

Outra contribuição na questão social é, com a mudança climática e as temperaturas extremas que têm se verificado internacionalmente, a busca pelo desenvolvimento de equipamentos de AVAC mais acessíveis e sustentáveis também é um desafio que o setor tem enfrentado e buscado atender.

As reduções de emissões de carbono visadas incluem não apenas aquelas diretamente resultantes da operação, ou seja, um olhar 360 graus para cada caso, devendo considerar o projeto, instalações e operação, sendo alguns exemplos: Reduzir a demanda de energia, preservando a qualidade e funcionalidade dos ambientes internos; adotar fontes de energia renováveis; reduzir as emissões de carbono em todas as etapas; reduzir o carbono incorporado nos materiais estruturais, do envelope e dos sistemas.

Diversas oportunidades interessantes têm surgido também para o setor de AVAC, por exemplo: fluídos refrigerantes com baixo GEEs e ODPs, parâmetros de automação e set points dos sistemas mais inteligentes e adoção de equipamentos e componentes mais eficientes, como válvulas eletrônicas, sistemas de bombeamentos mais eficientes, instalação de variadores de frequência, entre outros.

A Smacna tem trabalhado, por exemplo com o Smacna Day de 2022, com a palestra de destaque de uma empresa especialista em ESG para melhor entendimento do mercado das ações e métricas atreladas a esse conceito.

Comitê de artigos técnicos da Smacna Brasil

Veja também:

Setor AVAC-R pauta a adoção de padrões e práticas ESG

Caminho sem volta

O principal motor da agenda ESG é o combate às mudanças climáticas

Há muito a ser feito para corrigir os efeitos dos riscos ambientais e da desigualdade

Devemos apoiar e incentivar as boas práticas nas companhias

Apurada visão holística das cadeias de valor

A Asbrav apoia e incentiva as práticas de seus associados

Tags:, , ,

[fbcomments]