No dia 14 de dezembro o Departamento Nacional de Meio Ambiente da Abrava realizou o webinar Momento Abrava que tratou do tema “MOP35 e COP28: A agenda AVAC-R nos acordos”. O evento contou com a mediação do presidente da Associação, Arnaldo Basile, e participação dos convidados: Thiago Pietrobon (Presidente do DN Meio Ambiente), Renato Cesquini (Diretor de Meio Ambiente) e Rodolfo Dourado Gomes, diretor-executivo do IEI Brasil e coordenador da Rede Kigali.

O objetivo do webinar foi o de disseminar informações relevantes para o setor AVAC-R a respeito da COP 28 – Conferência das Partes, evento realizado pela ONU em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e também no MOP 35, Reunião das Partes do Protocolo de Montreal, que aconteceu no mês de outubro em Nairobi, Quênia.

Mudanças climáticas, substituição de fluidos refrigerantes, qualificação de mão de obra, oportunidades para o setor AVAC-R foram alguns dos temas que estiveram na pauta do webinar. Arnaldo Basile destacou a importância do tema para os setores representados pela associação.

Thiago Pietrobon trouxe para o webinar um panorama geral dos principais pontos debatidos nos dois eventos, nos quais esteve presente representando a Abrava. Em relação à COP destacou que existem oportunidades para o setor AVAC-R.

A emenda de Kigali, as metas para redução de HFCs, qualificação de mão de obra e a importância da disseminação de informações acerca da temática foram destacadas por Rodolfo Gomes, da Rede Kigali.

Renato Cesquini apresentou um panorama do cenário atual e o futuro dos fluidos refrigerantes, além da cronologia da evolução da indústria de fluidos refrigerantes. Em suas considerações, chamou atenção para que os profissionais do setor se capacitem para que possam atender as demandas que surgirão para adequação aos novos fluidos.

Com informações da jornalista Alessandra Lopes, da Momento Comunicação, assessoria de comunicação da Abrava

Tags:, , ,

[fbcomments]