Sob tema “AVACR rumo a um futuro sustentável e saudável”, o XVIII Conbrava acontece entre os dias 13 e 15 de setembro, no São Paulo Expo

Organizado e realizado pela Abrava, o Congresso contará, nesta edição, com quatro mesas-redondas e mais de 40 palestras, recebendo convidados nacionais e internacionais, entre representantes da academia, de associações e de empresas do AVACR.

Com os objetivos de trocar experiências e atualizar a difusão de conhecimentos, baseados no que existe de mais moderno em tecnologias e soluções no escopo dos segmentos representados, o Congresso reúne palestrantes e profissionais de áreas multidisciplinares. Para o Leonardo Cozac, Presidente da Comissão Organizadora do Conbrava, o evento “já se consolidou como o maior evento técnico científico do mercado do AVACR da América Latina. O desafio foi organizar com excelência a 18ª edição e acreditamos que conseguimos. Estamos prontos para receber os participantes; serão três dias de muito conteúdo, por meio de atualização de conhecimentos pautados em novas soluções científicas e novas tecnologias”.

Tradicionalmente, as mesas-redondas levam para o Conbrava, debates de alto nível acerca das temáticas propostas de acordo com os quatro setores representados no evento.

“O AVAC-R numa perspectiva de energia renovável” será a tônica da mesa-redonda de Eficiência Energética, coordenada pelo engenheiro José Carlos Felamingo (Union Rhac) e Ênio Bandarra (Universidade Federal de Uberlândia), em consonância com a linha da temática escolhida para o Conbrava, que é construir um futuro saudável e sustentável.

A mesa-redonda de fluidos refrigerantes, coordenada pelos engenheiros Roberto Peixoto (Instituto Mauá de Tecnologia) e Celina Bacellar (Johnson Controls), trará para o Congresso alguns temas que têm ganhado notoriedade diante de discussões acerca das mudanças climáticas, como a ratificação e a implementação da Emenda de Kigali do Protocolo de Montreal, que estabelece a redução do consumo de HFCs – hidrofluorocarbonetos, assim como regulamentos regionais e nacionais. A partir desta perspectiva, a indústria de refrigeração e ar-condicionado e bombas de calor tem intensificado o uso de refrigerantes com baixo GWP.

Os participantes das discussões acerca do tema Fluidos Refrigerante foram escolhidos para que possam apresentar seus posicionamentos e a participação em um debate focado nas opções de refrigerantes de baixo GWP para substituição dos HFCs de alto GWP, tanto para novos equipamentos de refrigeração e ar-condicionado, como para unidades existentes.

A importância da Qualidade do Ar Interno e o impacto na saúde das pessoas é um tema há muito debatido que continua em evidência e ganhou notoriedade aos olhos de especialistas e da sociedade. Coordenada pelo engenheiro Antonio Luis de Campos Mariani (Coordenador do LEQAI USP – Laboratório de Qualidade do Ar Interno da USP – Universidade de SP) e Arthur Aikawa (presidente do Qualindoor Abrava – Departamento de Qualidade do Ar Interno).

Nos últimos tempos, o tema Tratamento de Águas permanece em evidência no setor do frio, e assuntos como conservação, performance e retorno sobre investimento ganharam destaque e darão a tônica do debate, além de destacar os avanços em questões primordiais que norteiam um programa de tratamento de águas. A mesa-redonda de Tratamento de Águas, coordenada pelo engenheiro Charles Domingues (presidente do Comitê Nacional de Tratamento de Águas) e Alberto Hernandez Neto (Prof. Associado da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo no Departamento de Engenharia Mecânica.

Inscrições e programação completa podem ser acessadas em www.conbrava.com.br.

Alessandra Lopes, assessora de comunicação da Abrava

Tags:, , ,

[fbcomments]