Uma das principais tendências em resfriadores de líquidos é o uso de refrigerantes de baixo potencial de aquecimento global, conhecidos como GWP. Esses refrigerantes, como os HFOS ou suas misturas, têm como objetivo reduzir a emissão de gases de efeito estufa em caso de vazamento. Refrigerantes naturais, como o propano, também estão sendo usados, especialmente na Europa.

Outra tendência importante é a melhoria da eficiência energética. As tecnologias estão se tornando cada vez mais eficientes. Por exemplo, os compressores de velocidade variável e os chillers com oil free estão sendo bastante procurados em hospitais, data centers e na própria indústria, para redução de consumo de energia.

Os trocadores de calor também estão se tornando mais eficientes. Os chillers estão sendo equipados com trocadores que tentam maximizar a área de troca e reduzir as temperaturas de approach. Além disso, alguns chillers podem ser integrados com painéis solares para rodar uma parte dos ventiladores da máquina, o que é uma inovação interessante.

Os sistemas de recuperação de energia também estão se tornando mais comuns. Isso melhora bastante a eficiência das máquinas, seja por meio de um recuperador de calor dentro da própria máquina, ou por meio de um ciclo inverso, transformando-as em bombas de calor.

A parte eletrônica está se tornando cada vez mais importante, com algoritmos de controle inteligente e sensores cada vez mais precisos nas máquinas, que permitem monitoramento remoto com potencial de diagnósticos avançados e manutenção preditiva.

E, por fim, a redução de ruído é uma preocupação crescente. A ideia é tornar as máquinas mais eficientes, mas com uma poluição sonora cada vez menor, especialmente em locais residenciais e hospitais.

Essas são as tendências que observamos para os chillers na busca pela eficiência energética e descarbonização.

George Szego, gerente de desenvolvimento de negócios da Klimatix

 

 

Veja também:

Crise climática exige respostas rápidas

Ashrae 241 estabelece requisitos para redução do risco de contaminação por aerossóis

Eficiência energética e qualidade do ar impulsionam soluções

Chillers e resfriadores de água de condensação

Tecnologia de filtragem líquida

Tags:, ,

[fbcomments]