O monitoramento remoto do sistema AVAC permite acompanhar em tempo real os parâmetros, performance, eficiência e eventuais falhas. Em caso de falhas o monitoramento remoto pode atuar de forma dinâmica; ao sinal de risco de parada ou quebra de algum equipamento do sistema, a equipe de assistência técnica pode ser acionada e agir de forma preventiva para evitar potenciais problemas e riscos ao sistema.

Monitoramento de parâmetros da instalação e do ambiente, podem atuar diretamente no acionamento e controle dos equipamentos do sistema AVAC, aliando automação para garantir estabilidade do controle e do sistema e para mitigar ineficiências.

Hoje em dia o monitoramento remoto é bastante acessível, mesmo para sistemas mais simples, como aplicações com menos redundância e folgas, a interrupção da operação pode ser crucial. Além disso, ajuste e controle de sistemas com poucos equipamentos podem ser importantes para garantir uma operação segura e eficiente.

O retorno do investimento predominantemente está na redução de intervenções para manutenção em caso de quebra ou interrupção do sistema em operação.

A Mecalor tem recursos de comunicação e monitoramento por acesso via rede na grande maioria de seus produtos, como serviço de monitoramento; alinhado à nossos planos de manutenção preventiva, há a plataforma NEO, que opera em conjunto com um sistema 4G para acesso remoto aos equipamentos, operando de forma dinâmica, identificando e aquisitando os parâmetros, e permitindo análise de gráficos e tabelas para avaliar e melhorar a performance do sistema, além de um monitoramento ativo de falhas e tendências de performance que identifica potenciais riscos e gera automaticamente um chamado à equipe de assistência técnica, permitindo ação preventiva.

Guilherme Oliveira Gomes é gerente de P&D do Grupo Mercalor

 

 

 

 

 

 

 

Veja também:

Acesso remoto aos dados permite resolução de problemas à distância

Importante para a obtenção de informações analíticas na tomada de decisões

Gerenciamento é diferente de monitoramento!

Monitoramento remoto é aplicável em qualquer tipo de instalação com acesso à internet

 

Tags:, ,

[fbcomments]