No último dia 16 de maio aconteceu a primeira etapa do 8 º. Workshop de Comissionamento de Instalações sob o tema “Comissionamento 2.0: Conceitos e Aplicações”, organizado pelo Departamento Nacional Building Commissioning Association Brasil (DN BCA Brasil da Abrava). O evento realizado anualmente tem por objetivo levar informações e atualizações, com apresentação de cases e adoção das melhores práticas em comissionamento. Mais de cinquenta profissionais estiveram reunidos para o evento que aconteceu na sede da Fiesp.

Arnaldo Basile, presidente da Abrava destacou, na abertura, a importância do tema para o setor AVAC-R, assim como a relevância do comissionamento diante do ESG. Ainda na cerimônia de abertura, o secretário geral do Sindratar SP, Marcelo Mesquita, proferiu suas palavras de incentivo para que o BCA continue disseminando informações a respeito do tema.

Para Fábio Neves, presidente em exercício da BCA Brasil Chapter, e diretor da Anthares Soluções em HVAC, “o evento foi um sucesso e motivo de orgulho para os organizadores e membros do DN BCA. Foi gratificante ver profissionais comprometidos discutindo, compartilhando conhecimentos e fortalecendo o propósito pelo qual nos empenhamos em disseminar os conceitos do comissionamento. A troca de experiências e os debates durante o evento foram fundamentais para impulsionar e promover a ferramenta do comissionamento”.

A programação do evento contou com oito palestras, e foi encerrada por uma mesa-redonda mediada por Fábio Neves. Os palestrantes convidados e os temas abordados foram: O agente comissionador e a formação da equipe de comissionamento, por Marcos A. Vargas Pereira (Térmica Brasil); O que não fazer! Lições aprendidas no sistema de HVAC – Prédio ADM Mecalor, por Henrique Ziroldo de Araujo (Klimatix); Comissionamento: casos reais, Jorge Gennari (Mantest Soluções Integradas); Fundamentos do Comissionamento, Maurício Salomão Rodrigues (Somar Engenharia); Proteja seu investimento com instalações eficientes, Luiz Eduardo Salsa Fonseca (Daikin); Retrocomissionamento – um estudo de caso, Vinicius Costa (Anthares Soluções em HVAC); Comissionamento x comissionamento 2.0: o que muda?, José Roberto Borsoi (B2DC); e Comissionamento na visão de investidores e usuários, Alexandre Marcelo Lara (A&F Partners Consulting). As palestras estão disponíveis para download em http://www.bcxa.com.br/8-workshop-bca-brasil.html

O workshop contou com o patrocínio das empresas Daikin e Klimatic, além do copatrocínio da Somar Engenharia. A segunda etapa do workshop está agendada para o mês de outubro.

Tags:, ,

[fbcomments]