As necessidades atuais de eficiência energética e de redução de pegada ambiental demandam o desenvolvimento de chillers com índices de eficiência superiores em relação ao que parte do mercado oferece com suas linhas de combate. Chillers mais eficientes entregam baixo consumo, baixa corrente de partida, fluidos refrigerantes de baixo GWP, operação livre de óleo e apresentam custos de manutenção reduzidos, potencializando ganhos operacionais.

A Refrisat busca contribuir com os indicadores ESG com foco na inovação de seu portfólio. Uma evidência tangível disso é a finalização do processo de homologação OEM do Danfoss Turbocor para fabricação de Chillers Maglev com condensação a água e ar. Tais equipamentos com compressores de levitação magnética são mais eficientes podendo alcançar IPVL de 0,32kw/TR na condensação a água e 0,54 KW/TR na condensação a ar.

Por sua vez a Danfoss Turbocor presta uma grande contribuição ao mercado brasileiro, realizando um setup inédito em sua operação mundial. Delegou a logística e suporte técnico local para a Danfoss Brasil (incluindo o estoque de peças sobressalentes), sem prejuízo do suporte técnico de fabricante, assegurando agilidade e segurança nas operações.

Resfriamento de água de condensação

O mercado utiliza, geralmente, torres de resfriamento abertas para o resfriamento de água de condensação ou industrial. Este tipo de equipamento atendeu e continua atendendo tecnicamente a necessidade de baixar a temperatura da água de condensação de chillers ou de processos. No entanto, com as atuais preocupações ambientais, apenas a solução técnica não é suficiente para alguns setores.

Torres abertas têm uma perda significativa de água, por arrasto e evaporação, exigindo constante reposição. O tratamento da água nas torres também é uma preocupação, com a elevação e concentração de contaminantes e minerais.

Desta forma, atualmente há dois pontos que estão em evidência em relação à seleção dos sistemas de resfriamento de água de condensação, além, obviamente, de atenderem a demanda técnica: Conservação e uso responsável de recursos hídricos e menores consumos energéticos, levando a uma menor pegada de carbono.

A Frigel Latinoamérica, recentemente numa parceria (joint venture) com o Grupo HBR/Refrisat, diante da crescente escassez global de água projetou o Ecodry, resfriador adiabático mais eficiente. O uso dessa nova tecnologia pode economizar até 95% de água.

Questões importantes fazem da tecnologia dos drycoolers (e seus protocolos de fabricação), uma alternativa imbatível na busca de eficiência energética com baixo impacto ambiental.

O uso de controles inteligentes e ventiladores de alto rendimento também faz com que o consumo de energia fique abaixo do consumo médio de energia elétrica em equipamentos convencionais. Além da economia de água há outras vantagens importantes trazidas por um drycooler adiabático: a) água sempre limpa para os condensadores, livres das contaminações que se acumulam e se concentram em torres evaporativas; b) água limpa e livre de contaminantes mantém os condensadores em melhores condições, promovendo troca de calor eficiente por mais tempo; e c) melhora na eficiência e nos custos de operação dos chillers, além de manutenções evitadas. Com circuito de água fechado caem fortemente os custos de manutenção e tratamento da água circulante.

A combinação destes fatores faz com que a solução de resfriamento de água de condensação por sistemas adiabáticos tenha uma operação muito segura, ecologicamente correta e de baixíssimo custo de propriedade. Estes fatores indicam uma tendência em se optar por este tipo de tecnologia, o que incentiva seu desenvolvimento, viabilizando cada vez mais seus custos de aquisição.

Veja também:

Crise climática exige respostas rápidas

Tendências para resfriadores de líquidos

Ashrae 241 estabelece requisitos para redução do risco de contaminação por aerossóis

Eficiência energética e qualidade do ar impulsionam soluções

Tecnologia de filtragem líquida

Tags:, , ,

[fbcomments]