A Armacell promoveu melhoria no seu Centro Tecnológico Armacell (CTA), expandindo a gama de testes realizados em seus produtos. Agora, ensaios de compressão, estanqueidade e análise microscópica de estrutura celular são conduzidos com maior precisão, garantindo avanços significativos na performance e na segurança dos materiais.
Segundo o engenheiro Lineu Holzmann, gerente técnico de produtos e engenharia de aplicações da empresa, um dos diferenciais do CTA é a proximidade com os clientes externos, que podem acompanhar de perto o desenvolvimento e a validação de novas soluções. “Desenvolvemos espumas com tecnologia avançada em estrutura celular, permitindo melhorias nas suas propriedades físicas. Isso reflete diretamente na eficiência dos isolamentos térmicos e acústicos, beneficiando diversos setores, desde o AVAC-R, o lazer e esportes ao automotivo, onde as especificações são rigorosas”, explica.
Os testes são realizados tanto no CTA da fábrica em São José (SC), como na matriz da Armacell, localizada em Luxemburgo, reconhecida como a maior instalação de produção de isolantes, permitindo auditorias e comparação de resultados entre diferentes plantas. “Todas as 25 unidades produtoras enviam, regularmente, amostras para a Alemanha, atendendo a uma agenda anual, para garantir que os produtos estejam sempre alinhados com os padrões globais de qualidade e as normas técnicas internacionais”, diz o gerente.
Em relação à sustentabilidade, a engenharia da Armacell Brasil está conduzindo um processo para a obtenção da Declaração Ambiental de Produto (DAP), que avalia o impacto ambiental do ciclo de vida dos materiais. Além disso, desde 2022 a fábrica em São José opera com um sistema avançado de filtragem de gases poluentes, o RTO (Oxidante Térmico Regenerativo), que elimina odores e reduz emissões, contribuindo para uma produção mais limpa e responsável.
A capacitação profissional é outro pilar de atuação da empresa. “O Brasil possui tecnologia de ponta no segmento de isolantes térmicos e acústicos, mas ainda precisamos evoluir na formação técnica da mão de obra. Por isso, oferecemos treinamentos presenciais e online para instaladores, além de conteúdos educativos em nossas redes sociais”, afirma Holzmann. Neste sentido, o Centro Tecnológico possui uma sala de treinamento equipada para aulas teóricas e práticas, com capacidade para 20 participantes.