O 12º Seminário Internacional de Qualidade do Ar Interno, que abordou a qualidade do ar em estabelecimentos assistenciais de saúde, e a 8º ExpoQualindoor, aconteceram simultaneamente entre os dias 25 e 26 de abril, em Belo Horizonte, MG. Na ocasião foi realizado o 2º Encontro Nacional de Fiscalização.

Organizados pelo Qualindoor – ABRAVA, os eventos, realizados na sede do CREA-MG, reuniram em torno de 300 profissionais nos dois dos eventos.

“A realização conjunta destes dois eventos superou todas as expectativas com público recorde. Foram dois dias de intercâmbio de ideias entre projetistas, fiscais, prestadores de serviços médicos e profissionais que atuam na área de qualidade do ar. Reunimos, em um mesmo fórum, um público multidisciplinar para discutir a qualidade do ar que impacta diretamente a vida de todos diariamente”, afirmou Arthur Aikawa, presidente-eleito para a gestão 2023/2024.

A programação contou com renomados especialistas e profissionais que, durante dois dias, apresentaram 20 palestras estimulando o debate em torno da qualidade do ar interno sob diversos aspectos – fiscalização na prática; case hospitalar do Mater Dei Salvador; atualizações normativas que envolvem normas técnicas, resoluções e legislações vigentes, como a NBR 7256; abordagem específica da Lei nº 13.589/2018; perspectivas a respeito da qualidade do ar e a importância do tratamento de águas em sistemas de climatização; e novas tecnologias e aplicações dos setores representados.

“Os dois eventos foram um sucesso, com palestras de altíssimo nível técnico, conseguindo levar informações relevantes, estudos de caso, preocupações e novidades relacionadas à qualidade do ar interno, de forma clara e objetiva, ao público presente, que manteve o interesse e a participação até o último momento”, comentou Thiago Portes, vice-diretor de transferência de tecnologia da Ashrae Region XII.

A cerimônia de abertura contou com a participação e considerações de Marcelo Munhoz (presidente do Qualindoor, que representou o presidente da Abrava), Karla Jorge Abrahão (Asbea-MG), Thiago Portes, Mário Canale (Asbrav) e Fernando Lage (Regional Abrava-MG).

O evento foi aberto pelo italiano Paolo Tronvile, que discorreu sobre sensores de material particulado de baixo custo para aplicações em qualidade do ar interior. A programação contou ainda com as palestras de Wili Hoffmann, Celso Simões, Mário Sérgio de Almeida e Thiago Portes, Arthur Aikawa, Francisco Pimenta, Enio Bandarra, Dra Silvana de Barros Ricardo e Leonardo Cozac.

Na ocasião, foi lançado o livro Qualidade do Ar Interno – Uma visão abrangente, primeira publicação do Qualindoor neste formato. O livro conta com uma coletânea de artigos assinados por renomados profissionais, que têm a qualidade do ar como um dos seus pilares de atuação.

“A realização destes dois eventos aqui em Minas Gerais, eleva a nossa responsabilidade diante da sociedade mineira em questões relacionadas à qualidade do ar interno e seu impacto na saúde das pessoas. A Regional Abrava Minas tem trabalho para disseminar informações técnicas e incentivar as boas práticas por meio de qualificação de mão de obra e cumprimento das normas e leis vigentes. E, este foi apenas mais um passo dado em favor dos setores que representamos e toda a sociedade”, disse Fernando Lage, diretor da Regional MG.

O segundo dia de evento contou com a realização da oitava edição da ExpoQualindoor, que abordou a Qualidade do Ar de Interiores sob diferentes aspectos. Paralelamente, foi promovido o 2º Encontro de Fiscalização, reunindo profissionais da Anvisa, Visa, Covisa, Fiocruz e CFQ, de diversas partes do país.

A 8ª ExpoQualindoor atingiu seu objetivo ao disseminar informações a respeito de novas tecnologias e processos, trocas de experiências em gerenciamento da qualidade do ar em ambientes internos e atualização profissional em questões como normas técnicas, resoluções e legislações e perspectivas relacionadas ao tema.

O primeiro painel, dedicado à fiscalização, foi o destaque do evento, contando com as palestras de Leandro Esteves, da Vigilância Sanitária BH, André Castilho, da Covisa, Nelzair Vianna, da Visa Salvador e Fiocruz, e Osny Amaral. O Encontro de Fiscais foi encerrado com a realização de uma mesa-redonda comandada por Arthur Aikawa, com todos os palestrantes, além dos convidados Mário Canale e Diego Carvalho, do Conselho Federal de Química. O debate trouxe à luz questões como o funcionamento da fiscalização na prática e o que é de fato considerado nos processos, entre outros temas. A segunda parte da programação do período da tarde contou com oito palestras técnicas comerciais, realizadas por especialistas das empresas patrocinadoras, que apresentaram novidades tecnológicas e soluções disponíveis no mercado visando a qualidade do ar interno.

A ocasião ainda foi palco da cerimônia de transição da diretoria gestora do Qualindoor, quando Marcelo Munhoz passou a presidência para Arthur Aikawa, tendo como vice, Fernando Lage, para a gestão 2023/2024.

Tags:, ,

[fbcomments]