O Comitê Brasileiro de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (CB-55) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), secretariado Abrava, finalizou a Recomendação Técnica Abrava (Renabrava) 11, que trata do “Manejo de filtros de ar e sistemas de filtragem (filtração) em sistemas de climatização (AVACR)”, para disseminar informações aos usuários e mantenedores de equipamentos de movimentação de ar.

A Recomendação Técnica foi elaborada pelos membros da Comissão de Estudos CE-055:002.007 de Equipamentos para Limpeza do Ar e Outros Gases, com o objetivo de apresentar recomendações para manuseio, armazenamento, instalação e monitoramento de filtros de ar, tomando-se como referência as ABNT NBR ISO 16890-1 e ABNT NBR ISO 29463-1 e as recomendações para manutenção de sistemas de filtragem de condicionamento de ar e legislações vigentes.

“Esta Renabrava é resultado do trabalho de um grupo eclético, formado por profissionais de áreas relacionadas à filtragem de ar, e que compartilha informações importantes referentes a questões muito atuais, como qualidade de ar interior , eficiência energética, armazenamento , descarte e muitos outros tópicos com uma visão muito atualizada do tema”, declara Marcos Antônio Vargas Pereira, coordenador da comissão.

A Renabrava 11 se aplica a equipamentos de filtragem, instalados em sistemas de movimentação de ar, como equipamentos de ventilação e condicionamento de ar. No texto, é possível conferir experiências e referências das melhores práticas, descritas por profissionais que atuam na área de filtragem, analisadas e formatadas para a apresentação.

No conteúdo, é possível conhecer boas práticas relacionadas a manutenção, classificação, periodicidade, descarte, qualidade do ar, monitoramento dos filtros e eficiência energética.

Idealizada em 1998 por Simon Jacques Levy, a Renabrava é de responsabilidade da Abrava e tem por objetivo ser um guia de recomendações normativas para a orientação de profissionais do AVACR em assuntos técnicos relativos à refrigeração, ar-condicionado, ventilação e aquecimento.

As Renabravas são formuladas em casos de consultas técnicas dirigidas à Associação, em demandas nas quais a informação não esteja disponível em livros, normas técnicas, catálogos de fabricante, entre outros.

É possível fazer o download dessa Renabrava e das demais no site da Abrava: www.abrava.com.br

Tags:, ,

[fbcomments]