Após 5 anos, Entrac retorna a Ribeirão Preto sendo recebido com entusiasmo pelos profissionais da região

 Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, foi a cidade anfitriã de mais um Entrac. O evento aconteceu nos dias 9 e 10 de agosto, atraindo uma centena de profissionais dos diversos segmentos do AVACR. Como sempre, a tônica foram as palestras técnicas e de aplicação de produtos, acompanhadas atentamente por um público estritamente técnico.

Os temas variaram, desde a eficiência energética à qualidade do ar interno. Mas sem deixar de lado as boas práticas, expressas no ferramental necessário para uma instalação perfeita, ou nas dicas sobre os movimentos no mercado de refrigeração e ar-condicionado, tema abordado por Arnaldo Basile, presidente da Abrava.

Leandro Wolf, da Sicflux, discorreu sobre o controle de fumaça e calor através da pressurização de escadas. Unindo qualidade do ar interno com eficiência energética, Marcos Santamaria, das Indústrias Tosi, falou sobre os sistemas DOAS. No aspecto conforto, qualidade do ar e segurança com eficiência energética, Leandro Medéa, da Belimo, mostrou algumas soluções disponíveis.

Tecnologias e estratégias para economia de energia, mereceram atenção de vários palestrantes. A começar por Diego Nista, da Klimatix, que mostrou as soluções em chillers, apoiando-se em cases práticos. Avançando com o tema, Douglas Souza, da Refrisat, apresentou soluções de resfriamento adiabático.

O capítulo boas práticas de instalação foi o mais explorado. A começar por Fernanda Nunes dos Santos, da Multivac, que apresentou as vantagens dos dutos em painéis pré-isolados MPU. Davi Salgado, da Hidrodema, trouxe a novidade dos termoplásticos nos sistemas de água gelada, enquanto André Dickert, da Hidrodema, discorreu sobre as boas práticas na aplicação de isolamento térmico. O tema recebeu, ainda, a atenção de Carlos Navarro, da Aspen Pumps, que mostrou as vantagens das bombas de condensado.

Sobre a aplicação de produtos e tecnologias, Marcelo Dadalt, da Brahex, falou sobre os trocadores de calor. Rafael Vieira, da S&P Otam mostrou como a ventilação impacta nos diversos segmentos da economia e Gilvan Eleutério, da Ageon, explicou as vantagens do monitoramento remoto de ativos circulantes. O encerramento, mais uma vez, ficou a cargo de Francisco Dantas, da Interplan Planejamento Térmico, com o tema “Energia: reduzir antes de gerar”, mostrando que a energia mais barata é aquela que se poupa.

O Entrac de Ribeirão Preto foi patrocinado por: Ageon, Armacell, Aspen Pumps, Belimo, Brahex, Hidrodema, Klimatix, Multivac/MPU, Refrisat, Sicflux, Soler Palau/Otam, Indústrias Tosi.

Contou, ainda, com o apoio institucional de Abrava, Senai Ribeirão Preto, Sindratar-SP e Ashrae Chapter Brasil. A divulgação contou com a ajuda de Climario, Dufrio, Frigelar, MultiFrio e Perin&Cia.

Tags:,

[fbcomments]