Empreendedorismo, inserção e reconhecimento da importância feminina foram temas de debates e palestras

O Comitê de Mulheres da Abrava promoveu mais um encontro no dia 14 de setembro, em paralelo ao Conbrava, por ocasião da realização da 22ª. Febrava. A discussão girou em torno do atual momento das mulheres no setor, versando sobre empreendedorismo, inserção e reconhecimento da importância da presença feminina no mercado de trabalho. Mais de 150 participantes prestigiaram o evento no SP Expo.

“O comitê atingiu seus objetivos de levar ao público participante a mensagem de que, unidas, somos mais fortes. Reunimos, num mesmo ambiente, Chieko Aoki, Tatyane Luncah, Marta Lívia Suplicy e Karen Pegorari, lideranças e referências de movimentos que têm mudado a ótica da presença feminina nas empresas e na sociedade. Queríamos apresentar um conteúdo para as mulheres dos setores representados pela Abrava que pudesse inspirá-las a seguir se desenvolvendo profissionalmente. Seguramente, este encontro inspirou mudanças na vida de muitas mulheres”, afirmou Priscila Baioco, presidente do Comitê.

Tatyane Luncah e Chieko Aoki

A programação contou com apresentações e um painel, com as participações de Chieko Aoki (CEO do Blue Tree Hotels), Tatyane Luncah (CEO do EBEM – Escola Brasileira de Empreendedorismo), Marta Lívia Suplicy (Confem – Conselho Superior Feminino da Fiesp), Karen Cristina Pegorari (Confem) e integrantes do Comitê de Mulheres da Abrava.

A abertura solene do evento teve a participação e considerações de Priscila Baioco (Presidente do Comitê de Mulheres da Abrava e Gerente Nacional de Vendas da Armacell), Pedro Evangelinos (Presidente do Sindratar SP e do Conselho Administrativo da Abrava) e de Arnaldo Basile (Presidente-executivo da Abrava).

Paula Souza, Gerente de Projetos da Danfoss, mestre de cerimônias, destacou: “O Encontro Nacional de Mulheres é um marco. Com ele, teve início o nosso Comitê, e a intenção é fazer dele uma referência de networking, aprendizado e parceria entre as mulheres do setor”.

Pedro Evangelinos e Arnaldo Basile ressaltaram que os propósitos do Comitê são o empreendedorismo e a inserção das mulheres no mercado de trabalho, destacando a importância da presença feminina no setor para fazer com que ele torne-se ainda mais pujante.

Comitê de Mulheres 

Vice-presidente do Comitê de Mulheres e diretora de marketing da Abrava, Joana Canozzi, diretora de engenharia da Copeland, apresentou a palestra “Comitê de Mulheres: Da visão à ação”.

Joana abordou a evolução dos trabalhos do Comitê, lançado em 2020, destacando a primeira pesquisa sobre o perfil das mulheres do setor, a entrada do Encontro de Mulheres no calendário de eventos oficiais da Abrava, as parcerias com a Fiesp, Senai, Sebrae e GIZ. Relembrou a chegada, pela primeira vez, de uma mulher a um cargo de diretoria na Associação.

Confem e o programa Elas na Indústria 

“Compartilhar em vez de competir” foi a mensagem que Marta Lívia Suplicy deixou para reflexão das participantes do painel “Conheça o Confem e o programa Elas na Indústria”.

A presidente do Confem discursou a respeito das atividades realizadas, apresentando o escopo do amplo trabalho que contempla diversas iniciativas considerando questões políticas e sociais. “Queremos que as mulheres dentro da indústria não sejam só mais um número, mas uma realidade”, comentou, desejando a existência de mais empreendedoras.

“Pretendemos criar um observatório das mulheres no setor industrial, uma vez que a média salarial delas é 14,7% menor que a dos homens”, anunciou a executiva, instigando as participantes a procurar bancadas políticas para fazer sua voz ser ouvida pelo poder público. Enfatizou ainda a importância da inserção no mercado de trabalho das mulheres negras, trans e imigrantes.

