O curso de boas práticas para melhor contenção de HCFC-22 em sistemas de ar-condicionado do tipo janela e mini split faz parte da Etapa 2 do PBH. O objetivo do curso é a capacitação de mecânicos (as) e técnicos (as) que atuam na instalação, manutenção e reparo de sistemas de ar-condicionado do tipo split e janela nas boas práticas de refrigeração visando a redução de vazamentos de fluidos refrigerantes. Os cursos têm duração de 32 horas, sendo 30% teórico e 70% prático. Cada curso conta com a participação de no máximo 16 alunos (as).

Foram mais de 1 mil cursos realizados até hoje, com a formação de mais de 13 mil técnicos (até agora), por meio de 19 escolas técnicas parceiras do PBH em todas as 5 regiões do País. Esta foi a primeira turma exclusivamente feminina. Mas já tivemos milhares de turmas masculinas e mistas até hoje, atendendo a demanda do setor.

Nós entendemos que oportunidades como essa são capazes de abrir portas para as mulheres que desejam atuar no setor de refrigeração. A participação feminina vem aumentando a cada ano no setor AVAC-R, reunindo técnicas, mecânicas, engenheiras, vendedoras, prestadoras de serviços, jornalistas, administradoras e empresárias. Mas, nos trabalhos em campo, a presença das mulheres ainda é tímida, porém crescente, porque mais empresas abrem vagas para o público feminino, em busca do equilíbrio de gênero e, por consequência, de mais eficiência e produtividade. Atualmente, estima-se uma participação feminina em campo de apenas 8%.

Para nós, da GIZ e do MMA, foi um orgulho poder realizar esta primeira turma exclusivamente feminina, em parceria com o Senai-SP. O resultado foi excelente e emblemático do potencial futuro que o setor AVAC-R tem para atrai ainda mais mulheres para as atividades também de campo.

Stefanie von Heinemann, Consultora e Gerente de Projetos da GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH)

Veja também:

Boas práticas em sistemas de ar-condicionado

Tags:, ,

[fbcomments]