Principal premiação do mercado de AVAC, com 30 anos de existênciacompletados no ano passado, não possui barreiras, estando acessível a todas as instaladoras

Em 2023 o Prêmio Destaques do Ano Smacna Brasil completou 30 anos de existência. Ao longo dessas décadas foram agraciadas dezenas de obras, acompanhando e, ao mesmo tempo, estabelecendo padrões e avanços tecnológicos da engenharia brasileirado AVAC.A importância do Prêmioé atestada pelo fato de ter, quase sempre, reconhecido as principais instalações concluídas no país em cada período. Muitas delas continuam sendo referências até os nossos dias, mesmo após anos ou décadas de conclusão.

Nessas três décadas o Prêmio sofreu algumas modificações, sempre buscando adaptar-se à realidade do mercado. Ao mesmo tempo, se em seu nascimento ele aparecia como algo acessível apenas às grandes instaladoras, hoje qualquer empresa, independente do porte, pode inscrever suas obras, desde que obedecendo algumas diretrizes gerais. Para falar a respeito, conversamos com Edson Alves, atual Presidente da Smacna Chapter Brasil e CEO da Star Center, cujos pontos centrais reproduzimos abaixo.

O Prêmio é para todos

“Eu lembro, quando a Star Center era uma empresa menor, eu ia assistir às premiações e ficava encantado com o tamanho das obras de engenharia  que eram executadas na época, e são até hoje,  no mercado nacional.  Eu ficava imaginando, ‘sei que um dia eu vou ter uma obra condizente com os Destaques’. Eu observava, então, que muitas das empresas premiadas eram sempre as mesmas, e pensava: ‘olha, acho que isso aí deve ter um conchavo’. No início, inclusive nessa época, você tinha que ser uma das empresas homologadas Smacna para poder fazer esse trabalho.  E, para você ser Smacna, já precisavaostentar no currículo obras de grande destaque.  Então, não dava nem para participar.

“Eu só ia para assistir, entendia aquilo que era feito, aprendia muito com os vídeos que eram apresentados na época.  E, posterior a isso, veio a chance, porque a Smacna acabou fazendo um convênio com a Abrava.  Quem era associado à Abrava, passou a ter a oportunidade de participar da premiação.  Aí eu falei, cara, por que não?  Nós tínhamos acabado de fazer uma obra de referência que foi o data center da TIM.  Falei, vamos escrever a obra.  Mas ainda achando que ia fazer uma inscrição, ia mandar a obra para lá, mas que seriam os mesmos premiados, que a gente não tinha muita chance, tinha aquilo na cabeça.  E, para a nossa surpresa, fomos contemplados com o prêmio naquele ano, foi o primeiro.  Isso criou um destaque muito grande para a nossa empresa na época, que ainda estava num caminho de ascendência.  E aí posso dizer para qualquer um que está nos lendo hoje: se você fizer uma obra que mereça, tem realmente chance de ser premiado.  E, com isso, no ano seguinte, a gente colocou mais uma obra de referência e fomos premiados novamente.

São Luiz Osasco – 2023

“De lá para cá, desde 2005, ganhamos todos os anos.  Mas tudo começou com aquela primeira, de 2005, o Data Center da TIM.  Então, a gente tem muito carinho por esse primeiro Prêmio.  E, de lá para cá, lógico, fomos criando evidência, fomos apresentando algumas obras.  O que fez a Star Center crescer muito foi sempre estar buscando novidade para o mercado.  Eu sempre fui de viajar muito, entender o que acontecia na Europa, nos Estados Unidos, e trazer alguma coisa nova.  E acho que isso fez com que, todos os anos de lá para cá, nós, como empresa, como Star Center, ganhássemos os prêmios.

“Para as empresas que possuem um Prêmio Destaque conferido pela Smacna, é de grande valia, porque isso dá uma referência muito grande, tanto no mercado quanto para o seu cliente, ao ver que aquela obra dele é uma obra de destaque.Ou seja, uma obra que foi bem-feita, tem engenharia de valor e, assim, a gente entende que ele também fica muito satisfeito com a premiação e isso também traz credibilidade para o nosso mercado.”

Impacto no mercado e na vida das empresas

“As empresas que vão assistir as premiações, começam a pensar em qualidade, porque para uma obra ser premiada tem que ter qualidade naquilo que é executado.  Aí ela começa a ver asinstalações, muito bem-feitas.  Então, começa a entenderque é necessário fazer tudo muito bem-feito, com engenharia embarcada, tomar cuidado com o equipamentos queserão instalados, desde o momento do recebimento até a hora da instalação.  Então, acho que isso traz bastante indícios para o próprio instalador de que ele precisa trabalhar com qualidade e entregar o melhor para o cliente final dele.  Isso não tenho dúvida nenhuma, o patamar de qualidade sobe.”

