Com a elevação da preocupação com ambientes mais saudáveis, cresce a tendência de edificações AAA buscarem certificados para saúde e bem-estar, como Well, Well Health-Safety Rating, FitWell, entre outras. Nessa busca por prédios mais saudáveis, baseados na Certificação Well, as tecnologias ativam têm uma contribuição bem importante nos créditos na categoria ar, que são: Pré-Condição A 01 – Qualidade do Ar; Pré-Condição A 04 – Gerenciamento da Poluição nas Atividades de Construção; Otimização A 05 – Aprimoramento da Qualidade do Ar; Otimização A 12- Filtragem de Ar; Otimização A 13 – Suprimento de Ar Aprimorado; e Otimização A 14 – Controle de Micróbios e Mofo (aqui incluímos a tecnologia de IUVG).

A Ashrae acabou de divulgar o Standard 241 – Control of Infectious Aerosols, elaborada a partir de solicitação do governo dos EUA, que estabelece requisitos mínimos destinados a reduzir o risco de transmissão de doenças através da exposição a aerossóis infecciosos em edifícios novos, edifícios existentes e grandes reformas. A implementação desta norma traz inúmeros benefícios aos ocupantes e promove ambientes mais saudáveis.

As tecnologias ativas serão a principal contribuição de forma bem efetiva na implementação desta Norma, que estabelece requisitos mínimos para reduzir o risco de transmissão de doenças transmitidas pelo ar, como o vírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19, o vírus da gripe e outros agentes patogênicos em edifícios comerciais, escolas e centros de saúde.

A Norma pode ser aplicada durante pandemias e, também, durante surtos anuais de gripe ou outras doenças transmitidas pelo ar.

A Norma 241 é aplicável a todos os tipos de ambientes internos onde há ocupação humana e se sobrepõe às normas Ashrae 62.1 e 62.2 e 170.

A norma 241 fornece requisitos que se aplicam a modo de gerenciamento de risco de infecção (IRMM), que é o modo de operação quando maior proteção contra exposição a aerossóis infecciosos é necessária.

Oficiais de Saúde pública ou outras autoridades podem começar e exigir o uso do IRMM, mas também poderia ser usado a critério do proprietário ou ocupante do edifício. Em breve veremos empresas inovadoras implementando essa Norma para locar seus espaços com valores maiores do que seus concorrentes.

Novos termos que estão sendo introduzidos na norma:

Equivalent clean airflow: fluxo de ar limpo equivalente, em tradução livre;

Equivalent clean airflow per person (ECAi): fluxo de ar limpo equivalente por pessoa (ECAi), também em tradução livre;

infection risk management mode (IRMM): modo de gerenciamento de risco de infecção.

Veja também:

Crise climática exige respostas rápidas

Tendências para resfriadores de líquidos

Eficiência energética e qualidade do ar impulsionam soluções

Chillers e resfriadores de água de condensação

Tecnologia de filtragem líquida

Tags:, , ,

[fbcomments]