O presente e o futuro do processo de descarbonização na refrigeração foram intensamente debatido no dia 28 de junho, durante o “IV Seminário de Refrigeração Comercial e Industrial”, organizado pelo Departamento Nacional de Refrigeração Comercial e Industrial da Abrava.

A partir do tema central “Desafios e oportunidades da refrigeração em um mundo descarbonizado”, especialistas expuseram suas ideias a mais de 200 participantes presenciais e online, entre os quais representantes da Fiesp, Senai, ENBPAR, Ambev e Imbera, além de profissionais de empresas atuantes no setor da refrigeração. O Seminário aconteceu no auditório da Federação das Indústrias de São Paulo.

“A descarbonização é um tema que está em discussão no mundo, o netzero entrou de vez para a pauta acerca de discussões da não emissão de CO2 e redução do uso de energia com foco na eficiência energética, assunto que engloba a refrigeração, sem deixar de considerar a eletrificação, tendência mundial que aponta as bombas de calor como uma das soluções para contribuição do atual cenário”, destacou Renato Majarão, presidente do DN Refrigeração.

O presidente da Abrava, Arnaldo Basile, parabenizou o DN pela realização do evento e por colocar em discussão tema tão relevante, “tendo em vista a evidente necessidade de o Brasil se adaptar e introduzir, na pauta do dia a dia, a busca por novas aplicações de baixo carbono, assim como o exercício das boas práticas no setor e para toda sociedade”.

A cerimônia oficial de abertura, comandada por Luiz Villaça, membro do DN Refrigeração, contou ainda com a participação do Prof. Osvaldo Lahoz Maia, que representou o diretor-geral do Senai-SP, Ricardo Terra, que destacou a importância da qualificação profissional e inovação nas tratativas das questões climática.

O gerente-geral do Sindratar-SP, Marcelo Mesquita, por sua vez, incentivou mais discussões do setor AVAC-R acerca do tema.

O tema central do IV Seminário deu a tônica às 12 palestras da programação. A gerente do Departamento de Desenvolvimento Sustentável (DDS) da Fiesp, Anicia Pio, falou sobre “A perspectiva de transição para uma economia de baixo carbono”. O painel da manhã ainda contou com as palestras “Descarbonização em sistemas de refrigeração industrial”, por Jairo José de Araújo, da Mayekawa; “Eficiência energética para sistemas de água gelada: soluções, case e descarbonização”, por Diego Nista, da Klimatix; “Aplicações de desumidificação dessecante na indústria de alimentos”, por Jefferson Carara, da Munters; “Isolantes térmicos Armaflex sob a ótica da sustentabilidade”, por André Dickert, da Armacell; e apresentação do case de descarbonização da Ambev, ministrada pelo diretor de sustentabilidade Caio Augusto e pela especialista em sustentabilidade e mudanças climáticas, Monica Navarro. O período foi encerrado com a realização de uma mesa-redonda.

O ciclo de palestras do período da tarde foi aberto com a apresentação de George Alves, da ENPBAR – Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional, que falou a respeito da “Transição e continuidade do Procel com a ENBPAR”.

A programação continuou com as palestras “Redução de emissões e o futuro sustentável para refrigeração”, por Lucas Fugita, da Chemours; “Vantagens dos sistemas de gerenciamento remoto na refrigeração, por Anderson Padilha, da Full Gauge; “Programa de descarbonização da indústria”, apresentado por Vanessa Campos Guedes, do Senai-SP; “Ventiladores para sistemas com fluidos refrigerantes inflamáveis”, por Jorge Araújo Monzém, da ebm-papst; e, “Pilar WCM – Meio ambiente e energia com foco em descarbonização”, por Marcos Silva e equipe Imbera. Ao final, uma mesa-redonda foi formada para debate acerca das temáticas apresentadas.

O Seminário contou com o patrocínio das empresas: Armacell, Chemours, ebm-papst, Full Gauge, Klimatix, Mayekawa e Munters, sendo uma correalização do Sindratar SP, e apoio de diversas entidades dos setores representados. A íntegra do evento pode ser conferida no canal oficial do Youtube da ABRAVA https://www.youtube.com/live/820v3An_I_A?feature=share

Tags:,

[fbcomments]