Nova geração de válvulas permite a comunicação IoT e possibilita implantar lógicas para otimização dos sistemas

Os atuadores de damper, válvulas de controle e sensores que possuem comunicação IoT da Belimo e utilizados em aplicações deAVAC, atendem às necessidades em constante evolução de edifícios conectados e fornecem acesso fácil aos dados dos dispositivos. Com a integração do sistema nas plataformas IoT do edifício, cada dispositivo IoTtem uma identidade digital adicional, muitas vezes chamada de gêmeo digital, que oferece uma interação aberta em um ecossistema digital. Esta identidade digital fornece uma base dinâmica para aplicar dados valiosos, criar aplicações e melhorar as experiências do usuário.

Os dispositivos de campo habilitados para IoT contribuem para maximizar a eficiência energética, reduzir a manutenção do edifício e criar um ambiente interior saudável, seguro e confortável.

Sistemas BMS (Building Management System ou Sistema de Gerenciamento Predial) podem ser divididos em 03 funções básicas:Controle, Monitoramento, Configuração.

No Controle, os algoritmos examinam entradas como dados de sensor e ocupação para determinar como modular ou ligar e desligar válvulas, ventiladores, atuadores e os demais componentes do sistema.

Já o Monitoramento permite visualizar entradas, saídas e alarmes de diagnóstico em tempo real ou através de registros históricos para verificar o controle e comportamento do sistema.

A Configuração é o processo que realiza a alteração dos ajustes e modifica a maneira como os algoritmos são aplicados e em quais pontos são realizados.

Há uma quarta função, que pode ser chamada de Análise e Otimização, por vezes realizada por um sistema secundário com acesso a todos os dados do BMS,criada com o objetivo de analisar padrões e tendências nos dados para fornecer indicadores significativos do desempenho predial e oportunidades de melhoria.

O IoT (Internet ofThings ou Internet das Coisas) tem potencial de melhorar todas essas funções. O monitoramento do sistema BMS é realizado remotamente há muitas décadas. Em vez de modems, os sistemas BMS agora possuem funcionalidade de gateway IP que permitem o monitoramento completo do sistema no local ou de qualquer parte do mundo, usando a mesma tecnologia. O IoT aumentou a velocidade, a confiabilidade e a acessibilidade do acesso remoto. Outra grande mudança com o IoT é que não são mais apenas as pessoas que monitoram os dados do empreendimento.Uma vez que os dados são permitidos fora do BACnet, eles podem ser integrados aos dados ambientais e analisados ​​por algoritmos e inteligência artificial. É aí que entra a quarta função, Análise e Otimização, da IoT.

A Internet das Coisas está abrindo uma nova era de possibilidades, tornando mais fácil do que nunca colaborar com parceiros para oferecer novos produtos. O fato de fabricantes dos equipamentos disponibilizarem algoritmos de análise, auxilia a equipe de operação e manutenção para a tomada de decisão otimizando a mão de obra.

Muitos equipamentos já emitem relatórios de performance e, caso seja identificada alguma falha, lista as possíveis ações para solucionar o problema de forma rápida e eficaz.  Existem ainda preocupações operacionais e barreiras de adoção, incluindo desde segurança e privacidade, até compartilhamento de dados e sobrecarga de dados, cada vez mais reduzidas com a evolução da tecnologia.

Equipamentos com IoT já possuem lógicas para análise de falhas e para otimização dos sistemas de forma automática. Isso possibilita a identificação de uma falha logo no seu início, assim como minimizar ou programar o tempo de parada para manutenção. Como o sistema de AVAC é muito dinâmico e com diversos cenários num único dia, o fato de os equipamentos possuírem algoritmos para otimização faz com que o sistema busque sempre estar próximo ao melhor ponto de eficiência, garantindo menor consumo de energia.

Atualmente, com o avanço da tecnologia, existem válvulas que possibilitam monitorar o rendimento dos equipamentos e consumo de energia e implantar lógicas de eficiência para atingir o melhor rendimento do sistema. Esses equipamentos coletam dados de operação e, quando conectados em nuvem, permitem realizar análises e implementar lógicas baseadas nos dados reais de funcionamento do sistema.

Outra tecnologia que podemos utilizar para aumentar o rendimento do sistema é o gerenciamento do DT do trocador.  O gerenciamento do DT de água gelada monitora e ajusta a vazão para o trocador atingir o delta projetado. Com essa função é possível aliviar o bombeamento de água gelada e melhorar a performance das CAG e equipamentos de todo o sistema.

Existe uma nova geração de válvulas que permite a comunicação IoT e possibilita implantar lógicas para otimização dos sistemas através da análise dos dados em tempo real. Um exemplo são as válvulas de balanceamento e controle com IoT; a nuvem do fabricante coleta os dados e otimiza o trocador para obter o melhor rendimento através da análise dos dados em tempo real. Esse tipo de otimização poderá se estender para a grande maioria dos equipamentos do sistema e a otimização passará a ser realizada através da análise de dados de todos os equipamentos que compõem o sistema de AVAC-R.

Leandro Médea é engenheiro de aplicação da Belimo

Tags:, , ,

[fbcomments]