Instituído em 1994, o Prêmio Destaques do Ano Smacna Brasil contabiliza, com as obras destacadas na presente edição, 196 instalações nas mais diversas categorias. Entre as várias aplicações, duas instalações hospitalares foram agraciadas: o Mater Dei Salvador e o Hospital e Maternidade São Luiz Osasco. A primeira notabiliza-se pela utilização de vigas frias; a segunda, pelo apurado controle das condições termo higrométricas e qualidade do ar, além da eficiência energética.

Na categoria retrofit, coloca-se o Luna Crescente, instalação de mais de 30 anos que passou por uma modernização que contempla eficiência energética, menor custo operacional e elevação dos níveis de conforto e qualidade do ar interno. Embora não possa ser rotulada de retrofit, pois trata-se de instalação de climatização num edifício antigo, a Catedral Metropolitana de Cascavel exigiu, por sua arrojada arquitetura, muita criatividade dos engenheiros envolvidos, incluindo o desenvolvimento de produtos.

O Núcleo de Terapia Celular Avançada de Ribeirão Preto (Nutera-RP), é um centro avançado de pesquisa no tratamento do câncer com várias áreas controladas. Assim, a instalação dos seus sistemas de tratamento do ar exigia o máximo de soluções de engenharia.

Um destaque, pelo ineditismo, é a obra na Ecourbis TVE- Estação de Transferência de Resíduos Sólidos Vergueiro. Pouco usual no segmento AVAC agrupado pelas entidades promotoras do evento, Smacna Brasil e Abrava, a instalação, por se encontrar em centro urbano de densa ocupação, possui irrepreensível tecnologia de ventilação visando a dispersão de maus odores.

Enfim, mais uma vez o Prêmio Destaques do Ano Smacna Brasil consegue apresentar a engenharia térmica brasileira em todo o seu esplendor.

 

Seis obras recebem o Prêmio Destaques do Ano Smacna Brasil

Tags:, ,

[fbcomments]