A AHR Expo é umevento global da indústria de AVAC, promovida pela Ashrae e AHRI desde 1930e um dos principais acontecimentos anuais do setor. O evento reúne fabricantes e fornecedores de todos os tamanhos e especialidades, que compartilham ideias e insights sobre o futuro do AVAC. Realizada no final de janeiro em Chicago – USA, a AHR Expo reuniu mais de 1600 expositores e 370 palestrantes.

De acordo com as estimativas dos organizadores do evento, aproximadamente 50.000 visitantes estiveram presentes na AHR Expo 2024, entre engenheiros, empreiteiros, fabricantes, instaladores, arquitetos e estudantes. Diversos profissionais vinculados às empresas associadasà Smacna Brasil também visitaram o evento, além de representantes dos nossos Comitês de Artigos e Marketing. Neste artigo, destacamos as principais tendências da AHR Expo para 2024.

Fluidos refrigerantes com baixo GWP e zero ODP

Essa é uma tendência que veio para ficar, e toda a cadeia está buscando aprimorar soluções que garantam ao mesmo tempo a preservação do meio ambiente e a boa eficiência energética, a confiabilidade, a manutenção e a segurança das operações.

Além dos fluidos naturais, com destaque para Amônia e Propano, os chamados fluidos não halogenados estão cada vez sendo mais aplicados, ganhando assimmais espaço no mercado.

Qualidade do ar interno

Uma “herança” positiva da pandemia da Covid-19 foi a maior atenção para a qualidade do ar interno.Como consequência, cada vez mais as instalações de AVAC deverão atender a altos padrões de qualidade do ar interno, com taxas de renovação de ar adequadas e uso de filtros de alta eficiência.

NaAHR Expo 2024 diversas empresas apresentaram soluções de monitoramento de qualidade do ar, com perspectivas de que esses sensores sejam adotados em todos os espaços, inclusive nas residências.

Importante destacar que, se antes o principal parâmetro para aferir a qualidade do ar interno era o CO2, cada vez mais o PM 2,5 está se consolidando como o novo parâmetroprincipal, já que estas são as partículas de maior potencial de penetração nos alvéolos pulmonares. Esse critério está sendo adotado pela revisão da ABNT 16401, a ser publicada em 2024, e atende também à ABNT 17037 / 2023.

Descarbonização

Além dos fluidos refrigerantes, do ponto de vista da redução no impacto ambiental, outra tendência é a eletrificação dos sistemas, reduzindo amplamente o uso de sistemas a gás ou a lenha para geração de calor.

A cadeia do AVAC-R está se preparando para atender a normas e diretrizes cada vez mais exigentes quanto ao uso de recursos naturais e atendimento a parâmetros cada vez mais altos de eficiência energética.

Monitoramento dos sistemas de AVAC-R

Soluções para monitoramento contínuo dos sistemas de AVAC-R são uma tendência, e cada vez mais há oferta de alternativas que podem ser integradas aos sistemas de automação já existentes nas edificações. Como vantagens, permite-se o acompanhamento remoto e contínuo das operações, podendo identificar necessidades de manutenção, reduzir o consumo de energia, buscar atender melhor ao conforto térmico dos ocupantes, entre outros.

Cada vez mais os sistemas e equipamentos de AVAC-R devem englobar soluções de IoT (Internet das coisas).

Em suma, a AHR Expo 2024 proporcionou uma visão abrangente das tendências emergentes no setor de AVAC para este ano. O evento destacou diversos temas cruciais para o futuro da indústria. Desde a crescente adoção de fluidos refrigerantes com baixo GWP e zero ODP até a ênfase na qualidade do ar interno, as empresas estão buscando soluções inovadoras para garantir eficiência, sustentabilidade e segurança em suas operações.

Além disso, a descarbonização e o monitoramento contínuo dos sistemas de AVAC-R emergem como áreas de foco, refletindo a crescente necessidade de reduzir o impacto ambiental e otimizar o desempenho dos sistemas. À medida que avançamos em 2024, é evidente que a indústria está se movendo em direção a uma abordagem mais holística e tecnologicamente avançada para atender às demandas do mercado e às preocupações globais.

Comitê de artigos técnicos da Smacna Chapter Brasil

Tags:, ,

[fbcomments]