Encontro de projetistas e consultores debate a gênese dos sistemas de ar-condicionado e refrigeração

Mais de 200 profissionais envolvidos nas atividades de projeto e consultoria marcaram presença no XXIII Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores (ENPC), que abordou o tema AVACR – Conforto ou Necessidade?. O encontro, organizado pelo Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores da Abrava, aconteceu no Expo SP durante os dias 11 e 12 de setembro último e contou com a correalização do Sindratar SP.

O ENPC tem por objetivo apresentar tendências e novas tecnologias aplicadas em projetos de climatização e refrigeração e, na presente edição, exibiu mais de 20 palestras, além de um painel de discussão sobre a NBR 7256 – Tratamento de ar em estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS) – Requisitos para projeto e execução de instalações.

“É com a sensação de dever cumprido que encerramos a 23ª edição deste encontro. Todos os anos, o nosso primeiro desafio é a escolha do tema, pois a área de projetos abrange diversos temas relevantes e que precisam ser debatidos. Neste ano, definimos o seguinte tema: AVAC-R – Conforto ou necessidade? Neste contexto, desafiamos os palestrantes a ministrarem as suas apresentações com base nesta reflexão e o resultado superou as expectativas”, diz Francisco Pimenta, presidente do DNPC que encerrou a sua gestão durante o Encontro.

“Nós projetistas sempre atuamos focados na inserção da qualidade do ar nos projetos de climatização, desde a consideração dos parâmetros estabelecidos até as taxas adequadas de ar externo e a sua respectiva classe de filtragem. Às vezes, estes fatores não são de conhecimento do contratante. Mas, o advento da pandemia deixou em evidência este tema para toda a sociedade, facilitando assim a assimilação deste conceito e abrindo um caminho, não apenas para os profissionais da área de projetos, mas para diversos segmentos falarem a respeito da importância e os impactos da qualidade do ar internos na saúde das pessoas”, finalizou Pimenta.

A mesa da abertura solene do ENPC 2023 teve a participação de Francisco Pimenta, Arnaldo Basile (Presidente da Abrava), Edson Alves (Presidente da Smacna), Eduardo Yamada (presidente eleito do Ashrae Chapter Brasil) e Ricardo Albert (vice-presidente da Asbrav, na ocasião representando o presidente Mário Canale).

A programação do primeiro dia contou com 8 palestras e a realização de um painel, com abertura de Arthur Aikawa, presidente do Qualindoor, que destacou a recente NBR 17.037, elaborada a partir da necessidade de atualização da RE 09 da Anvisa, elaborada há mais de 20 anos, em aspectos como novos conhecimentos, novas tecnologias e necessidades do mercado. A Norma considera novos aspectos como métodos e padrões de referência, gestão da qualidade do ar interno, apontamentos normativos como a Lei 13.589 que estabeleceu a obrigatoriedade do PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle e a Portaria 3523 do Ministério da Saúde, entre outros fatores.

Ainda na programação, temas alinhados à proposta do ENPC: O Futuro com Fluidos Refrigerantes A2L de baixo GWP, por Lucas Fugita (Chemours); Pilares da Descarbonização, por Rafael Dutra (Trane); Ar condicionado em situações de pandemia, por Celso Simões Alexandre (Trox); Eficiência Energética em Sistemas de água gelada, por Henrique Ziroldo Araujo (Klimatix); Building Resiliency in times of climate change, por Gustavo Hoffmann (Midea Carrier); Grundfos distributed pumping: Uma nova forma de projetar sistemas de água gelada, por Eduardo Spagnuolo (Grundfos); e Tendências do mercado AVAC, por João Manuel Aureliano (Daikin).

O primeiro dia da programação foi encerrado com um painel de discussão sobre a NBR 7256, Tratamento de ar em estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS) – Requisitos para projeto e execução das instalações, norma que levou mais de sete anos em revisão, comandada pelo ABNT/CB 055, secretariado pela Abrava. O objetivo central da norma é orientar profissionais de áreas médicas, engenharias e responsáveis por empreendimento dedicados à saúde, quanto à segurança de profissionais e usuários de ambientes médicos e hospitalares. O painel foi mediado por Miguel Ferreirós, com a participação do secretário da NBR, Mário Alexandre M. Ferreira (Asbrav), Celso Simões (Trox), membro da comissão de revisão da NBR.

