Empresa, que teve sua evolução a partir de um negócio familiar, construiu um robusto e inovador portfólio de produtos para o AVAC

Em 1885, James Trane e seu filho Reuben, iniciaram um negócio familiar de encanamentos na cidade de La Crosse, Wisconsin, EUA. James era um engenheiro norueguês que emigrou para os Estados Unidos. Seu filho já nasceu em território norte-americano, precisamente em La Crosse, no ano de 1886, tendo se formado em engenharia mecânica pela Universidade de Wisconsin.

O negócio prosperou e, em 1913, eles constituíram a Trane Company. Pioneira em controle climático, a empresa registrou a sua primeira patente em 1931 e, sete anos depois, lançava seu primeiro equipamento de ar-condicionado, o Turbovac, um chiller centrífugo semi-hermético, de acionamento direto e de funcionamento à baixa pressão que alterou fundamentalmente a abordagem da indústria para sistemas de ar-condicionado de grandes edifícios.

Essas primeiras inovações abriram o caminho para o ar-condicionado comercial CenTraVac, chiller com a mais alta eficiência e as menores emissões do mercado, dando à Trane a liderança no setor. Atualmente, a empresa é detentora de mais de 6 mil patentes, sendo uma das líderes mundiais na fabricação de sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado (AVAC). Suas soluções podem ser encontradas em pontos de referência, como a Grand Central Station de Nova York, EUA, e o Burj Khalifa, em Dubai, nos Emirados Árabes, além de diversos prédios e residências ao redor do mundo.

Além disso, a Trane fornece sistemas e serviços de AVAC para uma variedade de ambientes industriais, que têm necessidades específicas em termos de controle de temperatura e umidade. Atende, também, engenheiros, empreiteiros e proprietários de edifícios em uma variedade de mercados, incluindo educação, saúde, governo, centros de dados, hospedagem, varejo e imóveis comerciais, entra outros.

A Trane mantém uma presença global robusta com um notável ritmo de crescimento, sem abdicar dos valores que caracterizaram o negócio inicial de encanamento há mais de século. Em 2008, o grupo Ingersoll Rand adquiriu a empresa e, em 2020, após a separação dos segmentos Clima e Industrial da Ingersoll Rand, a Trane Technologies se tornou a nova detentora da empresa. A atual sede da Trane Technologies fica em Davidson, no estado da Carolina do Norte, EUA.

Presença no Brasil

No Brasil, sua história começou em 1972 com a aquisição da Coldex. Recentemente, a empresa anunciou a decisão de encerrar a unidade fabril de Araucária, como parte de uma decisão estratégica de supply chain, em sintonia com o propósito de investir continuamente em tecnologia e inovação, renovando o compromisso com o clima e garantindo que os produtos e serviços atendam às necessidades dos clientes, do mercado e do meio ambiente. “Acreditamos que os nossos clientes se beneficiarão com o acesso ao portfólio de produtos de outras fábricas da Trane, bem como as soluções sustentáveis de ponta no setor disponíveis em nosso portfólio global”, assegura uma fonte da empresa.

Em sua nova estratégia de negócios, a Trane passa a disponibilizar para o Brasil um “portfólio global com tecnologia de ponta tanto em seus produtos, quanto nos serviços, com alta eficiência energética”.

A empresa informa que os equipamentos serão importados das demais unidades da Trane no mundo.  E para atender as necessidades específicas de diferentes setores e ambientes do mercado brasileiro, acabou de lançar no Brasil a campanha The time is now. A iniciativa tem como objetivo trazer ao mercado brasileiro lançamentos exclusivos com tecnologia de ponta em produtos e serviços com alta eficiência energética, integrantes do seu portfólio global.

Fazem parte desse portfólio global chillers como o RTAG e o Modular Aquacube CXAU – Bomba Calor, lançamento para o mercado de chiller modulares que alia eficiência e confiabilidade em um equipamento com compressores e ventiladores variáveis. A unidade de tratamento de ar CLCA, flexível com elevada integridade e estanqueidade, em atendimento da norma europeia EN 1886:2007. A nova série de tratamento de ar LPCQ, cujas unidades foram desenvolvidas com a faixa de volume de ar de 2000-38000 m³/h.

A Trane irá lançar em breve a nova linha VRF. O TVR Connect contará com dois lançamentos: o sistema TVR Ultra, de maior eficiência energética, com módulos de até 32 hp para 380V e 28 hp para 220V, podendo compor grandes sistemas de até 96 hp, e o sistema TVR Pro, cujas características são similares ao TVR Ultra, porém com destaque para sistema de gerenciamento de energia, que realiza o controle de temperatura do refrigerante e permite reduções adicionais de consumo da ordem de 30%.

A empresa manterá suas soluções de serviços, ancoradas pela plataforma de automação predial Tracer SC+, que inclui produtos de ponto-a-ponto, desde sensores e controles de equipamentos até gerenciamento predial completo. Isso inclui, ainda, os serviços digitais, que aproveitam os dados do usuário e as análises da empresa para criar painéis simples que podem ajudar a entender o desempenho do edifício e seus ativos.

Também a área de locação, que fornece refrigeração para aplicações customizadas, manutenções planejadas e eventos emergenciais continuam a ter lugar no modelo de negócios. Da mesma forma a área de upgrades, que permite atualizar ou substituir o sistema sem a necessidade de troca do equipamento, e a rede de lojas e pontos de venda na América Latina.

Veja também:

Trane lança a campanha The time is now

Linha do tempo da inovação

Tags:, ,

[fbcomments]