Muita atenção às palestras

O Windsor Florida Hotel, no Flamengo, sediou, nos dias 10 e 11 de maio, o Encontro Tecnológico de Refrigeração e Ar-condicionado do Rio de Janeiro. Durante dois dias, cerca de 200 profissionais do AVAC-R puderam ter acesso a 14 palestras técnicas com informações sobre tecnologias, produtos e posicionamento de mercado.

Arnaldo Basile, presidente da Abrava, inaugurou o evento com a palestra “Desafios e oportunidades no setor AVAC-R”. Basile mostrou números atuais do mercado e fez projeções considerando o atual ciclo econômico, assim como as transformações nos lares do país, com crescimento do uso do ar-condicionado.

Em seguida, James Amorim, da Trox, falou sobre os sistemas ar-água enquanto uma solução sustentável. As vigas frias, sistema já consagrado em várias aplicações, de shopping centers a hospitais, foram destacadas pelo seu potencial de conforto térmico e economia de energia.

Automação e monitoramento foi o assunto abordado por Fábio Cardoso, da Every Control. O executivo ressaltou o papel da solução para a diferenciação na oferta de serviço para aumentar as vendas e fidelizar clientes.

Como manter o desempenho térmico em instalações ao longo do tempo foi o assunto abordado por André Dickert, da Armacell. O especialista apontou os principais erros cometidos por instaladores que levam à perda de eficiência do produto, essencial para a eficiência energética das instalações.

Automação também foi o assunto da palestra de Rafael de Moura, da Mercato Automação. Neste sentido, Moura demonstrou como a automação contribui para o alcance de melhores condições da qualidade do ar interno, com o menor dispêndio energético.

O primeiro dia do evento foi encerrado com a palestra de do engenheiro Carlos Santos Jr., representante da Sicflux, sobre o tema “Soluções de pressurização de escadas, extração de fumaça e ventilação de garagens”.

No intervalo, a visita aos expositores

Água gelada, balanceamento hidrônico e medidores de energia térmica foi o tema que abriu a programação do segundo dia. João Fernando Aguena, da Danfoss do Brasil foi o palestrante, com uma abordagem dinâmica e inovadora.

As soluções para sistemas de água gelada continuaram em pauta com a palestra de Rogério Monte, da IMI Hydronic Engineering que discorreu sobre a harmonia entre tecnologias para um melhor custo-benefício em sistemas de AVCR, na indústria e e retrofit. Em seguida os trocadores de calor Serraff e suas aplicações e seleção eficiente foi o tema de Ito José Stein Filho.

Para o público voltado à instalação de sistemas split, a palestra seguinte caiu como uma lua. Carlos Navarro, das Aspen Pumps, mostrou como economizar tempo e dinheiro com as bombas Aspen de condensação

Ainda no campo da instalação, os dutos em painéis pré-isolados, e respectivas vantagens e soluções foi o tema de Adriano Leone dos Santos, da Multivac/MPU. A engenharia voltou a ser o foco na palestra de Marcos Santamaria, das Indústrias Tosi. Nela, o engenheiro apresentou a superioridade dos equipamentos DOAS para o tratamento do ar de renovação.

O evento foi encerrado com a tradicional palestra do engenheiro Francisco Dantas, da Interplan Planejamento Térmico Integrado, com o tema “Energia: reduzir antes de gerar”, na qual são abordadas soluções e tecnologias em direção aos edifícios energeticamente autônomos.

O Entrac Rio de Janeiro teve, ainda, sorteios de brindes para os participantes. A Eletrofrigor contribui com uma bomba de vácuo e outras ferramentas imprescindíveis para a instalação de sistemas. A Serraff ofereceu caixas bluetooth, a Aspen Pumps sorteou bombas de condensado e ferramentas e a Abrava livros sobre os 60 anos da entidade. A premiação foi completada com o sorteio de uma caixa ventiladora da Sicflux.

O evento contou com o patrocínio de Armacel, Aspen, Danfoss, Every Control, IMI, Mercato, Multivac, Powermatic, Serraff, Sicflux, Tosi e Trox. Contou, também, com o apoio de divulgação de ClimaRio, Dufrio, Eletro Frigor, Frigelar, Rentv e Totaline. Abrava, Sindratar-SP, Sindratar-RJ e Senai RJ deram seus apoios institucionais.

Tags:, , , , , , , , , , , , , ,

[fbcomments]