Karen Pegorari apresentou o programa “Elas na Indústria”, criado em 2014, voltado para a promoção de mentorias e fortalecimento profissional e pessoal das mulheres. A iniciativa organiza palestras, estimula a participação das mulheres no setor industrial, além de ajudar a impulsionar as mulheres em cargos de liderança. “O programa, que já formou três turmas, impactou diretamente 392 mulheres, e esse número sobe para 790 mulheres envolvidas, entre mentoras, mentoradas e participantes”, frisou.

Painel Empreendedorismo 

Este painel reuniu duas renomadas lideranças femininas, Chieko Aoki e Tatyane Luncah. Priscila Baioco mediou o painel, com um bate-papo que evidenciou questões do dia a dia das mulheres, considerando vida profissional, social e pessoal.

“As mulheres devem se ajudar. Quanto mais mulheres subirem na carreira, mais elas serão indicadas para ocupar cargos de presidência, gerência e diretoria”, enfatizou a CEO da rede Blue Tree Hotels, ex-presidente da rede Caesar Park em diversos países e vice chairman da Westin, tradicional rede hoteleira dos Estados Unidos. Aoki abordou o avanço das mulheres no setor de hotelaria, lembrando que colocou a primeira mulher no cargo de gerência de uma rede de hotéis.

Tatyane Luncah compartilhou sua trajetória profissional, que a posicionou como uma empreendedora bem-sucedida. Temas como a nova era da economia feminina, inspiração e a importância de estar em rede, capacitação e educação empreendedora, foram abordados de maneira leve e contundente pela empresária.

Novas lideranças 

Juliana Reinhardt , Gerente de Marketing da Trane para a América, Latina destacou a importância do trabalho realizado durante a gestão do comitê entre 2020 e 2023, com a responsabilidade de gerar a transformação necessária no setor e a abertura de portas para outras mulheres. “O legado que esta gestão está deixando para as próximas líderes é de exercer a sororidade entre as mulheres do setor AVAC-R no Brasil, onde unir forças é o melhor caminho para aumentar ainda mais a representatividade feminina no mercado.” Ser um facilitador e estimular o desenvolvimento profissional do maior número possível de mulheres é o que ela estima para o Comitê de Mulheres da Abrava.

A Professora Anna Cristina Barbosa, da Fatec, discorreu brevemente sobre a importância do trabalho desenvolvido pelo Comitê de Mulheres tanto para o setor, como para as suas carreiras. Muito emocionada, a professora relembrou a dificuldade que tinha de encontrar mulheres com o mesmo propósito de ajuda mútua. Em suas palavras, destacou a felicidade de poder vivenciar este dia, vendo o auditório lotado e com a certeza de que “a sementinha plantada há tanto tempo” finalmente dava frutos.

O Comitê de Mulheres da Abrava

Juntas, as cinco lideranças atuais Priscila Baioco (Armacell), Joana Canozzi (Copeland), Paula Souza (Danfoss), Anna Cristina (Fatec) e Juliana Reinhardt (Trane) convidaram ao palco as novas integrantes do grupo – Ana Carolina de Souza Rodrigues (Copeland), Camila Silva Amaral (Cold Quality Climatização) e Bianca Menezes de Carvalho Alves (Senai). Com ausências justificadas, Kedma Silva Farsura (Danfoss) e Laura de Vooght (Laura Ar Condicionado) ratificaram o compromisso do Comitê com o contínuo desenvolvimento das ações em prol das mulheres do setor.

Fechando o evento houve uma premier do vídeo “Mulheres na Refrigeração: 1ª Turma Feminina do Curso de Boas Práticas no Senai-SP”, lançado pelo Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH) que conta com o depoimento do presidente da Abrava Arnaldo Basile e da presidente do comitê Priscila Baioco.

Com informações de Alessandra Lopes, da Momento Comunicação

Tags:,

[fbcomments]