Primeira edição do evento reuniu mais de uma centena de profissionais

Dias 12 e 13 de abril aconteceu mais uma edição do Entrac no Royal Center Hotel Lourdes na capital mineira. O evento, que existe há 23 anos percorre os principais centros do país, levando informação sobre tecnologias e produtos aos profissionais do AVAC-R.

Mais de 100 profissionais, entre engenheiros, técnicos, arquitetos e mecânicos, puderam assistir às 14 palestras proferidas por técnicos das empresas patrocinadoras e outros profissionais do mercado.

O Encontro foi iniciado por Arnaldo Basile, presidente executivo da Abrava, que discorreu sobre os desafios e oportunidades para os profissionais do setor em 2023. Em seguida, Vinícius Vignes, da Ageon, falou monitoramento remoto de ativos circulantes. André Dickert, da Armacell, mostrou como deve ser feito o isolamento térmico das tubulações e Davi Salgado, da Hidrodema, apresentou a grande novidade que é a aplicação de termoplásticos em instalações de AVAC-R.

Após o intervalo para relacionamento entre empresas e participantes, Marcos Santamaria, das Indústrias Tosi, abordou o tema DOAS para o tratamento do ar de renovação. Em seguida, Leandro Medéa, da Belimo, falou sobre inovações, segurança e conforto nas instalações. O primeiro dia foi encerrado com a palestra de Augusto Baldasso, da Soler Palau Brasil, que mostrou a importância do correto selecionamento de ventiladores.

Abrindo o segundo dia do evento, Plínio Rafael Vieira, da Sicflux, discorreu sobre a renovação do ar. Eficiência energética para sistemas de climatização foi explorado por Diego Niesta, da Klimatix, que se apoiou em cases de sucesso. O primeiro bloco do dia foi encerrado por Adriano Leone dos Santos, da Multivac/MPU que apresentou as vantagens dos dutos pré-isolados.

Após o intervalo, as tecnologias em trocadores de calor foram apresentadas por Marcelo Dadalt, da Brahex. Na sequência, Carlos Navarro, da Aspen, mostrou as vantagens econômicas e técnicas das bombas de condensado. Walter Altieri e Douglas Souza falaram em seguida pela Refrisat, abordando o monitoramento e seus resultados na operação.

O evento foi encerrado com a palestra do projetista Francisco Pimenta, da Climatizar e Presidente do DNPC da Abrava, que apresentou o projeto premiado pela Ashrae do Hospital Mater Dei Betim Contagem. Um sorteio de brindes deu o tom festivo ao Entrac BH que foi patrocinado por: Ageon, Armacell, Aspen Pumps, Belimo, Brahex, Hidrodema, Klimatix, Multivac/MPU, Novatherm, Refrisat, Sicflux, Soler Palau/Otam e Indústrias Tosi. Teve, ainda o apoio institucional de Abrava, Ashrae Chapter Brasil, Senai-MG e Sindratar-SP. Aspen Refrigeração, BH Comércio, Center Frio, ClimaRio, Dufrio, Frigelar, Friopeças, Refibras e Total Ar deram apoio na divulgação.

Tags:, ,

[fbcomments]