AVAC-R rumo a um futuro sustentável e saudável foi o tema do XVIII Conbrava

O Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar, que reuniu mais de 600 congressistas, aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de setembro, no São Paulo Expo. Organizado e realizado pela Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), e correalização do SINDRATAR SP, o Congresso contou com quatro mesas-redondas e mais de 40 palestras. Especialistas nacionais e internacionais, reunindo representantes da academia, associações e empresas do AVAC-R trouxeram sua experiência para o público.

Público recorde prestigiou o evento

Com abrangência nacional e internacional e periodicidade bienal, o evento atingiu seus objetivos ao proporcionar a troca de experiência, atualização e difusão de conhecimentos baseados no que existe de mais moderno em tecnologias e soluções no escopo dos segmentos representados pela Abrava. Enquanto fórum de debates, o Congresso reuniu palestrantes e profissionais de áreas multidisciplinares, que tiveram a oportunidade de acessar o que existe de mais atual dentro e fora do Brasil.

A comissão organizadora da 18ª edição do Conbrava, formada por mais de 30 profissionais de áreas multidisciplinares, se reuniu inúmeras vezes para a definição de um tema contemporâneo – “rumo a um futuro saudável e sustentável” – e importante para o momento que a sociedade brasileira e mundial vive, além da seleção dos trabalhos a serem apresentados, a partir de mais de 110 apresentados.

Para Leonardo Cozac, Presidente da Comissão Organizadora do Conbrava, “a qualidade dos trabalhos apresentados, bem como as discussões nas mesas redondas, foram da mais alta qualidade técnica e acadêmica sendo considerado, por muitos, um dos melhores congressos dos últimos anos”.

O primeiro dia de programação do evento contou com uma abertura solene formada por Leonardo Cozac, e outras personalidades, como, Gilberto Natalini ( Secretário executivo de Mudanças Climáticas, do município de SP), Pedro Evangelinos (Presidente do Conselho Administrativo da Abrava), Arnaldo Basile (Presidente Executivo da Abrava), Charles Domingues (vice-presidente da comissão organizadora do Conbrava 2023), Alexandre Kontoyanis ( presidente do Chapter Brasil da Ashrae),  Mário Canale (presidente Asbrav), Edson Alves (presidente Smacna), Gerson Catapano (Presidente da SBCC), e Marcelo Linguitt (representante da Mutua Confea).

Mesa redonda qualidade do ar

Gilberto Natalini destacou em seu discurso que “a criação da secretaria de mudanças climáticas no município de SP é para se comemorar, pois é a primeira criada no Brasil, já seguida pela recém criada em Niterói e da já anunciada em Belém do Pará” e citou uma fala do secretário da ONU, Antonio Guterres que disse que as mudanças climáticas estão fora do controle, “passamos pela emergência, catástrofe e agora estamos na fase do colapso climático”.

O ciclo de palestras do Conbrava foi aberto com a palestra internacional da presidente da Ashrae, Ginger Scoggins, que abordou o tema Ashrae 2023-2024 Presidential Theme – Challenge Accepted: Tackling the Climate Crisis.

Mesa redonda eficiência energética

Foram três dias de disseminação de informações, apresentação de novas tendências e soluções para o bem-estar, segurança e qualidade de vida da população, além das questões relacionadas à vida sustentável. Na programação, mais de 40 palestras, considerando trabalhos aprovados, além de as palestras de convidados de entidades, órgãos correlacionados ao setor AVAC-R e palestras técnico-comerciais das empresas patrocinadoras. O legado do Congresso pode ser conferido no site www.conbrava.com.br

As mesas-redondas

Tradicionalmente, as mesas-redondas levam para o evento debates acerca das temáticas propostas de acordo com os quatro setores representados no evento: Eficiência Energética, Fluidos Refrigerantes, Qualidade do Ar Interno e Tratamento de Águas para o setor AVAC-R.

Mesa redonda tratamento de águas

Como legado desta edição, a síntese das mesas-redondas foi deixada para que a comunidade técnico-científica-acadêmica utilize como base para futuros projetos e ações em benefício do contínuo desenvolvimento tecnológico e das boas práticas nos setores do Ar-Condicionado, Refrigeração, Ventilação e Aquecimento. Para os interessados, a íntegra das considerações do presidente da comissão organizadora do evento e dos coordenadores das mesas-redondas podem ser conferidas no canal do youtube da Abrava.

Mesa redonda fluidos refrigerantes

Trabalhos

Com o objetivo de incentivar as novas ideias e intercâmbios de experiências inovadoras, foram premiados os três melhores trabalhos apresentados, eleitos pelos congressistas participantes durante o evento. Esta é uma forma de reconhecer, valorizar e apresentar ao mercado os melhores trabalhos desenvolvidos por profissionais que atuam no setor AVAC-R. São eles:

1º lugar

Otimização experimental de salas de cirurgia utilizando fluxo de ar unidirecional com foco em projeto por Christyam Alcantara Paulo da Silva e Jorge Zato

2º lugar

Literature review on air-to-air energy recovery equipment (ERV) applied in air  conditioning  systems, por João Pimenta

3º lugar

Tecnologias aplicadas na garantia da performance e eficiência no tratamento do ar em estabelecimentos assistenciais de saúde, por Ricardo Facury

 Apoio

 Esta edição do Conbrava contou com patrocínio e apoio de empresas que viabilizaram a sua realização. Categoria diamante: Daikin e Heating Colling; Categoria ouro: Trane; Categoria prata: Armstrong, Danfoss, Klimatix, Midea Carrier, Trox Technik, Mútua/ Confea; Copatrocínio: Conforlab, Copeland, KSB, Projelmec e RAC

O Conbrava contou ainda com o apoio institucional das entidades: Abrafac, Abralimp, Asbrav, Ashrae Brasil Chapter, Brasindoor, Faiar, Fapro, Febrava, FEI, Grupas, IBF, IIAR, Mackenzie, PNQAI, SBCC, Simmmef, Smacna Brasil, Universidade de São Paulo – Poli USP.

Confira as diversas entrevistas com especialistas do Conbrava no canal do youtube Abrava.

Alessandra Lopes (Momento Comunicação)

Tags:, ,

[fbcomments]