São muitas as vantagens de optar pelo monitoramento à distância, entre elas,a possibilidade de coleta de dados remota. Por meio da coleta de dados 24/7, e dispondo de profissionais qualificados, é possível notar avanços significativos na performance, eficiência e confiabilidade das plantas de nossos clientes. Além disso, o acesso remoto a esses dados e a conectividade permitem a resolução remota de problemas e a criação de um plano de melhorias baseada no retorno do investimento de forma transparente e profissional. Gosto de fazer o paralelo de que esse tipo de serviço seria semelhante a um ser humano ter seus dados analisados constantemente por uma equipe de médicos, ao invés de apenas no momento de fazer o check-up periódico.

O monitoramento pode detectar desvios e cruzar dados para agir na causa-raiz.Desta forma, qualquer desvio de qualidade de ar vai ser corrigido de forma mais rápida e definitiva. É importante destacar que, para que isso tenha efeito,são importantes a automação focada e a instrumentação adequada dos ambientes. A utilização inteligente desses dados, não só sobre a qualidade do ambiente interno, como de qualquer outro subsistema, faz com que a equipe seja mais eficiente e os tempos de parada sejam menores ou até inexistentes, reduzindo consideravelmente o custo operacional.

Todo edifício ou instalação pode se beneficiar dos recursos de monitoramento e coleta de dados remotos.Existem métricas de normalização de dados que consideram quanto de energia se usa por metro quadrado condicionado por ano e quanto se gasta com energia neste mesmo modelo (Intensidade de uso de energia e Intensidade de custo de energia). Desta forma, é possível comparar o desempenho energético de edifícios de diferentes tamanhos e entender o quão eficiente é um edifício em comparação a outros edifícios do mesmo mercado e região.

Em geral, esse formato de serviços se paga por si só, uma vez que os desvios de performance e eficiência da planta são notados e mitigados de forma muito mais ágil e assertiva. Pensando em investimentos sugeridos, para dar os próximos passos em relação aos níveis mais altos de eficiência e na busca pela descarbonização, o retorno do investimento varia de projeto para projeto, mas ele é alcançado de forma mais sustentável,já que é possível utilizar os dados coletados para comprovar os avanços e economias.

Na Trane, todo o pacote de Serviços Digitais, em que os dados são coletados e processados por ferramentas analíticas que os comparam com a performance esperada, condensa 110 anos de experiência em AVAC-R em uma plataforma inteligente. Nesse pacote de serviços, o nível mais alto é o Trane Intelligent Services, no qualespecialistas com certificações internacionais da AEE (Association of Energy Engineers) analisam os desvios e os transformam em informações acessíveis e relevantes para a gerência do edifíciodefinir os próximos passos. Eles também analisam melhorias energéticas e dimensionam o payback dos investimentos sugeridos. Esse serviço é oferecido para máquinas de qualquer fabricante e pode integrar qualquer tipo de equipamento com protocolo aberto, fornecendo também painéis (dashboards) configuráveis para auxiliar na gestão de qualquer tipo de edifício, buscando maior confiabilidade, performance e eficiênciaao mesmo tempo em que garante o atendimento de todas as normas vigentes.

Carlos Camargo, especialista em monitoramento da Trane

Veja também:

Importante para a obtenção de informações analíticas na tomada de decisões

Monitoramento remoto é bastante acessível

Gerenciamento é diferente de monitoramento!

Monitoramento remoto é aplicável em qualquer tipo de instalação com acesso à internet

 

Tags:, ,

[fbcomments]