A revista Abrava + Climatização & Refrigeração (A+CR) conversou, via email, com 3 profissionais da Trox do Brasil que trazem em seu currículo passagens por importantes empresas do mercado AVACR ecom considerável experiência acumuladaem gestão de instalações de ar-condicionado e tratamento do ar. São eles, Mauricio Camargo, coordenador de vendas e automação, Cesar Leão de Santana, gerente de vendas – canal corporativo, e Alexandre Gomes Cruz, líder de contas corporativas e serviços.

A+CR: Quais as vantagens auferidas pelo proprietário ao optar pelo monitoramento à distância de sua instalação de AVAC?

 Mauricio Camargo: Vivemos num mundo totalmente conectado e interligado e em contato constante com a tecnologia. A indústria 4.0 está cada vez mais presente em nosso cotidiano e o monitoramento à distância é parte deste universo.Dentre as diversas vantagens de um sistema de monitoramento é possível destacar a diminuição de custos, rapidez no atendimento, diagnóstico rápido para tomada de decisão, assertividade, diminuição de estoque de peças, recebimento de informações relativas ao sistema e ativação de equipe de serviços.

Não existe necessidade de equipe local totalmente especializada no AVAC. Todas as ocorrências e alarmes podem ser recebidos via email e recomendações podem ser geradas conforme a ocorrência dos alarmes. Isto também gera um aumento da base de dados para análise das informações, atualização de versões de software e realização de melhoria contínua em tempo real.

Alexandre Gomes Cruz: Adicionalmente temos o monitoramento remoto armazenando dados e transformando em informações importantes para tomadas de decisão do sistema na busca do ponto ótimo de funcionamento. Ou seja, com o passar do tempo o sistema começa a criar históricos, chegando ao ponto de adquirir um certo aprendizado diante do funcionamento e ajudando na sua otimização.

Cesar Leão de Santana: Podemos destacar algumas vantagens das máquinas com automação embarcada com monitoramento IoTrox como a previsibilidade da manutenção com paradas totalmente programadas, evitando surpresas desagradáveis de quebras, com otimização do uso dos filtros, não trocando mais pela perda de carga máxima ou após o rompimento, mas sim pelo melhor ponto de eficiência energética do sistema, sabendo, até mesmo, o dia exato que será necessária a troca destes componentes. Esta previsibilidade ajuda o cliente na compra antecipada de componentes e materiais de desgaste natural.

A+CR: Como o monitoramento remoto pode contribuir para a qualidade do ambiente interno e para a redução dos custos operacionais?

 MC: Com a correta configuração do sistema, a equipe de operação predial pode focar em outras tarefas diárias e ser avisada e acionada pelo sistema em caso de anormalidade. Isso aumenta a produtividade dos operadores e do time de manutenção, que podem planejar suas atividades com antecedência prévia. A equipe poderá se sentir mais engajada e segura, trabalhando ao lado de um sistema parceiro que irá entregar informações na medida das ocorrências. Manutenção preditiva, parada programada e previsibilidade futura também são fatores importantes que reduzem os custos associados.

Coletar dados, analisar, gerar relatórios, melhorias, falhas, performance, consumo, melhor gestão, apontamento de falha e revisão programada envolvem inteligência aplicada e o monitoramento pode contribuir fortemente.

AGC:A inteligência do sistema passa por avisos de possíveis anomalias antes da respectiva ocorrência valorizando, ainda mais, a manutenção preditiva e, como consequência, a diminuição de manutenções corretivas e respectivas paradas indesejáveis do sistema.

CLS:  Com o sistema de automação e IoTrox- Inteligência Artificial, podemos monitorar e ajustar muitas variáveis, entre elas, a vazão de ar, vibração, temperatura, pressão, umidade, e o índice de CO2, permitindo aumentar ou diminuir a taxa de ar externo para manter o índice dentro de níveis aceitáveis pelaNorma. Também podemos orientar o cliente sobre os horários de consumo de pico do sistema, garantindo melhor eficiência energética.

A+CR: O monitoramento remoto é vantajoso para qualquer tipo de instalação ou apenas para as de grande porte?