Como inscrever uma obra

“O primeiro passo é fazer a inscrição no Prêmio, acreditar que a empresa tem condição.  E, nessa pré-inscrição, é preciso fazer uma boa descrição do que é seu contrato e o que ele tem de vantagem. Nessa fase, é precisoindicar o que aquela obra tem para ser premiada.  Foi usado um produto diferente, criou-se uma engenharia de valor diferente para o contrato e o que ela tem para dar destaque para a obra. E, com isso, é dada a sequência.  Essa pré-inscrição passa por uma comissão julgadora quedefine se a obra continua. Às vezes é inscrita uma obra de conforto padrão que não tem nada que a faça uma obra de referência.  E, se a comissão não conseguir enxergar valor, aquela obra não vai para a segunda fase, que é a entrega de documentação para ir a julgamento.

“Na pré-inscrição, é preciso cuidado nos detalhes, no que diferencia a obra para a sua premiação.  E isso depende, se é uma obra de ventilação, se é uma obra de conforto, se é de processo industrial, se é com ventilação adiabática. Na verdade, o que a gente vai avaliar é a engenharia que está aplicada e se aquilo atende a norma.  Feito isso, sendo a obra pré-selecionada, ela entra na segunda fase, que é a inscrição. Na inscrição, é necessário preencher com os dados de cada tipo de atividade da obra, mandar o projeto que foi executado, os dados daquilo que foi feito.  É necessário, ainda, uma carta do cliente atestando que ele está satisfeito com o trabalho executado, que ele concorda que essa obra participe do processo de seleção e que ele não tem nada contra se precisar fazer uma filmagem, por exemplo, ou uma visita no contrato.  Esse também é um trabalho que precisa ser muito bem-feito, porque quem está do lado de cávai avaliar aquilo que está escrito. Se você não conseguir passar uma informação coerente, talvez sua obra seja uma obra boa e de destaque, mas que você não conseguiu valorizar os itens.  Então, você tem que fazer um bom trabalho.  A gente brinca que é um TCC, miniTCC, que você precisa descrever corretamente aquilo que está lá.”

A comissão julgadora

“Antigamente o julgamento era feito pelos professores Oswaldo Bueno e Antonio Luiz de Campos Mariani. Ambos continuam na comissão, que foi ampliada, incorporando alguns convidados, três projetistas que não têm nenhuma relação com obras em julgamento. Todos eles vão participar davotação, que é auditada pelos principais patrocinadores.  Lógico que há uma nota de corte mínima para que a gente consiga realmente ter obras de referência.  Sendo validada a obra por todos esses organismos, é feito o comunicado para o mercado sobre as obras que vão ser aceitas naquele ano. Em todo o processo, os envolvidos nas avaliações não sabem quem fez cada obra.Por isso, parainscrever uma obra não é preciso ser associado à Smacna, pode seràAbrava.Se a obra for uma obra de referência, tem grande chance  de ganhar uma premiação.

Edson Alves

“Os fabricantes da categoria Patrocinador Master podem colocar até dois contratos deduas instaladorasque não seja nem Abrava e nem a Smacna, para participar.  Se uma delas for contemplada, ótimo, vai ganhar o prêmio por esse caminho, mas, para voltar a participar, tem que obrigatoriamente se associar à Abrava ou à Smacna. Como os fabricantes também têm interesse de ver a marca dele referenciada, ele normalmente manda  um ou dois projetos nessa modalidade.  Ou seja, praticamente o mercado inteiro que fez uma obra de engenharia  tem condição de participar da premiação.”

Mudança de patamar

“Quando você ganha um prêmio desses, se fizer uma boa divulgação, estará entre um seleto grupo.  Então, é a grande oportunidade que a instaladora menor de deslanchar no mercado com uma premiação diferente.  E a gente entende que, paraparticipar no próximo ano, deve associar-se a uma das associações.  Porque a gente tem um trabalho árduo aqui dentro, naassociação, tanto na Abrava, como na Smacna,  porque não é só esse trabalho que a gente faz  dentro da associação.  Então, a empresa tem que estar junto, participando.  Já teve a chance de ir para o mercado com grande possibilidade de crescimento.  E, com isso, precisa vir participar também conosco.  Essa é a nossa ideia.”

Acesse o vídeo com a entrevista completa de Edson Alves:

Tags:, ,

[fbcomments]