Nas décadas recentes o segmento de refrigeração e ar-condicionado cresceu substancialmente no Brasil e, de acordo com levantamento feito pela Abrava, o setor AVAC-R, que reúne refrigeração, ar-condicionado, aquecimento e ventilação, espera um aumento de 7% nas receitas deste ano, passando de R$ 34,2 bilhões em 2022 para R$ 36,6 bilhões. Com isso, a expectativa é que o faturamento de 2023 seja o maior dos últimos 15 anos. Especificamente no mercado de ar-condicionado residencial, uma alta de 3% é estimada para 2023.

Por esses dados, é possível notar que a importância do ar-condicionado nas residências, comércio e indústria, traz uma preocupação natural que é o consumo de energia elétrica no seu uso.

Ao contrário do que muita gente pensa, o ar-condicionado contribui para a economia de energia elétrica à medida em que agrega inovação e tecnologia focadas na eficiência energética dos equipamentos. Um exemplo disso é a utilização da tecnologia inverter, que mantém o aquecimento ou o resfriamento do ambiente sem oscilações ou picos de energia, fazendo com que o equipamento consuma menos energia elétrica, ou seja, seja mais eficiente energeticamente.

Outra novidade em termos de eficiência energética são os condicionadores de ar que utilizam o fluido ou gás refrigerante R-32, o mais moderno atualmente no mercado. Com potencial de aquecimento global (GWP) em torno de 1/3 em relação ao fluido R-410A e eficiência energética superior, o R-32 é a melhor escolha para quem busca economizar energia e proteger o meio ambiente ao mesmo tempo.

A Fujitsu General do Brasil, multinacional japonesa que fabrica e distribui os condicionadores de ar das marcas Fujitsu e Airstage no Brasil, já lançou alguns modelos de ar-condicionado como o cassete e o teto que utilizam o R-32 e está migrando toda a sua linha para produtos com essa nova tecnologia mais amigável ao meio ambiente.

A alta eficiência energética dos condicionadores de ar Fujitsu também foi certificada pelo Inmetro que, recentemente, vem substituindo o CEE (Coeficiente de Eficiência Energética = EER) pelo IDRS (Índice de Desempenho de Resfriamento Sazonal = SEER). Diversos modelos fabricados e distribuídos pela empresa possuem o Selo Procel Ouro, como o modelo Teto de 24 mil BTU/h, por exemplo, que obteve classificação de eficiência energética comprovadamente muito superior aos demais modelos da mesma categoria no mercado.

Manter os condicionadores de ar em bom funcionamento, realizar a limpeza de filtros com frequência e a manutenção periodicamente por técnicos capacitados também contribui para que os equipamentos operem de maneira mais eficiente e consumam menos energia elétrica.

O Dia Mundial da Energia é uma ótima oportunidade para refletir sobre a importância desse recurso e a sustentabilidade no uso da energia elétrica em nosso dia a dia.

Em sintonia com a sustentabilidade, a Fujitsu General do Brasil tem como missão “Vivendo juntos pelo nosso futuro”. É por isso que a nossa estratégia de crescimento se concentra em ser o mais amigável ao meio ambiente possível, oferecendo soluções que são eficientes energeticamente e sustentáveis. Nosso compromisso com a gestão sustentável se baseia em três pilares: “Coexistência e Harmonia com o Planeta”, “Contribuição com a sociedade” e “Empatia com os Colaboradores”.

Os nossos produtos, a nossa missão e os nossos valores comprovam que é possível ter conforto térmico, economizar energia e proteger o meio ambiente ao mesmo tempo, cuidando das pessoas hoje e garantindo um futuro melhor a todos.

Akihide Sayama é Presidente da Fujitsu General do Brasil

Tags:, ,

[fbcomments]