No final da década de 1960 a Mayekawa aportava no Brasil; atualmente, tem posição consolidada em vários segmentos da economia

Em 1924 nascia, em Tóquio, Japão, a Mayakawa. Inicialmente dedicada à fabricação de gelo, em pouco descobriu sua vocação para a fabricação de compressores alternativos para refrigeração.

No Brasil, ela aportou em 1968, tendo começado as atividades precisamente em 30 de julho. Inicialmente, estabeleceu-se no centro de São Paulo, transferindo-se, em seguida, para o município de Diadema, São Paulo, então um polo de atração de fábricas no ABC Paulista.

Importante situar que os anos 1960 assistiram um grande fluxo de capitais japoneses em direção ao Brasil. Por um lado, havia a promessa de fortalecimento do mercado local, mas também uma expansão dos negócios para a América do Sul. O Brasil, um país de dimensões continentais, surpreendia os japoneses pelo seu potencial e mostrava-se o mais propício a sediar os negócios da Mayekawa na América Latina, que iniciou os trabalhos em solo brasileiro atendendo aos setores que necessitavam de refrigeração para médias e altas capacidades.

Em 1972, comprovando a confiança no mercado local, foi inaugurada a primeira fase da fábrica da Mayekawa em Diadema, iniciando a fabricação de vasos de pressão e montagem de unidades compressoras pistão. Em 1973 inicia a fabricação de unidades compressor parafuso no Brasil, com bloco compressor importado do Japão. Em 2008, com a ampliação dos negócios, transferiu-se para o endereço atual, no município de Arujá, também Grande São Paulo.

Realmente, não são muitas as empresas que completaram 55 anos de atuação de uma forma consolidada. Ainda mais em um país que passou por muitas transformações econômicas, sociais e políticas, o que impacta de alguma forma nas organizações. No entanto, a Mayekawa conseguiu atravessar estas décadas e manter-se como empresa fabricante reconhecida pela sua seriedade e confiança. Entre tantos momentos, alguns merecem menção.

O período entre 1983 e 1992 marca o início da fabricação de blocos compressores parafusos, exceto o rotor, que era importado do Japão. Em 1996 a Mayekawa do Brasil realiza os primeiros projetos no mercado de cerveja e bebidas, com sistema indireto de NH3/ Solução. Até aquele momento, só havia sistemas de amônia direta.

Em 1999 é definido o planejamento de abertura de filiais da assistência técnica pelo país, com as filiais do Rio de Janeiro e da Bahia. Posteriormente, seriam abertas muitas outras, em um total de 16 filiais nos principais locais de concentração dos clientes. Em 2000 foi criada a divisão química da Mayekawa no Brasil (conhecida como MUPB), inicialmente com atuação nas áreas de projetos e engenharia, e com fabricação de equipamentos nos EUA. Em 2002 a divisão química fecha o primeiro pedido para fabricação no Brasil. Em 2004 foi fechado o primeiro pedido pela Petrobras, uma URV – Unidade de Recuperadora de Vapor – fabricado no Brasil.

Os anos de 2006 e 2007 foram os melhores na história da Mayekawa no Brasil, com um recorde na fabricação de unidades compressoras, como mostra a tabela, levando a Matriz a aprovar o investimento em uma nova fábrica para atender tanto as áreas de refrigeração como química em um único local. Em 2018 a empresa comemorava 50 anos de Brasil e, em 2022, a ampliação da fábrica, aumentando a área produtiva de 6.400 m2 para 8.000 m2.

Atualmente, a multinacional japonesa está consolidada como uma das empresas líderes na fabricação de equipamentos para o segmento de Refrigeração Industrial, provendo soluções e desenvolvendo tecnologias especiais que atendem diversos setores da economia, como alimentos, bebidas, química e petroquímica, óleos & gorduras; OEM e automação, entre outros.

Festa de lançamento do primeiro compressor industrial

No Brasil, a empresa atende e promove todo o tipo de suporte para qualquer necessidade de seus clientes. São 15 filiais espalhadas por  Belo Horizonte (MG), Macaé e Rio de Janeiro (RJ), São José do Rio Preto e São Paulo (SP), Recife (PE), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Canoas (RS), Cascavel e Curitiba (PR), Chapecó (SC), Cuiabá (MT), Belém (PA) e Goiânia (GO).

Especializada em inovação, a Mayekawa do Brasil está voltada para o desenvolvimento de novos produtos e melhorias de equipamentos já existentes. Através de novidades da tecnologia japonesa, a empresa disponibiliza processos e soluções que são únicas, buscando, dessa forma, certificação em todas as normas e leis necessárias para transmitir qualidade nos serviços desenvolvidos, como: ISO 90001 ASME, National Board, CRCC Petrobras para Vasos de Pressão, NORMA IE 60204-1:2005 para Painéis Mypro Touch.

Muito mais do que um case de sucesso industrial, a empresa que mantém em seu quadro 260 colaboradores, busca sentido para viver em harmonia com a natureza.  Por isso, suas tecnologias contribuem para um futuro sustentável e consciente com o meio ambiente, através do sistema chamado Natural Five, em que são utilizados cinco fluidos refrigerantes naturais: amônia (NH3), dióxido de carbono (CO2), água (H2O), hidrocarbonetos (HC) e ar, aplicados em sistemas de aquecimento, secagem, abastecimento de água quente, ar-condicionado, refrigeração e congelamento.

Primeiras instalações em Diadema

Outro destaque sustentável é a forte atuação da Mayekawa na cadeia de energia renovável com equipamentos para biogás, biometano, bio CO2 e amônia verde, através de produtos e soluções desenvolvidas com a mais alta engenharia, resultado de um século de atuação e experiência no mercado mundial.

A Mayekawa, com atuação no segmento de refrigeração, está presente em mais de vinte países e, no Brasil, conta com 15 filiais para atender as necessidades dos clientes. A Mayekawa vai muito além de equipamentos e compressores, oferece também soluções completas para todo o processo industrial; conta com uma área de serviços de assistência técnica, um grande diferencial que traz longevidade para os equipamentos e soluções de melhoria contínua e de eficiência energética. Possui uma equipe de profissionais com foco em inovação, especialmente voltada para o desenvolvimento de novos produtos e melhorias de equipamentos já existentes.

Exportando tecnologia

Sempre trazendo novidades, a empresa se caracteriza pela excelência da tecnologia japonesa de vanguarda dentro do panorama tecnológico mundial, com ponto forte na parceria de longo prazo com o cliente. Seus profissionais trabalham em conjunto em todos os estágios do projeto e analisam a solução que trará a melhor performance, sempre atentos para oferecer o melhor custo-benefício.

Tags:, ,

[fbcomments]