Janos Szego (1949-2024), engenheiro mecânico pela USP com doutorado nos EUA, iniciou sua trajetória na Mecalor de forma improvável. Enquanto trabalhava em uma indústria multinacional, seu pai, Sandor Szego, solicitou sua participação na Mecalor para implementar processos inexistentes. Esse trabalho se transformou em uma jornada marcante, que durou até janeiro de 2024 quando um grave acidente deu fim a uma vida dedicada a inovação e pioneirismo.

Ao encarar o desafio, Janostornou-se líder das transformações e inovações que moldaram a empresa ao longo de seus mais de 60 anos de existência.Assumindo a liderança, ele direcionou a Mecalor para um ambicioso projeto de crescimento, expandindo mercados e desenvolvendo tecnologias inovadoras em refrigeração industrial em setores como plásticos, saúde, automotivo, farmacêutico e datacenters.

Sob sua visão estratégica, a Mecalor destacou-se como importante player no mercado de soluções térmicas B2B, lançando produtos de ponta, como chillers de precisão, termorreguladores, drycoolers, câmaras de ensaio climático e sistemas integrados. Além disso, estabeleceu parcerias internacionais, consolidando sua presença no mercado brasileiro.

A expansão da Mecalor atingiu novos patamares sob a liderança de János, incluindo a triplicação do parque fabril, a aquisição da concorrente Transcalor e o lançamento da marca Klimatix para o mercado de ar-condicionado. Essas inovações culminaram com a inauguração em 2023 do MecaLabs, primeiro calorímetro da América Latina.

No cenário internacional, a Mecalor ampliou suas exportações para a América Latina e, em 2019, estabeleceu a Mecalor México, consolidando-se como player internacional, focando no mercado americano.

Paralelamente, Janos Szego, ciente da importância da sucessão, preparou seu filho, George Szego, também engenheiro mecânico com doutorado, para assumir a empresa. Transformou a Mecalor em uma holding e abriu caminho para uma nova gestão. A transição vinha acontecendo de forma natural, e George Szego já estava preparado para assumir a liderança da Mecalor, mantendo o legado inovador de seu pai e avô.

Tags:, ,

[fbcomments]