Público numeroso composto por profissionais qualificados

Realizado nos dias 3 e 4 de abril, tradicional evento do AVACR mais uma vez conseguiu atrair a atenção de centenas de profissionais do mercado

Salvador, Bahia, foi, mais uma vez, a sede do Salão Norte-Nordeste de Ar-condicionado e Refrigeração (Sannar). Como acontece desde a sua criação, no ano 2.000, o evento deu mostras de que continua sendo uma referência para o mercado regional. A qualidade do público comprova a percepção. Foram cerca de 300 profissionais, em sua maioria esmagadora engenheiros e técnicos habilitados, que puderam acompanhar 20 palestras de alto nível técnico e algumas de extrema sofisticação nos dias 3 e 4 de abril, nas dependências do Fiesta Bahia Hotel.

A palestra inicial proferida pelo presidente executivo da Abrava, Arnaldo Basile, situou os profissionais em relação às oportunidades e desafios colocados por um mercado que não cessa de crescer. Ricardo Simões, presidente do Sindratar-BA, completou as informações básicas para orientar aqueles que se dispõem a empreender.

As palestras técnicas, propriamente ditas, tiveram início com um tema cada vez mais urgente para a formação de técnicos e engenheiros: a importância do controle e monitoramento da renovação de ar para ambientes climatizados. Apresentado pelo engenheiro Leandro Medéa, da engenharia de aplicação da Belimo, o assunto gerou grande interesse e serviu como uma introdução ao que viria.

Assim, a palestra seguinte, sobre automação, soube continuar a exploração dessa disciplina cada vez mais importante. Nesta direção, Maurício Camargo, da Trox do Brasil, falou sobre as novas tendências em automação para sistemas de AVACR.

Assunto muitas vezes negligenciado, as tubulações para sistemas hidrônicos foram o centro da palestra de Davi Salgado Morais, da Hidrodema. Sua apresentação abordou a segurança, qualidade e desempenho nas montagens de tubulações em termoplásticos industriais, mostrando que há muitas alternativas ao aço quando se trata da condução de água gelada.

Ito José Stein Filho, representando a gaúcha Serraff, explicou a relação dos trocadores de calor com a carga térmica do projeto. Didático, o engenheiro relacionou as várias opções de projetos para sistemas de refrigeração comercial.

No capítulo condução do ar, Ariane Cantarelli Carreira, da Powermatic, apresentou uma novidade muito interessante para a fabricação de dutos na obra: o Duto Click. A solução, criada pela empresa, permite grande economia de tempo sem perder as vantagens dos dutos de chapa.

Outro tema, constantemente em voga nos eventos técnicos do AVACR, o isolamento térmico foi esmiuçado por André Dickert, da Armacell. Profissional com décadas de experiência no mercado, Dickert falou sobre os requisitos, desempenho e boas práticas para a aplicação de isolamento.

Para os profissionais de instalações nas mais variadas modalidades, a palestra de Carlos Navarro, da Aspen Pumps, caiu como uma luva, sem trocadilhos. De bombas para condensado, utilizadas nos mais variados sistemas de expansão direta, até ferramentas para todas as diversas situações, a palestra mostrou como facilitar e agilizar as instalações.

Uma das empresas precursoras em válvulas de balanceamento no mercado brasileiro, a IMI HydronicEngineering, através de Rafael Aguiar, mostrou como o uso de tecnologia pode redundar em ganhos financeiros nos sistemas de troca de calor.

Em mais uma novidade no evento, a palestra da Indústrias Tosi, proferida pelo projetista Luciano Pereira, mostrou como o tratamento do ar externo pode contribuir com a produção de água quente em hotéis. Pereira, um dos mais reconhecidos projetistas de água quente, mostrou como reaproveitar energia em sistemas de AVAC.

O primeiro dia do evento foi encerrada com a apresentação de Ricardo Facuri que, embora o adiantado da hora, manteve alerta as dezenas de profissionais que a acompanharam. Pudera, o tema é de extrema atualidade: a climatização hospitalar à luz das últimas tecnologias para atendimento da NBR 7256.

O segundo dia do evento foi aberto com a apresentação de Plínio Rafael Vieira, da Otam Soler & Palau Brasil. O profissional discorreu sobre a maximização da eficiência dos sistemas de ventilação através da melhor estratégia para cada aplicação.

Em seguida, Maurílio Oliveira, da Multivac MPU, mostrou como o mercado vem mudando. Amparado nos números dos dutos de painéis pré isolados, o MPU, ele apresentou a evolução do produto no mercado de instalação. Além disso, Oliveira discorreu sobre a área de ventilação da empresa, com suas diversas tecnologias e modelos.

A Weger esteve representada pela sua nova diretora comercial, Fernanda Beni. A engenheira foi pródiga em mostrar as vantagens na aplicação de unidades de tratamento do ar, carro chefe da empresa.

O futuro do frio alimentar nos sistemas frigoríficos foi o tema explorado por Fernando Coelho,experiente profissional com anos de dedicação à refrigeração comercial, hoje atuando como consultor da Elgin. Aliando didática e conhecimento técnico ele fez um giro pelas diversas tecnologias que ganham espaço na atualidade.

Outra apresentação sobre ventilação foi a de Laura Baldissera, diretora da Projelmec, empresa com décadas de experiência no setor. A engenheira, mostrou cases de seleção e manutenção na ventilação industrial, área na qual a empresa que representa possui larga expertise.

Ainda na ventilação, Carlos Santos Jr., da Sicflux, mostrou como selecionar e especificar ventiladores, explorando conceitos e boas práticas. No caminho, as diversas tecnologias desenvolvidas pela empresa para a manutenção da qualidade do ar interno.

A tecnologia de bombas Design Envelope vem ganhando um espaço significativo nas diversas instalações de AVAC-R. Comprovando suas vantagens, Wilson José de Souza, da Armstrong Fluid Technology, apresentou as soluções de bombeamento paralelo para redundância garantida do sistema, com máxima eficiência energética e economia de espaço.

Outra novidade no evento foram os chillers com compressores de mancais magnéticos desenvolvidos pela Klimatix, empresa do Grupo Mecalor voltada para o mercado de AVAC. Através de um estudo de caso do Hospital Albert Einstein, Marcelo Lorençón mostrou como o equipamento pode ser uma ótima solução de alta eficiência energética para muitas aplicações.

Também no segmento de controle de água gelada, João Fernando Aguena, da Danfoss mostrou o quanto é possível economizar utilizando equipamentos de alta tecnologia. Não por outro motivo, o título da sua palestra foi: Controle de água gelada. Menos é mais!

O XXIV Sannar, seguindo uma tradição que vem desde o seu início, foi encerrado com a palestra do engenheiro Francisco Dantas, consultor especializado em eficiência energética e reaproveitamento de energia e diretor da Interplan Planejamento Térmico Integrado, com dezenas de instalações emblemáticas em seu portfólio. Dantas abordou um tema atualíssimo, que é o papel a ser desempenhado pelo AVACR na descarbonização da economia.

O próximo Sannar acontecerá no Recife em março de 2025.

Os vídeos com a palestras do Sannar 2024 podem ser acessados no canal da Nova Técnica Editorial no Youtube: www.youtube.com/novatecnicaeditorial

 

Tags:,

[fbcomments]