A Copeland, fornecedora global de soluções climáticas, anunciou o lançamento do seu novo compressor centrífugo isento de óleo com tecnologia de mancal Aero-lift™. Projetado para ser uma alternativa às tecnologias de levitação magnética e de compressão cerâmica lubrificada por fluido refrigerante, o compressor centrífugo Copeland isento de óleo é indicado para aplicações de resfriadores de líquido.

A empresa aposta que o novo compressor ajudará os fabricantes de equipamentos originais (OEM) e as partes interessadas da indústria a simplificar a aplicação de tecnologias de compressão sem óleo, satisfazendo os requisitos de eficiência, flexibilidade de desenho do sistem e compatibilidade com fluidos refrigerantes de baixo potencial de aquecimento global (GWP).

Desenvolvido para aplicações críticas em data centers, centros de saúde, grandes chillers e recuperadores de calor, o compressor tem aplicação em condensação a ar ou a água, ajuda a indústria de chillers a migrar para tecnologias mais sustentáveis e energeticamente mais eficientes, segundo fontes da empresa.

A tecnologia Aero-lift permite que o eixo do compressor levite e funcione de forma independente, sem fricção ou dependência de eletromagnetismo, controles complexos ou sensores de proximidade. Ainda, segundo a empresa, ele proporciona melhor desempenho durante as interrupções de energia, permitindo que o compressor se movimente suavemente e desligue e reinicie rapidamente para minimizar as interrupções da aplicação, eliminando a necessidade de rolamentos auxiliares de reserva e mantendo a redundância nestes cenários.

Para satisfazer a necessidade de uma maior flexibilidade de desenho e aplicação, o compressor centrífugo isento de óleo Copeland é dissociado dos controles e do variador de frequência, permitindo sua aplicação em ambientes úmidos e agressivos que poderiam potencialmente danificar os controles.

O equipamento é oferecido nas capacidades de 50 a 200 TRs e otimizado para utilização com a próxima geração de refrigerantes A2L e A1 de baixo GWP, como R-1234ze, R-515B e R-513A.

“Após milhares de horas de testes rigorosos e de extrema confiabilidade, foi demonstrado um incremento de até 10% em eficiência a plena carga em comparação com outras tecnologias de compressão em aplicações de condensação a ar. Também proporciona um aumento de eficiência de até 40% no valor integrado a carga parcial, excedendo os requisitos mínimos de eficiência da Ashrae 90.1 para um sistema de dois compressores e 200 TRs de capacidade, em comparação com a tecnologia de parafuso existente. Esta eficiência é possível graças à integração de componentes críticos, incluindo a tecnologia Aero-lift e numerosas patentes concedidas e inovações pendentes de patente no compressor e no controle”, afirma Mike Oakley, diretor de soluções centrífugas da Copeland.

A Copeland planeja expandir progressivamente a disponibilidade de produtos em nível global, enquanto trabalha ativamente com OEMs e consultores para implementar a tecnologia nos Estados Unidos, Canadá e América Latina.

Tags:, , ,

[fbcomments]