Chillers: Seleção adequada de ventiladores com perfis e números de pás adequados para chillers a ar e projeto adequado dos compressores para todo tipo de chillers, informando sempre a tabela completa de potência e pressão sonora por oitava de frequência para permitir que os projetistas consigam avaliar o comportamento de um equipamento em cada cenário. Deve informar também a distribuição de pesos e características de vibração para o correto dimensionamento de elementos de atenuação de vibração. Se possível, oferecer ao mercado opções de tratamento acústico para situações mais críticas.

Unidades condensadoras: Correto dimensionamento da tubulação de refrigerante dentro dos equipamentos, ventiladores com perfil acústico adequado, compressores com baixo nível de ruido ou com elementos de atenuação acústica.

Unidades de tratamento do ar: Seleção dos ventiladores adequados para as características de pressão e vazão requeridos pelo projeto, uso de conexões flexíveis e isolamento de vibração do conjunto motor-ventilador a fim de minimizar a transmissão de vibração para o gabinete do equipamento, seleção cuidadosa dos gabinetes e conexões do equipamento em função da vazão de ar demandada.

Torres de resfriamento: Dimensionamento adequado do enchimento e da forma de distribuição de água dentro da torre; uso de ventiladores de baixo nível de ruido e de elementos atenuantes.

Rafael Dutra

Veja também:

O vizinho reclamou?

Instalações de refrigeração comercial

Avaliação acústica é essencial

A escolha do ventilador é um dos principais fatores para a redução de ruídos

O impacto dos equipamentos de AVAC-R na população vizinha: Como mitigar os riscos e incômodos

Tags:, ,

[fbcomments]