O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), em parceria com a GIZ e o Senai-SP, realizaram a primeira turma feminina no Brasil do curso de “Boas Práticas em Sistemas de Ar-Condicionado”, com ênfase na melhor contenção dos vazamentos de fluidos refrigerantes. As aulas aconteceram aos sábados, de 25 de março a 29 de abril, das 9 às 18 horas na Escola Senai Oscar Rodrigues Alves, em São Paulo (SP).

A 1ª turma exclusivamente feminina deste curso gratuito contou com 12 alunas e teve como docente a profa. Bianca Menezes de Carvalho Alves, engenheira mecânica que concluiu os cursos de aprendizagem industrial, técnico e pós-graduação da área de refrigeração e climatização, na Escola Senai Oscar Rodrigues Alves.

A iniciativa desta 1ª turma de mulheres contou com o apoio do Comitê de Mulheres da Abrava, que tem como objetivo abrir ainda mais espaço para as mulheres que desejam atuar no setor. Isto porque, apesar de a participação feminina ter aumentado nas últimas décadas no setor, ainda está muito restrita às áreas administrativas e de vendas. No campo, nos serviços técnicos, a presença das mulheres ainda é tímida, com cerca de 8% de participação, porém crescente, porque mais empresas abrem vagas para o público feminino, em busca do equilíbrio de gênero e, por consequência, de mais eficiência e produtividade.

Os pré-requisitos para o público, em geral, ingressar no curso são: idade mínima de 18 anos, ter concluído o ensino fundamental e possuir conhecimentos e experiência de três anos na área de climatização e refrigeração.

Esta turma de mulheres foi formada por profissionais técnicas e administrativas (planejamento e orçamento). Todas atuam em empresas de ar-condicionado, a maioria delas atuantes na empresa Newset Engenharia de Climatização. Os resultados foram excelentes. Todas as participantes realizaram as atividades práticas propostas e concluíram o curso com sucesso.

Na Escola Senai Oscar Rodrigues Alves, localizada no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP), o curso é ministrado em dias de semana, à tarde e à noite, e aos sábados em período integral. Neste ano estão previstas 50 turmas de até 16 alunos cada. A programação e o calendário do curso podem ser obtidos em: https://refrigeracao.sp.senai.br/7608/boas-praticas-em-condic-de-ar-compacto-e-split.

O sucesso do curso em depoimentos

Da professora Bianca Menezes de Carvalho Alves:

“É a primeira turma somente de mulheres e ver a evolução das meninas em cada aula e na oficina, algumas são da área administrativa, não tinham alguns conhecimentos na área técnica e ver a evolução em geral das meninas aprendendo é gratificante (…) depois do curso conversamos e elas falaram: ‘professora a gente aprendeu bastante, conseguimos ver a evolução do aprendizado’. Então pra mim é realmente gratificante e eu espero ter mais turmas somente de mulheres, para ver a evolução das mulheres na área de ar -condicionado.”

Da aluna Maria Vanessa da Silva:

Como eu já trabalho em campo, comecei a trabalhar em campo, (o curso trouxe) muito conhecimento. A partir do curso já abri a mente para poder conhecer as ferramentas, os tipos de máquinas, sobre isolamento, tubulações, filtros, condensadoras e evaporadoras. Eu sou auxiliar de manutenção, de preventiva. Vai mudar muita coisa, não quero parar só nesse curso. Quero continuar, me especializar, e melhorar na profissão, como pessoa e como mulher. Agradecendo também a todos vocês, o Senai, todo mundo, a minha empresa, a Nilcete. Fui a primeira mulher a ser contratada pela Nilcete para trabalhar em campo e é isso, quero aprender mais e mais.”

Da aluna Letícia Gonçalves Midori:

“Pelo fato de eu trabalhar com suprimentos é muito importante a gente entender o que está comprando e o que a gente está cotando. Então, antes do curso eu não tinha muita noção do que eram os insumos, o material, tudo que a gente comprava… Agora, pelo menos eu consigo entender o que eu estou comprando, pra que serve e achar outros meios de melhorar isso na minha área. Maravilha!”

Da aluna Giovana Viana da Silva:

“Foi um curso que agregou bastante para mim, porque eu trabalho na área de recrutamento e seleção da nossa empresa, então tinha uma noção básica da área de manutenção e a gente fica sempre com a curiosidade de saber um pouco mais. Assimilando o que a gente estudou aqui no curso, o que a gente conheceu, deu até outra visão um pouco melhor para os meus conhecimentos numa entrevista mais técnica para recrutamento e seleção dentro da empresa.”

Da aluna Camila Francelino Gonçalves Vieira:

“O curso é válido para o setor de planejamento, pois agrega em muitas partes da execução dos serviços. Podemos, com ele, agregar conhecimento para auxiliar os colaboradores de campo nas realizações de aberturas de IOS. Eu não trabalho em campo, mas eu trabalho com planejamento de manutenção e de obras e atualmente realizamos o controle da operação com as programadas. A minha expectativa é poder ajudar no controle de boas práticas e implantar um controle melhor na execução das nossas preventivas.”

De Priscila Baioco, presidente do Comitê de Mulheres da Abrava

“A idealização de uma turma exclusiva de mulheres para o curso aconteceu durante a terceira edição do Café com Conteúdo, realizado pelo Comitê de Mulheres da Abrava, aquilo que era uma conversa, um desejo, virou realidade através da ação do Senai e pudemos ver, nesta primeira turma, que o setor está se abrindo mais a discussão do tema equidade de gênero – tema de extrema importância para o crescimento sustentável do setor AVAC-R e do nosso país. O comitê seguirá desenvolvendo, incentivando e apoiando projetos que ofereçam às profissionais do setor oportunidades de se desenvolverem profissionalmente. Existem várias iniciativas em discussão, convidamos todas as mulheres do setor a se juntarem a nós nestes novos projetos.”

Veja também:

Programa já realizou mais de mil cursos, formando 13 mil técnicos

Tags:, , ,

[fbcomments]