De acordo com Ferreirós, a conclusão é que a partir de sua emissão em 2021 e emenda em outubro de 2022 as empresas projetistas, instaladoras, fabricantes, de comissionamento e de manutenção de sistemas de AVAC-R passaram a trabalhar para cumprir os requisitos da Norma em instalações novas e reformas de instalações existentes. A preocupação com a elevação de custos decorrentes para instalações de ambientes classificados como nível de risco 1 como salas de exames, clínicas de reabilitação ambulatórios de terapia ocupacional, entre outros, foi o tema que teve maior enfoque durante o painel de discussão.

O segundo e último dia de programação do ENPC contou com nove palestras, e foi aberta com a palestra internacional da Ashrae (American Society of Heating, Refrigeration and Air-Conditioning Engineering) que esteve presente representada pela sua presidente Internacional, Ginger Scoggins, o Diretor Regional, John Constantinide e o Presidente do Capítulo Brasil, Alexandre Kontoyanis.

Em sua apresentação, Scoggins apresentou os desafios para o novo projeto da sede da ASHRAE em Atlanta. A nova sede foi concebida através de uma grande reforma em um edifício dos anos 1970 com aproximadamente 6000 m², transformando-o em uma instalação NZEB (Net Zero Energy Building) por meio de um projeto de climatização eficiente e autoprodução de energia por painéis solares. A presidente destacou a importância do Brasil dentro da ASHRAE, com mais de 300 membros atuantes nos dois capítulos brasileiros e com diversos projetos reconhecidos e premiados nos últimos anos.

Ainda na programação, palestras de temas variados relacionados ao tema central. Respire tranquilo! A importância da ventilação para conforte e saúde, por Carlos Santos Jr e Eduardo Berthomeu (Sicflux); Melhores práticas para instalações de bombas em aplicações de torres de resfriamento de circuito aberto”, Wilson José de Souza ( Armstrong); Soluções Danfoss para balanceamento hidrônico e medidores de energia térmica, por João Aguena (Danfoss); Resfriamento Adiabático e a Ar: Conceitos e Aplicações, Bruno Bonaldi (Evapco); Soluções para ambientes internos saudáveis e eficientes, por Leandro Medea (Belimo); Ambientes Saudáveis e produtivos podem ser sustentáveis?, por Manoel Gameiro (Ecoquest); Aquecimento de água com bomba de calor. Estudo de casos: Hotel Marriot Guarulhos e Hotel Jequitimar”, por Marcos Santamaria (Tosi); e Novas tendências para conforto e eficiência em sistemas VRF, por Gustavo Baptista (Samsung).

Homenagem

 Assim como todas as edições do ENPC, aconteceu a homenagem a uma personalidade do AVAC-R, escolhida pela comissão organizadora do Encontro. O homenageado foi o Engenheiro Willem Hendrik Jan Godfried Scheepmaker, que atua no setor desde 1964, com passagens por Starco, Sidec, Tecfril, Engetherm que, em 1990, fundou o Escritório Técnico Willem Scheepmaker & Associados. No ano de 1992 atuou como Diretor da Abrava.

Nova presidência do DNPC

 A cada dois anos, a gestão do Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores elege uma nova diretoria, desta forma, Francisco Pimenta, da Climatizar Engenharia, passou o cargo de presidente para Fernando Rossi Tessaro, da Termacon  Projeto e Consultoria. Para o cargo de vice-presidente foi eleito Célio Martins, da Análise.

“Assumir a presidência é uma responsabilidade importante que requer habilidades de liderança, organização e comunicação para aprimorar o encontro anual de projetistas e consultores da Abrava e garantir que os temas das palestras sejam atuais, inovadores e atrativos. É um grande desafio dar continuidade aos trabalhos que deram certo da gestão anterior. O Encontro permitiu a integração e interoperatividade dos profissionais de projetos e consultorias, fabricantes e instaladores”, declarou Tessaro, que cumprirá mandato de 2023 a 2025.

Encerramento

A programação do ENPC 2023 foi encerrada com os tradicionais sorteios. A empresa Sicflux levará cinco membros do DNPC para visita à sua fábrica em Florianópolis, além de uma passagem para visitar sua fábrica em Chicago, em janeiro de 2024.

O DNPC também sorteou uma passagem para a AHR 2024, que acontece em janeiro do próximo ano.

Com informações da jornalista Alessandra Lopes, da Momento Comunicação, da assessoria de comunicação da Abrava

Tags:, , ,

[fbcomments]