 MC: A vantagem é notada para qualquer tipo de sistema que necessite atenção e onde os equipamentos devem operar de forma integral ou na maior parte do tempo.Como exemplo,podemos citar uma troca de filtros de ar em equipamentos AVAC, que pode ocorrer com aviso programado e sem prejuízo por uma parada indesejada.O monitoramento remoto pode ser realizado por quaisquer empresas e segmentos, não só do AVAC, mas também de outras disciplinas como energia, incêndio, acesso, CFTV, segurança, vias de transporte, locais públicos e privados etc., chegando aos chamados edifícios inteligentes.

Entre as vantagensestão a redução de gastos,ao prevenir problemas, manutenções e paradas programadas com previsibilidade, economia de dinheiro e de tempo com antecipação e falhas.Haverá uma melhora da qualidade do serviço prestado, redução do tempo necessário para solucionar problemas, melhorar o desempenho, ter segurança para o acesso de dados, realizar análises históricas, monitorar KPIs, diminuir o tempo de inatividade e menos custos não planejados e indesejados.

CLS:  Onde tivermos automação embarcada, independentemente do tamanho da instalação, podemos ter o monitoramento que inclusive pode ser feito nas pequenas Cabines de Segurança Biológica da Trox, utilizadas bastante em laboratórios que são equipadas com Gateway e com possibilidade de conexão na rede do cliente ou via chip de telefone celular -SIM Card.

A+CR: Levando em conta os benefícios, qual é o retorno do investimento?

MC: Geralmente as interfaces de monitoramento são associadas aos equipamentos que possuem algum tipo de controlador embarcado, porém, pode ser utilizado em qualquer tipo de equipamento.A manutenção do equipamento pode ser programada durante os horários em que eles estão desligados, garantindo interrupções mínimas. Isso pode resultar em maior eficiência operacional, maior satisfação dos usuários e uma redução no tempo inesperado de inatividade.Para operadores, o monitoramento remoto fornece alertas em tempo real e informações sobre o desempenho dos equipamentos. Isso aumenta a segurança e minimiza interrupções por problemas inesperados.

O monitoramento remoto fornece melhor gerenciamento através de uma visão global do sistema. A geração de informações em tempo real permite agendamento proativo de manutenção, reduzindo o tempo de inatividade não planejado e aumentando a disponibilidade do equipamento. Além disso, ao identificar padrões e tendências no desempenho, as empresas podem tomar decisões baseadas em dados para melhorar a eficiência e a longevidade do sistema.

AGC:Importante ressaltar que o monitoramento remoto normalmente acaba provendo um retorno maior quando tem todo o seu sistema interligado e, dentro dos benefícios já citados, podemos descaracterizar o risco de uma ação necessária do ser humano que por vezes acaba sendo passível de equívocos por diversos motivos.

CLS: Estimamos que o retorno do investimento nos sistemas com monitoramento remoto é de 12 a 18 meses e, quando existe previsibilidade de manutenções, evitamos também o custo com paradas emergenciais que em um hospital, por exemplo, pode custar milhares de reais por dia.

A+CR: Quais as soluções oferecidas por sua empresa para o monitoramento à distância de instalações?

MC: A Trox possui uma solução chamada IoTrox que possibilita acesso ao equipamento ou conjunto de equipamentos que possua sistema de controle Xaircontrol da Trox.O monitoramento pode ser feito pela rede do próprio cliente, através de acesso seguro à internet por meio da nuvem IoTrox, ou através de interface do tipo modem 3G/4G.Através de um aparelho celular ou qualquer dispositivo móvel pode-se ligar, monitorar, ajustar temperatura e realizar um diagnóstico de forma rápida e precisa. A adoção das soluções digitais e dos serviços de monitoramento remoto ajuda a gerar eficiência, otimiza o desempenho e reduz os custos de manutenção, permitindo que os clientes se antecipem a problemas e economizando tempo e recursos valiosos. Com isso, as empresas podem se concentrar em suas principais atividades produtivas, garantindo maior produtividade e lucratividade.

CLS: Podemos oferecer serviços de monitoramentos e manutenção preventiva e corretiva de equipamentos AHUs, fancoils, chillers e splits de alta capacidade, ou cabines de segurança biológica.

Veja também:

Acesso remoto aos dados permite resolução de problemas à distância

Importante para a obtenção de informações analíticas na tomada de decisões

Monitoramento remoto é bastante acessível

Gerenciamento é diferente de monitoramento!

Tags:, , , ,

[fbcomments]