No dia 25 de março, foi dado início à 1ª turma do curso de Boas Práticas em Condicionadores de Ar Compacto e Split, especialmente para mulheres do setor de AVAC-R. A iniciativa é fruto de uma parceria do Comitê de Mulheres da Abrava – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, GIZ e Escola Senai Oscar Rodrigues Alves. A aula inaugural contou com a presença do Diretor da Escola Prof. Eduardo Macedo, do Presidente da Abrava, Arnaldo Basile e da Presidente do Comitê de Mulheres, Priscila Baioco.

Para Arnaldo Basile, o apoio ao treinamento faz parte da missão da Associação, de acordo com as premissas do ESG (governança ambiental, social e corporativa). A primeira turma do curso conta com 13 alunas, terá 30 horas de duração e acontecerá em quatro sábados, em período integral. Tendo como docente a professora Bianca Alves, acontecerá na Escola Senai no Ipiranga. O conteúdo programático tem por objetivo o desenvolvimento de boas práticas de manutenção adotadas na área de climatização, visando a redução de vazamentos e emissões de fluidos frigoríficos.

Este curso de capacitação gratuito é desenvolvido no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e implementado pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

“Considero esta data um marco para o setor nas questões de equidade de gênero no setor AVAC-R. Temos acompanhado ações de entidades do setor que estão deixando de achar que o tema é importante e passando a efetivamente implementar ações para a transformação da realidade feminina no setor. Essa vitória é de todas nós, mulheres do setor AVAC-R, vamos aproveitar essa oportunidade e fortalecer as raízes deste projeto”, diz Priscila Baioco.

Novas turmas já estão previstas para 2023, as interessadas devem acompanhar o calendário de cursos da Escola Senai Oscar Rodrigues Alves.

Tags:, , ,

[fbcomments]