Aconteceu no dia 20 de junho, a 1ª edição do Seminário de Qualidade do Ar e Tratamento de Águas, ocasião também de realização do 1º Encontro Nacional de Tratadores de Águas para o setor AVAC-R – Enatrar. O evento, que aconteceu no Auditório do Centro de Ciência da Saúde da UFSC,  foi organizado pela Abrava, por meio do Comitê Nacional de Tratamento de Águas, e contou com a correalização do Simmmef – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico da Região Metropolitana de Florianópolis e da Universidade Federal de Santa Catarina.

Reunindo mais de 90 profissionais, o seminário teve oito palestras ministradas por profissionais das áreas da engenharia e saúde. “O evento trouxe ao mercado de Santa Catarina, a similaridade entre os temas tratamento de águas e qualidade de ar interno, temas como usos múltiplos de águas em ambientes hospitalares, formas para monitoramento de águas e qualidade do ar interno, assim como, a relação com a saúde das pessoas foram abordados e debatidos por especialistas, médicos, engenheiros, técnicos e usuários que estavam presentes. O seminário também foi um sucesso no aspecto de união entre os setores de saúde e Engenharia, ou seja, havendo sinergia entre ambos teremos benefícios na saúde dos usuários, na conservação de equipamentos e eficácia em vários processos que utilizam águas e necessitam de qualidade de ar interno”, declarou Charles Domingues, presidente do Comitê de Tratamento de Águas da Abrava e organizador do Seminário.

O evento foi conduzido por Arivan Sampaio Zanlucca, vice-presidente do Simmeff.  A cerimônia oficial de abertura contou com a participação do Prof. Dr. Fabrício Neves, diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFSC que destacou a importância de tratar temas como o do Seminário em um ambiente acadêmico. A cerimônia de abertura, contou ainda com a participação do vice-presidente da Regional Sudeste da Federação das Indústrias de SC, José Fernando da Silva Rocha. Leonardo Cozac, presidente do PNQAI – Plano Nacional de Qualidade do Ar, proferiu suas palavras destacando a relevância da disseminação de informações para a sociedade.

Zanluca apresentou as atividades desenvolvidas pelo Sindicato junto ao setor de AVAC-R, assim como destacou as parcerias mantidas com as diversas entidades, em especial Abrava, Asbrav  e o PNQAI, do qual é membro signatário.

A programação do Seminário contou com oito palestras: “Infecções pulmonares relacionadas ao ar-condicionado – Dra. Rosemari Maurici da Silva – UFSC; “Usos múltiplos da água em ambientes hospitalares – Água  na economia circular – Águas em AVAC-R” – Charles Domingues – CNTA Abrava; “Qualidade do Ar Interno em ambientes hospitalares” –Leonardo Cozac – PNQAI/Brasindoor; “Monitoramento em águas de arrefecimento” – Anderson Frederico; “Importância da renovação do ar e ambientes internos” – Leandro Wolff – Sicflux; “PMOC e seus aspectos legais” – Mário Canale – Presidente da Asbrav; “Torres de resfriamento e a água (importância no contexto do conforto térmico, hospitalar e industrial) – Bruno Bonaldi- Evapco; e, “Sistemas ativos no controle da qualidade do ar interno” – Ricardo Cheren.

A programação do evento contou ainda com duas mesas-redondas, que foram mediadas por Charles Domingues, uma a cada final de um período. A mesa de encerramento contou ainda com três participações especiais: Prof. Dr. Fabrício Neves, que contribuiu com a mediação, e duas médicas convidadas para a ocasião, a Dra. Leila John Marques Steidle, médica responsável pelo ambulatório de doenças intersticiais pulmonares do HU-UFSC, e a Dra. Jane da Silva, médica alergista, coordenadora do Núcleo de Alergia do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC).

A realização do Seminário contou com o patrocínio da empresa Sicflux, e copatrocínio da Klimatix.

[fbcomments]