Cerimônia de premiação aconteceu em novembro e contou com a participação dos mais variados agentes do mercado AVAC-R

Instituído em 1993, o Prêmio Destaques do Ano Smacna Brasil, objetiva incentivar as boas práticas através do reconhecimento de instalações inovadoras no AVAC-R. São premiadas obras concluídas no ano anterior O critério para a inscrição das obras é a associação à Abrava ou Smacna, ou através do convite de algum fabricante de equipamentos e sistemas.

Público numeroso e significativo

Na presente edição, foram agraciados seis empreendimentos, escolhidos entre as várias obras inscritas.  Necessário assinalar que as obras candidatam-se obedecendo segundo categorias, que na presente edição foram:  Retrofit / Conforto, Obra Nova/Industrial, Obra Nova/Conforto e Obra Nova/Ventilação. A entrega do Prêmio foi no dia 08 de novembro último no Espaço APAS, em São Paulo – SP.

Obras premiadas

Na categoria Retrofit/Conforto o destaque foi o edifício Luna Crescente, em São Paulo, SP, parte do complexo de escritórios Luna, formado por duas torres, Luna Crescente e Luna Nova. A primeira foi construída nos anos 80 do século passado; a Luna Nova acaba de ser construída. O sistema de climatização da primeira torre somava mais de 30 anos de funcionamento, demandando o retrofit, implementado pela Best Clima.

Na categoria Obra Nova/Industrial foram vencedores: Nutera-RP, de Ribeirão Preto – SP, Hospital Mater Dei Salvador – Bahia, Hospital e Maternidade São Luiz Osasco – SP. O Núcleo de Terapia Celular Avançada de Ribeirão Preto (Nutera-RP) integra o maior programa de tratamento avançado contra o câncer da América Latina. O Hospital Mater Dei destaca-se por se tratar da maior instalação de vigas frias em estabelecimentos assistenciais de saúde do país. Por fim, o São Luiz Osasco reuniu todas as condições necessária para uma instalação com alto controle da qualidade do ar, acrescida da redução de consumo de recursos naturais. As instaladoras foram, respectivamente, Climapress, JAM e Star Center.

A vencedora na categoria Obra Nova/Conforto representou um grande desafio para a projetista Encomel, a instaladora OPJ e a fornecedora dos principais equipamentos, a Trox do Brasil. A Catedral Metropolitana de Cascavel – Nossa Senhora Aparecida, foi construída entre 1974 e 1976. Destacando-se no ambiente urbano pelo seu telhado de laje plissada, composto por 18 gomos de concreto armado que se apoiam sobre 18 colunas, permite um amplo vão livre, mas dificulta a instalação de equipamentos de AVAC.

Na categoria Obra Nova/Ventilação, foi vencedora uma instalação que chama a atenção pelo ineditismo no AVAC. Trata-se da Estação de Transferência Vergueiro (Ecourbis TVE Vergueiro), localizada em área urbana densamente povoada em São Paulo – SP. Os grandes desafios para sua implementação ficaram sob a responsabilidade da Thermal Energy.

Cerimônia de entrega

Cerca de 400 pessoas estiveram presentes na solenidade de premiação, entre proprietários dos empreendimentos, gerenciadores, construtores, além de projetistas, instaladores e fabricantes de equipamentos e componentes de AVAC-R. A Smacna Brasil foi representada pelo seu presidente, Edson Alves, pelo vice-presidente, João Carlos Corrêa da Silva, e por Alexandre de Paula, diretor. “É com imensa alegria e satisfação que damos as boas-vindas à 29ª edição do ‘Destaques do Ano Smacna Brasil’. Estamos honrados em reconhecer os méritos dos trabalhos de engenharia termo ambiental realizados no ano de 2022 e a busca incessante pela excelência na qualidade das instalações, traduzida em seis obras que se destacaram no ano passado. Ao longo deste período, já reconhecemos 196 projetos executados em diferentes estados do Brasil. Expresso ainda, nossa gratidão aos patrocinadores que contribuíram significativamente para a realização e sucesso deste evento!”, comemorou Alves em seu discurso de abertura.

Arnaldo Basile, presidente executivo da Abrava, enfatizou a importância do evento, que expressa soluções inovadoras e tendências futuras em termos de tecnologias. “Trago à memória a definição de ar-condicionado segundo a ABNT, contida no livro ‘Ar Condicionado – Volume 1, 2ª edição’, escrito em 1968 por Remi Benedito Silva. Passados 55 anos, os fundamentos continuam os mesmos, porém, as mudanças se deram através da engenharia multiplural na área de AVAC-R, desde fabricantes, instaladores, fornecedores, gerenciadores até o usuário final. Isso é motivo de comemoração”, sentenciou Basile.

Entre as duas baterias de entrega de prêmios, o economista Gustavo Loyola, que por duas ocasiões ocupou a presidência do Banco Central do Brasil (Bacen), apresentou a palestra “Perspectivas da Economia no País”. Traçando um panorama realista, chamou a atenção para a perspectiva de baixo crescimento da economia mundial e apontou pontos com potencial positivo para o Brasil, como a reforma tributária em trâmite no Congresso Brasileiro.

Homenagem especial: Áureo Salles

Nesta edição, a Smacna Brasil homenageou Áureo Salles de Barros, engenheiro e CEO da A.Salles Engenharia, por sua vivência e contribuição para o desenvolvimento de ações em favor do setor de AVAC-R, reconhecendo seu legado inestimável.
Um dos fundadores do Chapter Smacna Brasil, acompanhado dos filhos Leonardo e Áureo Ricardo, Salles enfatizou a missão da entidade desde quando um grupo de empresários do setor se reuniu para conhecer a sede da Smacna nos EUA com o objetivo de trazer ao mercado brasileiro recomendações técnicas e normas para a melhoria da qualidade das instalações brasileiras.

Comissão avaliadora

Mantendo o formato de avaliação das obras inscritas, instituído desde a edição passada, a Comissão Julgadora, composta por Antonio de Campos Mariani, Poli-USP/Smacna Brasil, Francisco Pimenta, da Climatizar Engenharia de Belo Horizonte, Gustavo Michelena, da Michelena Engenharia, de Curitiba, Oswaldo Bueno, da Smacna Brasil eAbrava, e Raymond Khoe, da MHA Engenharia, avaliou os projetos candidatos que atendem às rigorosas normas técnicas e em conformidade com os pré-requisitos estabelecidos no Regulamento do Concurso Destaques do Ano. Os critérios essenciais para a conquista desta premiação incluem a incorporação de tecnologia de ponta, a inovação, o uso responsável de energia, o compromisso com a qualidade do ar interno e a preservação do meio ambiente.

Tags:, ,

[fbcomments]