As companhias do setor petroquímico devem ter o mínimo possível de paradas para a manutenção de equipamentos. E, quando ocorrem, devem ser realizadas com rapidez e conforme programação para evitar perdas e garantir aumento da produção.

De acordo com Luiz Mendes, gerente de Serviços de Locação da Trane do Brasil, uma alternativa ágil e de menor custo é a locação de equipamentos para resfriamento de processos e soluções de climatização. Entre os benefícios dessa opção está o planejamento das manutenções, sem a necessidade de parar a indústria, evitando perdas de produção.

“No setor petroquímico, são realizadas paradas anuais ou bianuais para manutenção de espaços confinados, como grandes tanques, vasos etc., que necessitam de uma temperatura interna aceitável pela NR-15, permitindo que o trabalho na fábrica seja realizado. Caso contrário, a produtividade fica comprometida e isso torna o processo mais lento e oneroso”, explica Luiz.

O executivo da Trane destaca que as demandas desse setor, ao contrário de outros segmentos industriais, ocorrem o ano todo e não estão vinculadas a sazonalidades. “A procura por soluções de climatização na indústria petroquímica tende a crescer ainda mais; e nós, da Trane, buscamos acompanhar esse movimento com as nossas aplicações e soluções”, acrescenta.

Embora as soluções de controle de temperatura implementadas nessas indústrias variem de acordo com o perfil de cada cliente, grande parte deles utiliza os chillers, carro-chefe da área de locação da Trane e recorrente nas soluções customizadas da companhia. Entre as vantagens apontadas por Luiz Mendes ao optar pela locação de uma solução customizada, estão a economia de custo e tempo, pois, alternativas como a compra do equipamento demanda alocação de recursos significativos, além do prazo de entrega, que pode ser um fator decisivo em função da necessidade imediata.

Tags:,

[fbcomments]